Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Maio de 2024, as 22:56:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Duvida] Reaproveitar gabinete ou montar outro.  (Lida 6768 vezes)
Diego Costa
Visitante
« : 14 de Fevereiro de 2011, as 15:49:05 »

Olá galera, tudo bem?

Estou com algumas duvidas, e gostaria da opinião de voces.

Como eu disse em alguns topicos, consegui retirar o pré-amp do meu Meteoro, agora estou utilizando somente o power-amp dele junto com uma V-Amp2. Porém, a "carcaça" original do amplificador é muito grande pra abrigar apenas o power, então queria montá-lo em um gabinete menor.

O gabinete que pretendo utilizar é de uma "solid state" que está inativa. Era uma CSR AL9090 (amp stéreo, com 90W por canal), a placa dela está guardada para uma futura "remontagem", mas de imediato pensei em montar o power-amp do Meteoro nela. Segue abaixo a foto do Power e do gabinete em questão:





O transformador terei que montar "deitado", visto que a altura dele excede as medidas do gabinete mas, afora isso, fico cismado com relação à temperatura do transformador + power, devido ao espaço reduzido e a circulação de ar deficiente(nesse caso pensei em instalar uma ventoinha de CPU pra ajudar).

Há algum problema em instalar o power Meteoro nesse gabinete, de acordo com as informações acima? Há alguma contra-indicação ou sugestão?

Desde já agradeço pela ajuda.

Abraços.
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #1 : 14 de Fevereiro de 2011, as 16:03:06 »

mantendo a temperatura legal dentro do gabinete eu não vejo problemas... faz o esquema de usam muito em pc, dois furos de ventoinha, um de cada lado, um jogando ar pra dentro, outro jogando ar pra fora, você força uma circulação de ar dentro da caixa...
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #2 : 14 de Fevereiro de 2011, as 16:16:15 »

Bom, ventoinha tenho sobrando aqui, retirei de fontes velhas de PC (estão funcionando, já testei).

Pensei em colocar só 1 jogando o ar pra dentro, por conta do espaço, mas o que voce disse de "forçar" a circulação faz sentido, o transformador é grande e vai acabar "bloqueando" a passagem de ar, vou ter que colocar a segunda puxando o ar pra fora mesmo.

Uma ultima duvida:

Essa "solid state" que tenho era designada pra sistema de "P.A.", não pra guitarra. Dá pra usar a V-Amp2 como pré, e essa potencia CSR empurrando uma caixa 2x12 ou 4x12?? Ou o timbre não ficaria legal por não ser um amp destinado a guitarra em si?

Estou perguntando isso porque pretendo remontar a CSR futuramente. Se acaso voces disserem que dá pra usar ela e a V-Amp, eu monto o power do Meteoro em outro gabinete (nesse caso vou ter que fazer um). Mas se a CSR não for legal pra guitarra eu deixo ela parada mesmo, e monto o Meteoro no gabinete dela (como falei no primeiro post).
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #3 : 14 de Fevereiro de 2011, as 16:25:00 »

cara, power é power, se você montar um pré legal, ou talvez testar com a v-amp consiga um resultado bom sim.
o que não funcionaria legal é o pré desse seu amplificador, visto que ele é voltado pra audio em geral ou pa, mas mesmo assim funciona...
com um pré pra guitarra, como o que tem aqui no fórum mesmo, acho que sua potência vai empurrar fácil o som da guita..


Registrado
GuitarHero
Visitante
« Responder #4 : 14 de Fevereiro de 2011, as 16:26:31 »

Bom, ventoinha tenho sobrando aqui, retirei de fontes velhas de PC (estão funcionando, já testei).

Pensei em colocar só 1 jogando o ar pra dentro, por conta do espaço, mas o que voce disse de "forçar" a circulação faz sentido, o transformador é grande e vai acabar "bloqueando" a passagem de ar, vou ter que colocar a segunda puxando o ar pra fora mesmo.

Uma ultima duvida:

Essa "solid state" que tenho era designada pra sistema de "P.A.", não pra guitarra. Dá pra usar a V-Amp2 como pré, e essa potencia CSR empurrando uma caixa 2x12 ou 4x12?? Ou o timbre não ficaria legal por não ser um amp destinado a guitarra em si?

Estou perguntando isso porque pretendo remontar a CSR futuramente. Se acaso voces disserem que dá pra usar ela e a V-Amp, eu monto o power do Meteoro em outro gabinete (nesse caso vou ter que fazer um). Mas se a CSR não for legal pra guitarra eu deixo ela parada mesmo, e monto o Meteoro no gabinete dela (como falei no primeiro post).

Cara, em tese, amplificadores de potência servem para qualquer aplicação. O que muda mesmo é o pré-amplificador. Me parece que esse seu CSR possui um pré com equalizador. Se você tiver uma conexão que leve o som do seu v-amp direto à etapa de potência do CSR, não vejo por quê ficar ruim.
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #5 : 14 de Fevereiro de 2011, as 16:37:56 »

Obrigado Flaviobei e GuitarHero.

De fato essa CSR, quando original, conta com um pré + equalizador. Mas comprei-a como "sucata" de um amigo que tinha uma assistencia tecnica, e nela só veio o gabinete e a placa do power (sem pré, sem transformador e etc).

Se for remontar a CSR pretendo fazer como o Meteoro, isolar o pré e utilizar somente o power. Sendo assim, levando-se em consideração o que voces disseram, acredito que não haverá problemas então  Wink

Agradeço pelas opiniões e sugestões. Vou ver se consigo então o material para remontar a CSR, inclusive já liguei no fabricante solicitando o esquemático. Como o power do Meteoro está funcionando bem, vou utilizá-lo do jeito que está enquanto não monto a CSR, assim posso montar um gabinete só pro Meteoro, e não precisarei modificar o gabinete da CSR.

Obrigado mais uma vez  Grin
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #6 : 15 de Fevereiro de 2011, as 10:10:20 »

monta o pré marshalizer que tem aqui no fórum, você não vai se arrepender..  Evil Evil
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #7 : 15 de Fevereiro de 2011, as 12:45:50 »

monta o pré marshalizer que tem aqui no fórum, você não vai se arrepender..  Evil Evil

Prefiro algo mais "calmo"  Anjo...  Um TSW, por exemplo  Evil hehehehe

Sua sugestão é ótima, tanto que ja to namorando esse projeto há tempos, principalmente depois do TSW (clean + Marshallizer melhorado). Como eu disse no topico do TSW, não tenho como montar projetos "complexos" sozinho, se voltarema vender vou montar o TSW logo de uma vez, mas se não vingar com certeza pego o Marshallizer pra montar  Guitarrista

PS: essas modificações que estou fazendo no Meteoro e na CSR, de tirar o pré-amp, é justamente pra deixar o Power "pronto" pra receber um desses projetos Grin
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2011, as 12:47:44 por Diego Costa » Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #8 : 15 de Fevereiro de 2011, as 13:44:28 »

essa potência do meteoro presta? as vezes você tem mais som montando uma potencia simples com tda, sei lá
Registrado
GuitarHero
Visitante
« Responder #9 : 15 de Fevereiro de 2011, as 14:55:54 »

Potência de Meteoro presta e muito! Uma das melhores para instrumento musicais. Costumam ser de eletrônica bem simples, mas muito resistentes! Dá de mil a zero em muito importado. O que mata mesmo na Meteoro são os prés e os falantes. Mas quando ela resolve copiar pré de empresas consagradas, só fica faltando os falantes para ficar bom!
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #10 : 15 de Fevereiro de 2011, as 15:01:09 »

essa potência do meteoro presta? as vezes você tem mais som montando uma potencia simples com tda, sei lá

Cara, o Meteoro oferece 100W à 16ohms (Mono), e depois que passei a utilizar só esse power (sem o pré) a diferença foi absurda no som. Usando só o power dele o som ta prestando sim, fiquei até surpreso com o som da minha guitarra Michael + V-Amp2 (beeeeeem melhor do que quando utilizava esse mesmo equipo + pré do Meteoro).

Mas isso só até eu pegar prática e criar coragem pra fazer um I.A.L.L  Evil


PS: A CSR tinha 90W estéreo, com 2 transistores 2N3055, e tambem tenho um projeto de ampli 150W com 4 transostores 2N3055. PElo que pude analisar na CSR e no amp de 150W, daria pra utilizar neles o transformador do Meteoro, e ainda sobraria. Dependendo como for monto o de 150W, mas por enquanto o Meteoro ta segurando a onda (o power, obviamente, pois o pré dá desgosto).


EDIT:

Situação perfeita: Minha mãe saiu,  casa vazia, só eu e meu ampli atormentando os vizinhos ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. E justamente isso que venho reportar aqui:

Antes eu tocava com esse amp com o volume no 4 (numa escada de 0-10), e ele esquentava pra caramba, eu chegava a ficar com medo disso. Agora, usando só a V-Amp + power, eu coloquei o volume no 7, toquei um bom tempo, e ele permaneceu numa temperatura confortável, bem abaixo do que ficava antes quando deixava o volme mais  baixo.

Achei estranho isso...


@GuitarHero: Nem sempre os "clones" ficam faltando só falantes, as vezes "falta componente" tambem,a exemplo do Nitrous x Marshall ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

De fato os Powers da Meteoro são simples, compactos e funcionais. Quem vê o power do meu amp nemimagina que essa "coisinha" chega nos 100W de potencia, alguns até dão risada. Detahe: Fonte e Power na mesma placa:

« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2011, as 15:04:41 por Diego Costa » Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #11 : 15 de Fevereiro de 2011, as 15:08:44 »

é verdade, falei besteira, o que não presta é o pré... e afinal, potência é potência!
Registrado
GuitarHero
Visitante
« Responder #12 : 15 de Fevereiro de 2011, as 15:32:18 »

Citar
Nem sempre os "clones" ficam faltando só falantes, as vezes "falta componente" tambem,a exemplo do Nitrous x Marshall ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Mas isso deve ter sido por conta de adaptações. Às vezes, o circuito original usa um CI ou algum outro componente que é difícil de se encontrar, então eles adaptam para ser feito de maneira mais fácil e barata.
Como nós: na falta de um dual opamp, um tl072 sempre vai bem. Mas há quem diga que o GT2 não fica a mesma coisa com o tl072  no lugar do TLC2262 (nunca montei para saber). Da mesma maneira que o Rat não fica bom se você colocar um tl071 no lugar do lm308 (esse sim eu testei e fica uma porcaria!).
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #13 : 15 de Fevereiro de 2011, as 15:38:39 »

Isso é verdade brother.

Mas no caso da "mod" do Nitrous é algo bem simples, trocaram o CI por um TL072 e mais 2 ou 3 componentes (não lembro ao certo, está descrito lá no topico). E pelo que comentaram  muda drasticamente o som do amp, e reio que o valor não aumenta tanto assim, considerando que seria em escala industrial. Mas enfim... _

Talvez eu reaproveite pré do Meteoro, não sei o que farei com ele, quando estava no amp ele induzia um ruidinho chato. Agora que deixeisó o power está SUPER silencioso. Só tá faltando um Marshallizer ou TSW nele  Evil
Registrado
GuitarHero
Visitante
« Responder #14 : 15 de Fevereiro de 2011, as 17:00:47 »

Sou suspeito para falar do Marshalizer... Sou um grande fã dele!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 19 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal