Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 06:17:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 17 18 [19] 20 21 22   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Noise Gate correção  (Lida 150926 vezes)
guitar_luthier
Visitante
« Responder #270 : 03 de Outubro de 2013, as 20:09:58 »

.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, as 11:29:57 por guitar_luthier » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #271 : 05 de Outubro de 2013, as 11:39:01 »

Antes de tudo, quero mandar um recado:

Bem, não sei se me enquadro mas... A maioria dos "mestres" gostam de ajudar sim, mas não entregar o trabalho completo, o esquema corrigido, layout traçado e tudo mais. Gostamos de falar com quem entende nossa língua (Eletrônica), o que significa, vamos dar as dicas sim, não o trabalho completo, queremos que vocês ao menos entendam que quando falamos sobre alguns termos básicos no assunto, a pessoa tem que saber do que estamos falando e entender um pouco pelo menos, pesquisem também, ou senão seu futuro está fadado a projetos do tonepad (nem todos eles  Cheesy)! É muito mais fácil gastar 5 minutos no paint e editar todo o problema. Lembro que há algum tempo eu nem se quer sabia como esse maldito pedal funcionava  Bufando


Para os que não entendem os termos técnicos do assunto e não tiveram a vontade de organizar todos os dados que estavam ai nas páginas anteriores e até em outros fóruns para que um pedal funcione, tive que desenhar  Roll Eyes .

ESQUEMA


As partes em asterisco são as modificações mais importantes.

Mantenham o pot de sensibilidade na mesma posição do esquema, ele vai cortar o sinal no sentido anti horário.

Os 2 pots vão funcionar juntos, é preciso regular um ponto no Release para que a sensibilidade atue.

O meu resistor da saída ficou com o valor de 100 mesmo.

Todavia se não houver um layout traçado, dá pra fazer as mesmas modificações no próprio layout existente da Tonepad.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #272 : 05 de Outubro de 2013, as 13:08:54 »

Pois eu estava pensando se o "funcionar"  seria uma coisa subjetiva, pois para algumas pessoas o funcionamento ideal pode divergir do funcionamento ideal para outras.

Daí já pergunto ao Electric Effects se poderia descrever qualitativamente, não poupando palavras, como funciona esta montagem que "funcionou"!!

Abraços, T+
« Última modificação: 05 de Outubro de 2013, as 13:13:22 por Patines » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #273 : 05 de Outubro de 2013, as 14:25:26 »

O Fet trabalha aí do seguinte modo:
Sem sinal nenhum o BJT não conduz, então o capacitor C6 se carrega e o potencial na porta do Fet fica próxima de VB, como o dreno e a fonte também estão com potencial em VB, a resistência dreno-fonte fica próxima a 0 e o Fet conduz a maior parte do sinal para VB.
Com sinal o BJT conduz, descarrega C6, e a porta do Fet vai para um potencial menor que -2V em relação a VB, o faz com que o FET aumente a resistência dreno-fonte. Aí o sinal não é atenuado.

Basicamente o circuito do led seria um BJT colocado em paralelo com o outro. Mas para não atrapalhar o funcionamento desse, seria melhor duplicar toda a rede RC desde a saída do integrado, o led ficaria ligado ao coletor desse BJT em série com um resistor de 3,9k, por exemplo, e ligado a +9V.
Abs.

Como eu havia dito, anteriormente eu não entendia como era o funcionamento desse pedal, não entendo muito sobre teorias de FETs ainda, mas é nisso que me guiei, ? ? ? release serve justamente pra controlar o tempo de carga do capacitor de 0.47uF, ? ? ? tem um ponto ideal de trabalho, ele não funciona bem em todas as posições. Sobre o capacitor de 1uF NP, ele faria com que o sinal demorasse a chegar na base do transistor que faz a descarga do capacitor. Foi bem mais fácil regular o pedal com o LED indicador de gate.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2017, as 20:09:58 por Matec » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #274 : 05 de Outubro de 2013, as 18:21:29 »

Pois eu estava pensando se o "funcionar"  seria uma coisa subjetiva, pois para algumas pessoas o funcionamento ideal pode divergir do funcionamento ideal para outras.

Daí já pergunto ao Electric Effects se poderia descrever qualitativamente, não poupando palavras, como funciona esta montagem que "funcionou"!!

Abraços, T+

Antes de fazer o layout é preciso que publiquem um sample bem detalhado para nós avaliarmos se esse "funcionar" é bom para todos, em seguida posso fazer o layout sem dúvidas de que será a melhor opção e assim chegarmos finalmente em um Noise Gate bom para o fórum e criar um tópico limpo sobre o nosso Noise Gate.
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #275 : 05 de Outubro de 2013, as 20:54:40 »

.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, as 11:30:26 por guitar_luthier » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #276 : 05 de Outubro de 2013, as 21:20:34 »

Mãos na massa rapazes?   Palmas
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #277 : 05 de Outubro de 2013, as 21:41:15 »

Mãos na massa rapazes?   Palmas

Olá Cesar.  Acho mesmo que já estamos pondo a mão na massa.

Para começar a projetar um pedal, temos que saber o que as pessoas esperam dele, se é para diminuir gradativamente o volume, quanto tempo de decaimento, atraso ao abrir o gate, histerese no volume de acionamento.  Este tipo de coisa: especificação.

Por isso mesmo é que estou perguntando antes de sair projetando a coisa.  Pergunto a forma que este pedal deveria funcionar, na hipótese de poder ser perfeito, para que tentemos ter o perfeito como horizonte ao projetar.

Eu noto uma coisa em comum que me incomoda, tanto no noise gate quanto nos chaveamentos eletrônicos com JFET:  a mudança de comportamento dependendo do JFET utilizado.  Pode haver o vazamento com altas amplitude de entrada no caso de chaveamento de pedais.  Isto é uma coisa a tentar se contornar, e creio pode ser simples.

Abraços, T+
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #278 : 05 de Outubro de 2013, as 22:00:09 »

Um ponto que eu acho que se for melhorado ajuda bastante é, se for somado um sinal de alta amplitude, ele não consegue funcionar, eu testei o meu com o canal high do JCM800, e o triple wreck, não cortou o chiado nem com as cordas abafadas, devia ser muita amplificação. Agora com um ou outro ligados individualmente ele funcionou sem problemas.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #279 : 05 de Outubro de 2013, as 22:20:48 »

Pois é, a amplitude de corte deveria ser controlável pelo potenciômetro de 500k.  Mas com amplitude muito alta de ruído não deu. Poderia ser controlado o ganho também, colocando um potenciômetro em série com o resistor de 4k7 e capacitor de 2,2uF.

Mas veja que indiretamente, o limiar é controlado pelo Vbe do transistor bipolar, que é de aproximadamente 0,5V, mas varia pode variar em 100mV (20%) dependendo da temperatura.  colocando neste caminho um comparador, poderia controlar mais fixamente este pondo, e até acrescentado histerese, ou seja  desliga para volume X, mas liga novamente apenas para volume 2X.  Supondo que isto seja desejável....  se não for, dá pra acrescentar uma chave pra retirar o histerese.

T+
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #280 : 05 de Outubro de 2013, as 22:50:29 »

Uma coisa interessante para se acrescentar é um loop de efeitos, os bons noise gates do mercado utilizam Returne e Send.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #281 : 05 de Outubro de 2013, as 22:54:40 »

O que dá pra fazer é o sinal de controle e o sinal chaveado poderem ser sinais de pontos diferentes da cadeia.  Seria isso?

T+
« Última modificação: 05 de Outubro de 2013, as 22:58:23 por Patines » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #282 : 05 de Outubro de 2013, as 23:22:29 »

Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #283 : 06 de Outubro de 2013, as 08:55:49 »

OK, respondido: sim ao que eu havia perguntado.  Mais imagens:

Suposto esquemático (noise suppressor NS-2) explicando o que é necessário:


Se não é o original, pelo menos explica como fazer.

Abraços, T+
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #284 : 06 de Outubro de 2013, as 22:04:24 »

Só não consigo enxergar separadamente só o loop neste esquemático, você acha viável coloca-lo?

 Smiley
Registrado
Páginas:  1 ... 17 18 [19] 20 21 22   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal