Dúvida de um baita iniciante.

Started by DARKSEK, 29 de December de 2010, as 10:09:25

Previous topic - Next topic

DARKSEK

Guest
Bom pessoal estava pensando em montar um amplificador pra mim aqui e procurei aqui no meu "estoque" e achei um transformador que esta num toca-disco tirei para medi-lo utilizei um multímetro analógico na medição marca valores diferentes quando seleciono a voltagem no multímetro algo tipo 30 - 120 - 0, então queria saber como descubro a voltagem correta dele, e se puder qual amplificador alguém me recomenda fazer (que seja fácil)?e que possa utilizar essa transformador .

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Temos que saber como é o secundário. Tem 3 fios ou 2? Quais as cores?

DARKSEK

Guest
D
Quote from: Marcos Câmara on 29 de December de 2010, as 10:23:22
Temos que saber como é o secundário. Tem 3 fios ou 2? Quais as cores?
ois fios e são verdes.

FRED

Guest
 Cara, você utilizou o multímetro corretamente? Sacas legal de eletrônica? Acredito que seja legal que você saiba ao menos o básico, senão vai ficar muito difícil que consiga montar um amplificador que funcione a contento. Quanto ao transformador, deve-se localizar os enrolamentos primário e secundário, e ter uma noção de quanta corrente (vulgo "amperagem") o mesmo é capaz de suportar. Quanto ao multímetro analógico, conforme se muda a escala, os valores medidos também mudarão. Por exemplo: vamos supor que o seu multímetro tenha uma escala de tensão alternada (AC ou CA), que vai de 0 a 100. Caso você utilize a escala de 100V, o valor lido é exatamente a tensão que está sendo medida. Caso se utilize uma escala de 10V, deve-se dividir o valor lido por 10. Pegou?
Sinceramente, recomendo leituras sobre eletrônica básica, existem muitos sites e apostilas disponíveis na rede. Boa sorte em suas futuras empreitadas.

DARKSEK

Guest
Quote from: FRED on 29 de December de 2010, as 13:52:01
Cara, você utilizou o multímetro corretamente? Sacas legal de eletrônica? Acredito que seja legal que você saiba ao menos o básico, senão vai ficar muito difícil que consiga montar um amplificador que funcione a contento. Quanto ao transformador, deve-se localizar os enrolamentos primário e secundário, e ter uma noção de quanta corrente (vulgo "amperagem") o mesmo é capaz de suportar. Quanto ao multímetro analógico, conforme se muda a escala, os valores medidos também mudarão. Por exemplo: vamos supor que o seu multímetro tenha uma escala de tensão alternada (AC ou CA), que vai de 0 a 100. Caso você utilize a escala de 100V, o valor lido é exatamente a tensão que está sendo medida. Caso se utilize uma escala de 10V, deve-se dividir o valor lido por 10. Pegou?
Sinceramente, recomendo leituras sobre eletrônica básica, existem muitos sites e apostilas disponíveis na rede. Boa sorte em suas futuras empreitadas.
bom sobre os enrolamento eu já descobri pois quando tirei conservei a chave seletora de voltagem e como saber a corrente "amperagem"? e entendi as medições valeu. (aplaus) (brav) (aplaus)

Marcos Câmara

*
Iniciante
Com o multímetro dá pra medir a tensão. Já a amparagem, se não mencionada no transformador, só com um bom olho clínico para sabe-la através da bitola do fio no enrolamento; ou pode procurar o esquema na net.

Jupterra

Guest
DARK.
Voltando ao início, um transformador retirado de um toca discos, deve ter alimentação da rede de 127VAC e talvez 230VAC, também.
O secundário ficará entre 9VAC e 11VAC.

Isso nos dá uma fonte que poderá alimentar um ampli que trabalhe com tensão de 12VDC e suporte até um pouco mais.
O CI TDA2005 é um dos CI's que poderá ser usado nessa empreitada e fornece 30 Watts em falante de 8 ohms, no seu pico.
Em 2011 estaremos por aí... se precisar, pode contar.

Abraços.

DARKSEK

Guest
Valeu aí, (brav) e sobre o ampli qual me recomendam? é que eu procura mais acho muitos com TDAXXXX mas não sei escolher. :'(

Espanhol

Hand MasterMind
Quote from: DARKSEK on 29 de December de 2010, as 16:05:27
Valeu aí, (brav) e sobre o ampli qual me recomendam? é que eu procura mais acho muitos com TDAXXXX mas não sei escolher. :'(
Olá DARKSEK. O ampli, como voçê é iniciante, escolha um que lhe pareçer mais fácil. Oque dárá bastante diferença, é a escolha do pré-ampli. Tem o daqui do Site que é ótimo, só tem que ter um pouco de pasciência pra fazer, talvez não funcione de primeira, más, não desista.

Uma boa dica para voçê começar é o Ruby miniamp, tem tudo mastigadinho aqui no Site. Depopis é só partir para projetos maiores.... Abraços e boa sorte!!!
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

juniorguitarcrazy

Guest
É mesmo, Ruby é uma boa dica, Você pode até colocar um mini fuzz nele como bastante gente vem fazendo!

DARKSEK

Guest
Rapaz a coisa esta feia pra mim, passei uma semana sem acessar o fórum pois estava viajando e agora nem consigo achar nada na pesquisa. )>| )>|

Espanhol

Hand MasterMind
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

DARKSEK

Guest
Bom valeu aí pessoal. (aplaus) (aplaus2) (brav) (aplaus) (aplaus2)
Vou dar uma procurada aqui dos componentes. (guitar_player

DARKSEK

Guest
Bom pessoal depois de algumas pesquisas me surgiu algumas dúvidas,pode ligar sem problemas uma pedaleira que consome 300ma em uma fonte de 1A e, como saber se a fonte é boa tipo filtragem ou algo assim?

Marcos Câmara

*
Iniciante
Pode ligar sim, pois a fonte fornece mais corrente do que a pedaleira consome. Para saber se é boa, o primeiro teste é ligá-la e observar se não apresenta ruídos. Se apresentar ruídos, aí você deverá abrí-la e ver quais os valores e disposição de capacitores.