OCD

Started by VOX, 14 de November de 2009, as 18:25:10

Previous topic - Next topic

Tiarlei Crist

Guest
Já os 1n60 que tenho aqui têm uma faixa azul.
Tenho uns desse que o Marcos falou, que tirei de um toca fitas velho, mas não sei o são (têm nada escrito, como os 1N60 que tenho).

VOX

Handmaker
Jairo:Fiz o teste que você sugeriu.
Marcou menos da metade no germânio mesmo.
Outra:A taginha preta do 1N60 só faz meia volta no corpo do diodo.
Já a tarjinha do 1N4148 faz toda a volta.
Mas o principal é o timbre.Vou postar em breve um video do meu OCD.
Jamais ele teria esse som com um diodo 1N4148.
E também o meu MiniFuzz.Com a chave que altera entre um 1N4148 e um 1N60.É grande a diferença.
Se a galera quizer também posso fazer um video mostrando a diferença de som entre "os meus" 1N60 e 1N4148.

Tiarlei Crist

Guest
Para fazer a  assimetria da clipagem testei vários diodos (inclusive 1N60 e LED's). Eo melhor resultado que obtive foi com 1N4001.

Até mais.

Battery Acid

Handmaker
Galera, se liguem, pois existem 2 tipos de 1n60. O 1n60A, que é de germânio, e o 1n60P, que é de silício. Esse último possui o encapsulamento identico ao do 1n4148.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Taí, vivendo e aprendendo, nunca peguei um desses de Si... qualquer coisa é só testar no multímetro, se houver dúvida!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Battery Acid

Handmaker
eu comprei um monte uma vez, e estranhei p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) pensava que todos diodos de GE fossem maiores, mas realmente estava escrito 1n60 nele. Aí fui procurar datasheets e constatei o que eu disse, existe o diodo tanto de GE quanto de SI. Tenho os 2 aqui, posso tentar tirar foto depois, apesar do meu cel ser péssimo pra tirar fotos que mostrem detalhes tão pequenos.

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Melhor do que a foto: mede no multímetro e diz quanto ele mede, comparado com o 4148.
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

Tiarlei Crist

Guest
Então quer dizer que todos aques 1N60 menores são SI, independente da cor da faixa?

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Volto a insistir: meçam com o multímetro comparando com a medição do 4148. O que vai importar no caso é o valor, pois o germânio tem um ponto de clipagem mais baixo, mais ou menos a metade do silício.
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

Battery Acid

Handmaker
Opa, beleza! Mais tarde posto um comparativo entre o 1n60A, 1n60P e o 1n4148.

Tiarley, não tenho certeza, mas, qualquer coisa, compare o resultado do teste do multimetro com os que você tem aí!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Na verdade em ter mos de resultado sonoro, além do que já foi dito (Ge diodes clipam em tensão mais baixa, distorcendo mais e apresentando saída resultante mais baixa...) o timbre é um pouco diferente dos diodos de Si. Por isso mesmo quando dois diodo de Ge são associados em série (catodo e anodo na mesma direção) e então em paralelo inverso com outros dois diodos em série do mesmo jeito, o timbre distorcido ainda é diferente dos de Si com ponto de clipagem próximo. Imagino que as curvas de clipping sejam diferentes...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Vox,
me tira uma dúvida:
você usou poliester no lugar de eletrolitico, e qual resistor é este que eu circulei?

]

VOX

Handmaker
Sim, esse capacitor aí, se você colocar eletrolítico de 100uF vem o apito com tudo.
Põe ele de 100nF poliester.Adeus apito.
Já o resistor circulado é 220k.Esse é aquele que em alguns OCD veio e em outros não.
No meu eu coloquei.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Vox,
mais uma vez, muito obrigado!

VOX

Handmaker
De nada Marcos.
Sucesso na montagem.
Ah, já viu as fotos do meu OCD no tópico das fotos do pedais prontos?
Outra:O pedal agora está montadinho na caixa e com Millenium 2 N-Channel.E nada de apito, hehehe...