Converter fonte 12v em 9v

Started by arthurfinotti, 25 de January de 2011, as 19:52:36

Previous topic - Next topic

arthurfinotti

*
Iniciante
Posts: 155
Logged
Olá galera, queria ajuda para um probleminha.
Tenho aqui uma fonte de 12v de 800ma, queria saber como poderia tranforma-la para 9v. Ela não possui regularores de tensão, testei um resistor de 56k na saida e quase deu. Será que isso não prejudica os pedais que irei usar?

Outra duvida é a seguinte: Tenho outras fontes com transformadores, porém não sei identificar a voltagem deles. Como poderia faze-lo?

flaviobei

Guest
Logged
olá arthur,

dá uma pesquisada no fórum que tem bastante material sobre fontes!!
o mais correto nesta situação é usar um regulador de tensão (como o 7809) que recebe 12v e solta 9v, ok?

dá pra você usar o seu transformador atual e construir uma nova fonte já estabilizada e livre de ruídos... dá uma olhada nesse tópico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=269.0

e use mais a busca!!!

abraço

plautz

Guest
Logged
Quote from: arthurfinotti on 25 de January de 2011, as 19:52:36
Olá galera, queria ajuda para um probleminha.
Tenho aqui uma fonte de 12v de 800ma, queria saber como poderia tranforma-la para 9v.
Use um regulador de tensão estruturado em torno de um 7809.
Ou então aproveite as peças e monte uma das diversas fontes que existem pelo fórum.

QuoteEla não possui regularores de tensão, testei um resistor de 56k na saida e quase deu. Será que isso não prejudica os pedais que irei usar?
O resistor vai queimar em algum momento. Fazer isso não adianta.
Se fosse consumo irrisório (alguns miliampéres) um zener e seu resistor limitador resolveriam (e para consumos maiores, este arranjo acrescido de transistores de potência).

QuoteOutra duvida é a seguinte: Tenho outras fontes com transformadores, porém não sei identificar a voltagem deles. Como poderia faze-lo?
Com o multímetro.
Primeiro certifique-se que os transformadores estejam bons e que você saiba ligá-los.
Depois ligue e meça a saída ou do transformador (multímetro em corrente alternada - AC), ou na saída da fonte (multímetro em corrente contínua - DC ou CC). E começe sempre da escala de tensão maior para a menor.

Indico fortemente estudo sobre eletrônica básica, pois essas são dúvidas bem de início mesmo, mas que ao se errar em uma ligação ou medição ninguém sabe o que pode acontecer.

flaviobei

Guest
Logged
Quote from: Plautz on 25 de January de 2011, as 20:09:22
Indico fortemente estudo sobre eletrônica básica, pois essas são dúvidas bem de início mesmo, mas que ao se errar em uma ligação ou medição ninguém sabe o que pode acontecer.



arthurfinotti

*
Iniciante
Posts: 155
Logged
Brigadão flaviobei

e plauz brigadão pela aula !!! vou valer o que você indicou !!! abraços !