Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 09:02:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Link para esquema de preamp com phantom power  (Lida 13781 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #15 : 13 de Dezembro de 2014, as 00:04:00 »

Diego

Normalmente estes tipos de fontes, usam XLR, tanto na saída que leva alimentação Phantom 48V, para o microfone, quanto na saída que leva o sinal do microfone para o pré, com uma única diferença que uma é "macho" e outra "fêmea".

Em algumas mais elaboradas, chegam a ter XLR e J10 stereo em paralelos, podendo ou não ser alternados através de uma chave.  Muitos não gostam deste artifício que podem causar alguns erros em seu uso; como por exemplo plugar um plug P10 com a fonte ligada e causar centelhas na hora da introdução do plug.

Neste exemplo que coloquei; onde está a seta vermelha, seria a chave on-off para colocar ou retirar os 48V phantom na saída XLR.  Mas ainda assim seria prudente outra chave geral ligando/desligando o transformador.

-----
Num outro fórum que participo, após ter feito a mesma solicitação que fiz aqui, um membro disponibilizou 2 pdf com seus layout para esta fonte:  http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t1036-48v-da-fonte-de-alimentacao-phantom-para-microfones#64399



« Última modificação: 13 de Dezembro de 2014, as 15:43:07 por Alfredo Padrao » Registrado

daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #16 : 15 de Dezembro de 2014, as 07:29:24 »

O "meu layout" que estava fazendo a "machado" ficou mais ou menos assim:


Faltou colocar os zener de proteção nos pads saída e o capacitor de 100uF na saída de 48V.

Este desenho está no tamanho 10cm x 4cm, que é o tamanho de placa que eu tinha sobrando.  O transistor de saída é um TIP, em vez de um BD.

É claro que se o layout, tiver além da fonte, o pré amp balanceado integrado, junta a fome com a vontade de comer. Legal!

Abraços,
Alfredo

Sem querer criar polêmicas, mas a pinagem do TIP está errada. O coletor é o pino central.

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #17 : 15 de Dezembro de 2014, as 08:08:10 »

Ok, daniellp.

De forma alguma vai criar polêmica.  Realmente está errado.

Este é um esboço que estava fazendo no corel, e isto é falta de atenção; obrigado pela observação!

Com a correção ficaria mais ou menos assim:


Apesar de que ficaria desta forma; os resistores de 6k8 no retângulo amarelo, seria suprimido.  Já que estes resistores estão na pci do microfone que montei.

OBS: este tipo de erro, é mais difícil de ocorrer quando se usa os programas editores de pci, que trabalham orientados pelo esquema, e não de forma manual.

Abraços,
Alfredo

-----
O microfone de eletreto que montei é semelhante a este do link: http://www.4shared.com/get/shsRhVkLba/projeto_Microfone_condenser_Ph.html  No caso deste, os resistores de 6k8 no retângulo amarelo, devem constar da fonte, já o modelo que montei, os resistores estão na placa do microfone.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, as 21:36:01 por Alfredo Padrao » Registrado

Diego Gin
Visitante
« Responder #18 : 17 de Dezembro de 2014, as 15:33:35 »

Acabei de rotear a placa toda, gostaria de opiniões, se está faltando alguma coisa nesse layout

Esquema:

http://www.4shared.com/download/zfoNrcmwba/SCH.png?lgfp=3000

Layout:



Abraços a todos

PS: A Parte vermelha é a parte de alimentação
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2014, as 16:03:50 por Diego Gin » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #19 : 17 de Dezembro de 2014, as 21:59:37 »

Diego, o layout está ficando bom.  Qual o tamanho desta placa?

Paralelamente, enquanto aguardava o seu layout; como disse antes, estava fazendo um "layout", se é que se pode chamar assim, feito a mão.

Na realidade, trata-se só da parte "phantom power" que é a figura que postei acima, para poder testar o microfone que montei, baseado neste esquema abaixo:


Este esquema foi postado, na audiolist; que não está mais no ar, pelo saudoso Edu Silva.  Eu tinha um pdf, que tinha sido postado pelo membro da lista de nome isaac, com um layout, que não consigo mais achar.  O isaac, fez o seguinte comentário: "Estou enviando em arquivo anexo o desenho de duas plaquinhas para microfone eletreto: O que usa apenas 2 transístores, já montei com a WM61 ficou muito bom, apenas mudei o zener para 4V7 pois com 12V ficou extremamente sensível quando comparado a modelos comerciais,
"


Como estava com pressa de testar o microfone, acabei montando a fonte.

Outros comentários:

Apesar de que fui eu quem sugeriu, a fonte integrada ao pré; andei lendo que a phantom power, deveria alimentar só o(s) microfone(s) e o pré deve ter sua fonte individual, para evitar entre outras coisas, ruídos.

Não sei se tem fundamentos; mas agora vejo que seria uma boa opção ter os dois layouts; juntos e separados.

Espero que não ache que estou explorando.

Abraços,
Alfredo

« Última modificação: 18 de Dezembro de 2014, as 09:22:06 por xformer » Registrado

daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #20 : 18 de Dezembro de 2014, as 07:40:01 »

Acabei de rotear a placa toda, gostaria de opiniões, se está faltando alguma coisa nesse layout

Diego.

Q1 está errado. Deve ser um BD ou TIP`... além disso é interessante deixar ele na borda da placa caso precise de dissipador.

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #21 : 18 de Dezembro de 2014, as 21:52:32 »

Como já disse antes, montei a phantom power, baseado no esquema que está neste link: http://sound.westhost.com/project96.htm


Usei um transformador de 12V-0-12V, sem usar o center tap para fazer os testes iniciais.  Com este transformador, a fonte dá exatos 49V em sua saída, com a fonte em aberto (sem carga).

Algumas considerações:

Prestar bastante atenção no transformador a ser usado; pois o esquema, mostra na entrada AC (AC1 AC2) variação entre 25-30V.  Como está configurado como dobrador de tensão; as tensões obtidas na junção dos coletores de Q1 e Q2 podem ser bem altas e danificar em especial o capacitor C5 que no texto é especificado como 63V.

Porque eu estou fazendo estas considerações?  Pelo fato que são citados vários transformadores, dentre esta variações, como por exemplo um de 15V-0-15V, sem usar o center tap; que teoricamente daria os 30V.

Neste ponto é que coloco uma observação que considero pertinente.  A grande maioria dos transformadores no Brasil, quando são denominados como por exemplo: Primário 110V/220V e secundário 12V-0-12V.  Esta tensão de secundário, leva como consideração que o primário esteja ligado numa rede de 220V.

Agora é que vem o alerta: No Rio de Janeiro, a rede é de 127V (também pode ser 220V).

Com o transformador ligado em 127V no seu primário a coisa muda de figura.  No momento em que fiz os testes, eu estava com 122V na rede, e consequentemente, o secundário passou de 12V-0-12V para 13,6V-0-13,6V que sem usar o center tap, passou a ter 27,3V em seus extremos, o que me deu as seguintes tensões:

em C3 = 36,1V; C4 = 36,1V;
Coletores de Q1 e Q2 = 72,2V em relação ao GND;
Junções de R4, R5 e C5 = 61,2V bem próximo do limite de isolação deste capacitor; se fosse usado um transformador de 15V-0-15V, com certeza esta tensão seria ultrapassada.  Acho que neste ponto deve-se usar um capacitor de 100V.

O restante tudo dentro do esperado:

Catodo do zener D3 = 23,6V
Base de Q3 = 24,2V
Coletor Q3/Base Q2 = 50,2V
Emissor Q2/Base Q1 = 49,6V
Emissor Q1 = 49V (saída)

Abraços,
Alfredo





-----
Eis a placa da fonte pronta, falta só encaixotar.

« Última modificação: 19 de Dezembro de 2014, as 11:59:53 por Alfredo Padrao » Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #22 : 25 de Dezembro de 2014, as 01:49:46 »

Agora que a Phantom Power está pronta; veio a dúvida na escolha do produto final:

Opção 1: Montar numa caixa, só a Phantom Power, com entrada e saída XLR, e com um conector J4, para um adaptador AC externo.


Opção 2: Montar numa antiga caixa de comutator de impressora, com o transformador interno, entrada e saída XLR.


Opção 3: Partir para algo mais completo, com um pre-amplificador de microfone + linha, como este do link: http://construyasuvideorockola.com/proyect_pre_balanceado.php

Talvez a escolha por algo como a opção 3, seja a melhor pelo fato de que as duas anteriores, ainda não dê para usar o microfone direto na entrada de mic do PC.  Não sei se o microfone montado, teria sinal suficiente para excitar a entrada de linha do PC.

O microfone que montei, aproveitando a carcaça de um microfone sem fio com defeito.  Só foi aproveitada a carcaça, e montado com o circuito postado acima.




Acho que vou testar o microfone direto na entrada de linha; e caso tenha sinal suficiente, então a escolha será a opção 1.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal