[Duvida] Pedal Wah-Wah - Indutores compativeis

Started by Diego Costa, 27 de January de 2011, as 20:54:43

Previous topic - Next topic

Diego Costa

Guest
Galera, desculpem criar este topico, mas é que entendo só o "básico do básico" em eletronica, e estou com uma divda sobre o indutor do meu pedal de Wah-Wah (pesquisei sobre isso e não achei muita coisa, mas posso ter feito a pesquisa de forma erronea tambem).

O que acontece é o seguinte: tenho um pedal de Wah-Wah da Onerr, modelo Cryi'n, que acabou dando problema e transformei-o em pedal de expressão pra minha Zoom 505II. Porém, olhando o meu estoque de PCI's velhas, procurando alguns componentes, encontrei a PCI desse meu WahWah e queria remontá-la no pedal.

Enfim, o ÚNICO problema do pedal (afora o som ardido ee magro que ele tinha) é que o indutor está danificado e foi retirado da placa. Li em algum lugar, não lembro direito, que o que manda no som do Wah é o indutor. O indutor que pretendo colocar em meu pedal é o ja conhecido Fasel yellow, ou algum "equivalente":

"The mH rating is about 640 mH/21 ohms."

Então eu gostaria de saber:

1- Independente do circuito, o que manda de fato no som é o indutor?
2- Existe possibilidade de o indutor não funcionar, ou de ter que usar um indutor especifico?

E por ultimo, mas não menos importante: Se quem manda no som é o indutor, qual seria o valor mH/Ohms indicado para quem busca um som mais encorpado?

Me desculpem pela quantidade de perguntas e se a respostas forem obvias, mas não entendo muita coisa de eletronica. Desde já agradeço pelo auxilio, qualquer ajuda será bem vinda.

Abraços

Shinnu

Guest
1- Depende do circuito, alguns circuitos nem usam indutores.

Se eu fosse você, eu montaria um WH-10 na carcaça dele. Não usa indutores e tem o layout do Guero por aqui no fórum, vou procurar até posto aqui depois se você quiser. Que tal? Na minha opinião, é um excelente Wah e não usa indutor.

Diego Costa

Guest
Não desmerecendo o trabalho do Guero, até porque ja vi muitos projetos dele e já incluí na minha lista de "futuras montagens", mas é que eu quero dar uma "fuçada" nesse pedal que ja tenho, uma MOD talvez.

Vejo varios esquematicos e layouts de pedais gringos, a maioria "famosos", mas raramente alguem se interessa em modificar/melhorar um nacional. Por isso queria começar a trabalhar em cima dessa placa, fazer o esquematico, o layout, e disponibilizar a quem se interessar  ;)

Gustavo Soares

Guest
Quote from: Shinnu on 27 de January de 2011, as 23:03:52
1- Depende do circuito, alguns circuitos nem usam indutores.

Se eu fosse você, eu montaria um WH-10 na carcaça dele. Não usa indutores e tem o layout do Guero por aqui no fórum, vou procurar até posto aqui depois se você quiser. Que tal? Na minha opinião, é um excelente Wah e não usa indutor.

Desculpa a invasão, mas queria agradecer demais por este post.

Queria montar um wha, mas estava desanimadissímo de comprar um indutor.

Depois desse post  achei o WH-10 2.0 do güero aqui no meu "Güero layout pack" e animei em fazer o bichinho.

Desmontei uma impressora tem um tempo e estou com engrenagens de sobra
para testar na construção do mecanismo de ação do pedal, mas estou sentindo que essa parte vai ser bem chata de fazer.

Segue o esquema do caro Guëro em anexo.

ApAcHee*

Guest
Achei bastante interessante o WH-10 vendo vídeos na internet, alguém já montou para confirmar se o som é realmente compatível?

fovb

Guest
EU  ;)

Som maravilhoso, muito fiel aos vídeos da internet. Mas usei LED/LDR...

ApAcHee*

Guest
Quote from: fovb on 28 de January de 2011, as 08:30:10
EU  ;)

Som maravilhoso, muito fiel aos vídeos da internet. Mas usei LED/LDR...

você usou LED/LDR em quê, modificou o circuito? aquele "whaca-whaca" é bem presente, ou ele apenas faz um "wah" bem leve como os Shelter's da vida?

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Fernando,
Vc usou led vermelho, e qual LDR?
Vc tem aquele componente que já é Led+LDR embutidos (VTL5C)?

fovb

Guest
Rafa, não modifiquei nada, eu apenas alimentei o LED com 3v, e o LDR eu liguei no Pot de Wah... Não pensei que seria tão simples, mas ficou excelente. Veja o fio preto que sai do LDR, ele vai direto pro pad do potenciometro.

Ele abre muuuito, eu até diminuo o Q pra não ficar tão gritante. E a chave Guitar/Bass serve bem pra deixar o som mais gordo... Eu poderia na verdade, usar uns 3 LDR, selecionáveis por chave, cada um com uma abertura na plaquinha do LED, deu pra entender?

Marcão, O LDR é o que estava no Hell-Babe. Esse que vc diz, eu tiro de "aparelhos eletrônicos doadores de componetes" sucata.  :D

Devo ter uns 2 aqui, se quiser um eu te mando... Só falta achar na minha bagunça ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Mensagem Mesclada

Ah, gostaria muito de uma mod para transformá-lo tambem em pedal de volume, dei curto nuns capacitores aqui pra ver se descobria algo mas foi em vão  )>| Vou ver se cortando (jumpeando) alguma parte do circuito resolve esse mistério.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Opa.
Vou querer sim Fernando. Depois vc vê quanto fica com as despesas.

Abraço.

Güero 2.0

Handmaker
Kiss the frog
Fernando,

Não lembro deste circuito agora , mas acho que só bypassando ( horrível isso ) o filtro formado pelo loop do OPAMP.
E não vai bastar , de novo, bypassar  , mas t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) desenvolver um circuito de volume.
Nos wahs com trasistor, como o Boomerang, eu acho...basta bypassar o filtro T, pois o coração, por assim dizer, é o transistor, e se vc notar bem verá que sem o filtor T o que vc tem é um booster, como o LPB1. Mais modificações são necessárias, mas a grosso modo é isso.
Só não acho que essa solução funcione no WH-10.
Verei com mais calma e te passo as impressões.
"A Oceânia está em guerra com a Lestásia."

fovb

Guest
Então Güero, eu pensei nisso também, fazer um outro circuito só de volume e selecioná-los por dpdt... Ambos compartilhando o mesmo LDR.

Eu peguei o esquema do Hell Babe pra tentar consertar o meu (em vão) e pensei em copiar o pedal de volume dele... Se alguém quiser, segue esquema.

Shinnu

Guest
Quote from: Diego Costa on 28 de January de 2011, as 00:59:23
Não desmerecendo o trabalho do Guero, até porque ja vi muitos projetos dele e já incluí na minha lista de "futuras montagens", mas é que eu quero dar uma "fuçada" nesse pedal que ja tenho, uma MOD talvez.

Vejo varios esquematicos e layouts de pedais gringos, a maioria "famosos", mas raramente alguem se interessa em modificar/melhorar um nacional. Por isso queria começar a trabalhar em cima dessa placa, fazer o esquematico, o layout, e disponibilizar a quem se interessar  ;)

Aaa sim! Então, posta fotos da placa frente e verso aí pra gente pra fazer o esquemático ou o esquematico, pelo nome não seria um clone do Cry Baby? Acredito que mudando a resonância do Wah, você consiga um som menos ardido. Se a placa dele não for muito grande, pode ser que valha a pena montar num protoboard e ir modificando a gosto os componentes da parte do filtro.

Abraços

Diego Costa

Guest
Quote from: Shinnu on 28 de January de 2011, as 13:36:12

Aaa sim! Então, posta fotos da placa frente e verso aí pra gente pra fazer o esquemático ou o esquematico, pelo nome não seria um clone do Cry Baby? Acredito que mudando a resonância do Wah, você consiga um som menos ardido. Se a placa dele não for muito grande, pode ser que valha a pena montar num protoboard e ir modificando a gosto os componentes da parte do filtro.

Abraços

Cara, se é um "clone" foi mal feito, pois nem de longe lembra um Cry Baby. Não desmerecendo o pedal que tenho, mas faltou ele "comer mais feijão" pra ter um som encorpado rsrsrsr

A placa é até pequena, mas acho que é maior do que alguns projetos que vi (o clone do CryBaby por exemplo). Segue as fotos:

PS: Vou pegar a camera da minha mulher emprestada hoje, as fotos do cell ficaram péssimas e pouco nitidas.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Cara,
já arrumei um desses para um amigo. No caso dele era só o pot que tive que abrir e limpá-lo. Sem sacanagem; que merd* de pedal.
Se fosse vc usaria o fasel num outro projeto, aproveitaria só a carcaça e o mecanismo dele.