Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 18:56:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Definições sobre amplificadores  (Lida 4938 vezes)
rogerio3d
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 358

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« : 02 de Janeiro de 2011, as 18:22:29 »

estava procurando algumas definições sobre pré-valvulado, power etc... achei essa explicação interessante! pelo menos pra mim serviu.

Amplificadores - definições


Pre-amp

É o "pré-amplificador", um amplificador de baixa potência usado para condicionar o sinal (normalmente, sinal de microfone) para um nível adequado ao mixer ou amplificador de potência. Os pré-amplificadores (ex: Ashly), geralmente possuem controles de ganho, e eventualmente ajustes de tonalidade (EQ).  Existem pré-amplificadores que utilizam circuitos com válvulas (ex: Behringer MIC2200), que dão uma "coloração" diferente ao som. A característica mais importante que deve ter um pré-amplificador diz respeito ao ruído: quanto maior a relação sinal/ruído, melhor.

Amp

É o amplificador de potência, propriamente dito. Alguns amplificadores possuem um pré, que condiciona o sinal para o nível adequado. Um amplificador stereo doméstico, por exemplo, geralmente possui um pré-amplificador para toca-discos de vinil (embora isso esteja caindo em desuso).  Os amplificadores podem ter também controles de tonalidade, balanço (esquerdo/direito) e outros recursos adicionais. Alguns têm saídas para 4 caixas, duplicando os canais do stereo.


No caso de amplificadores de instrumentos - os "combo amplifiers" - a maioria é mono, e possui um pré para ajuste de nível e equalização (ex: Ibanez TA25). Muitos amps de guitarra são valvulados, pois os guitarristas preferem a distorção característica da válvula, que dá uma coloração agradável ao som da guitarra.



Power Amp

É um amplificador sem pré, só com o estágio de potência. Normalmente é usado em sistemas de sonorização de show (P.A. e amplificação de palco), e também em estúdios. Nesses amplificadores, só há o controle de volume de cada canal, pois o sinal já vem em nível adequado ("line"). Os amplificadores para sonorização (ex: Yamaha P3500) têm que ter muita potência, e normalmente são usados em grupos. Os amplificadores de estúdio (ex: Yamaha A100a), também chamados de "amplificadores de referência" (Reference Amplifiers) têm como característica principal a resposta "plana", isto é, sem colorir o som, e por isso raramente são valvulados.



Este artigo foi publicado no music-center.com.br em 2002
Registrado
DARKSEK
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 398

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 3


Eduardo


« Responder #1 : 02 de Janeiro de 2011, as 21:33:44 »

Bem legal aí Rogerio muito bom seu material ele deve ajudar bastante quem esta iniciando na área de amplificadores e pra quem apenas quer estudar, muito obrigado pela contribuição HM agradece. Palmas Palmas Bravo Palmas Palmas
Registrado

Nunca é demais insistir que a complexidade cumpre um papel essencial na formulação das forma de ação, pois a prática mostra que a análise dos diversos resultados prejudica a percepção, uma vez que é fundamental a importância dos índices pretendidos.
eduguitarhacker
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 438

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



WWW
« Responder #2 : 03 de Janeiro de 2011, as 01:14:56 »

Ótima contribuição! Eu tinha preguiça de pesquisar sobre o assunto... mas como vc colocou resumidamente; Li e intendi... agora no fico mais perdido quando leio alguns posts
Registrado

Audrec
Visitante
« Responder #3 : 03 de Janeiro de 2011, as 01:30:15 »

Muito legal mesmo Rogério, vai esclarecer muito  para quem tem pouca noção sobre o assunto.
 Palmas
Registrado
Mark 03
Visitante
« Responder #4 : 31 de Maio de 2011, as 19:31:13 »

Sou iniciante na eletrônica, mas já "sei" como construir pedais e acompanho o handmades a um tempo. Porém, sobre amplificadores sempre tive dúvidas. Quando quis montar um pedal, a primeira coisa que me indicaram foi aquele tópico sobre o mini fuzz, onde o básico é explicado, mas com amplicadores fico meio perdido.
Minha dúvida é: se eu quiser montar um amplificador de guitarra, transistorizado ou valvulado, preciso de um circuito de pré e outro de power?
Me recomendam algum tópico, ou site para ter melhor conhecimento sobre amplificadores?
Abraços e agradecimentos.
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #5 : 12 de Junho de 2011, as 08:26:47 »

Mark 03.
Normalmente usam-se um pré-amplificador e um power e está tudo bem.
Porém; deve haver um "casamento" entre um e outro. Que na maioria das vezes funciona normal e às vezes não.
Nestes casos, usa-se um 'booster' que nada mais é que um "casador de impedâncias".
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #6 : 12 de Junho de 2011, as 09:23:45 »

Se a intenção é só casar impedâncias, creio que um "buffer" seja mais adequado.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal