Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 03:24:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: passo a passo pra montar seu proprio captador  (Lida 20576 vezes)
rodrigo182
Visitante
« : 11 de Janeiro de 2011, as 22:26:02 »

bom gente
pra qm tem espirito de HM total
segue o link do passo a passo
desculpe ADM se estou ferindo alguma regra mais nao tem como eu tira de la
minha net tem limite de uso diario
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=auto&tl=pt&u=http://www.jpbourgeois.org/guitar/stewmac.htm
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #1 : 11 de Janeiro de 2011, as 22:47:15 »

Acho que eu já havia postado a tradução feita à mão mesmo há algum tempo aqui no forum antigo.
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #2 : 24 de Janeiro de 2011, as 16:08:06 »

Alguem ja conseguiu alguma forma eficiente de ir desenrolando o fio do carretel enquanto embobina o captador sem romper o fio vez em quando?
Registrado
ADI_V2006
Visitante
« Responder #3 : 24 de Janeiro de 2011, as 19:24:53 »

Eu utilizo uma parafusadeira para enrolar meus captadores, coloco o carretel de fio no chão, prendo a parafusadeira na bancada, utilizo um lubrificante nos dedos para o fio não ficar enroscando e arrebentar. É necessário adquirir uma certa prática mas depois que pega o jeito é moleza.
Registrado
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #4 : 24 de Janeiro de 2011, as 19:27:32 »

O que poderia ser legal é adaptar a bobinadeira daqui do fórum para fazer captadores!

E tambem comprar captadores xing ling para fazer um bom!
Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #5 : 24 de Janeiro de 2011, as 19:37:32 »

Adi, posta aí melhor como você faz!!!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 25 de Janeiro de 2011, as 16:32:05 »

Bom... ja que o Adi não fala o Eddie fala:

Eu uso uma bobinadeira improvisada com os componentes de um CD player antigo, trata-se da maquina que abre e fecha a bandeja do CD, ela tem uma caixa de redução e um motor de 12 volts.

O que eu fiz foi parafuzar uma ripinha um pouco maior que um captador sobre a emgrenagem que abriria a bandeja, e quando vou embobinar, eu parafuso o carretel sobre essa ripa.

Falta implementar o controle de velociadade, por enquanto só tem 1.

Mensagem Mesclada
Complementando:

E não uso parafina, eu uso seladora nitrocelulose, eu deixo a bobina dentro da lata algumas horas, a seladora impregna toda a bobina, entretanto se precisar, é tão fácil desenrolar um captador com selador quanto com a parafina.

A seladora demora alguns dias para secar totalmente, apesar de sutil, com o passar dos dias o som vai ficando melhor, mas não sei se o resultado é melhor que parafinado, só uso a seladora pela segurança de não precisar por no fogo, banho maria...





« Última modificação: 25 de Janeiro de 2011, as 17:21:10 por EddieTavares » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #7 : 25 de Janeiro de 2011, as 18:52:35 »

Eddie os fios são enrolados todos um por cima do outro ou você os enrola seguindo algum padrão?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
ADI_V2006
Visitante
« Responder #8 : 25 de Janeiro de 2011, as 20:32:55 »

 Olá galera, desculpa a demora. Vou tentar descrever os passos que utilizo na montagem,não tem segredo, eu compro o kit cap da stewmac, o kit vem completo com todos os componentes, duas placas com furos para a montagem dos imãs,seis imãs alnico(que montados nas placas formarão o carretel), fio para as ligações( não é o que será enrolado no carretel, este você adquire a parte) e os parafusos para fixá-lo no escudo da guitarra. Inicialmente eu alargo o furo da placa que irá receber o parafuso( já vem furado, mas o furo é muito pequeno para o parfuso e depois do captador montado é mais difícil e arriscado efetuar essa operação), em seguida monto o carretel( formado pelas placas e imãs) dou uma lixada no carretel com lixa bem fina para não enroscar o fio na hora de enrolar a bobina, como não utilizo nenhum tipo de contador de voltas, procuro fazer carretéis com tamanhos diferentes para conseguir impedâncias próximas das que desejo( carretel maior em torno 6,3 K e nos menores 5,5 K geralmente varia um pouco mas na prática o resultado é satisfatório), carretel pronto eu utlizo um parafuso na parte central do carretel(já vem furado entre os polos 3 e 4), este parafuso tem que ser bem comprido porque é ele que prenderá o carretel no mandril da parafusadeira,  a seguir inicio o processo de enrolar o fio na bobina(utilizo um lubrificante nos dedos para facilitar o processo) a medida que o carretel vai se enchendo com o fio faço leves movimentos de um lado a outro para tentar uniformizar o enrolamento. Enrolamento pronto, como os imãs vem sem carga é necessário imantá-los, para este processo utilizo 2 imão de neodimium(adquiri na stewmac) presos em uma morsa passo o carretel entre os dois imãs algumas vezes e pronto, já estão imantados. Agora é só soldar os fios  e parafinar o captador. O pocesso é simples mas exige prática, portanto mãos a obra galera.

 Não sei se consegui ser claro o suficiente, mas qualquer cosisa é só perguntar.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #9 : 26 de Janeiro de 2011, as 08:57:48 »

Eddie os fios são enrolados todos um por cima do outro ou você os enrola seguindo algum padrão?

Não tenho um padrão, apenas tento distribuir o fio em torno do carretel de forma uniforme:

Uso um pedaço pequeno de flanela dobrado entre os dedos indicador e polegar, passando o fiu por dentro do pano, faço isso pra controlar a tensão do fio (o quanto ele fica esticado).

Este processo também limpa o fio que sempre vem com alguma poeira, resíduos da fábrica... E evita o contato direto da pele com o fio, lembrando, a pele humana deposita resíduos em todo lugar, entre eles: sal, gordura, restos de pele e ácidos... um coquetel corrosivo poderoso!
Registrado
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #10 : 26 de Janeiro de 2011, as 15:22:09 »


A pele humana deposita resíduos em todo lugar, entre eles: sal, gordura, restos de pele e ácidos... um coquetel corrosivo poderoso!

ECA!!!  Cheesy Cheesy 


Fora isso, que pode evitar machucados na sua mão!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal