Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Abril de 2024, as 04:28:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Conversor de Frequencia  (Lida 7941 vezes)
darin.veris
Visitante
« : 25 de Fevereiro de 2011, as 16:58:00 »

 Olá Galera do HM...
Cara to com uma grande duvida.

Primeiro deixa eu explicar minha situação.
Eu tenho uma V-Amp que veio da europa.
Caso não saibam a freqüência de rede da europa é de 50Hz à uma tensão de 230V
Eu já comprei uma fonte brasileira, já comprei um transformador 110 ~ 220, testei as saidas da fonte com multímetro e tudo estava nos conformes, ou seja,
  • 20V~/200mA
     
  • 11v~/800mA
Conforme as especificações do manual.

Como a onde não é retificada na fonte eu acho que talvez o clock da pedaleira seja afetado pela frequencia da rede.

Procurei, procurei,procureei.... Procure
Achei no youtube um conversor 60hz/50hz, mas como sou técnico e, principalmente ainda sem experiencia profissional não entendi nada.
http://www.youtube.com/watch?v=uVoEOYBFfTw
Eu queria saber se alguem pode me ajudar a fazer uma fonte não retificada e Principalmente 50Hz com tensões de saída:
  • 20V~/200mA
     
  • 11v~/800mA
se puderem fazer com base no video pesso aos universitarios e lobos vbelhos do ramo de plantão no HM.

Obrigado desde já! Lips Sealed
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 25 de Fevereiro de 2011, as 17:45:57 »

O esquema em anexo mostra uma das versões do V-AMP. Não encontrei nenhum lugar dele algum uso para os 60/50 Hz da rede. Se você pensar bem, os chineses alemães que o projetaram nunca cometeriam uma sandice destas. Afinal, eles querem vender o mesmo modelo no mundo todo, apenas trocando a fonte externa.

Compre uma fonte usada para 127 V e seja feliz. Tem por ai o esquema da fonte se você quiser se aventurar a fazer uma!

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Dabreu
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18


David Abreu


« Responder #2 : 25 de Fevereiro de 2011, as 18:04:59 »

Pelo que li pela internet, confirmo o que foi dito por hgamal. O produto é o mesmo vendido em todo o mundo muda-se apenas a fonte que acompanha a mesma para se adequar a frequencia da rede de cada país.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #3 : 25 de Fevereiro de 2011, as 18:20:15 »

Realmente, não vai fazer diferença.  Pode usar 60Hz.
Registrado

darin.veris
Visitante
« Responder #4 : 27 de Fevereiro de 2011, as 08:41:18 »

Eu ja tive outros equipamentos que vieram do velho mundo, felizmente nestes o estagio de retificação é externo. porém ao usar as fontes europeias aqui nao foi possivel ligar os aparelhos, eu medi a tensao saída da fonte e tava tudo ok, mas nao funcionava ao ligar no meu aparelho, só funcionou quando eu comprei um reitificador brasileiro.

Só que no caso da V-Amp a fonte trata-se de um transformador com duas saídas alternadas, e a retificacao é dentro da pedaleira, eu ja fui a casa das fontes e testei la uma fonte e nada.

se alguem conseguir entender o video que eu deixei no primeiro post ajuda Sad

eu to com essa pedaleira encalhada ai e nem posso fazer nada.

Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #5 : 27 de Fevereiro de 2011, as 10:18:44 »

Você pode fazer uma fonte com dois transformadores.
Registrado

Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #6 : 27 de Fevereiro de 2011, as 10:24:05 »

 Eu dei uma olhada no vídeo ! Interessante o esquema que ele fez, mas a forma de onda de entrada é de pulsos da saída de um retificador de onda completa (por isso que é 100/120 Hz, dobro da frequência da rede). Outra coisa é que ele é conversor apenas para a criação de um clock! Não é uma fonte de alimentação para circuitos eletrônicos...

 Precisaria analisar bem o esquema da sua pedaleira para saber se realmente ela usa a frequência de rede na geração do clock... A partir dai pode-se até propor algumas mudanças no circuito original para isso.

Outra coisa é: Como chegou a conclusão que sua pedaleira não está funcionando, ou com o clock não correto?
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #7 : 27 de Fevereiro de 2011, as 10:37:02 »

Conforme o esquema gentilmente fornecido por Hgamal, não consegui observar onde o pedal se referencia à frequência da rede elétrica, apenas um sistema de retificação e filtragem, e um comutador que atua quando do uso de pilhas.  Mas eu não sei se esse é o esquema do pedal em questão. 
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 27 de Fevereiro de 2011, as 10:38:26 »

Eu ja tive outros equipamentos que vieram do velho mundo, felizmente nestes o estagio de retificação é externo. porém ao usar as fontes europeias aqui nao foi possivel ligar os aparelhos, eu medi a tensao saída da fonte e tava tudo ok, mas nao funcionava ao ligar no meu aparelho, só funcionou quando eu comprei um reitificador brasileiro.

Só que no caso da V-Amp a fonte trata-se de um transformador com duas saídas alternadas, e a retificacao é dentro da pedaleira, eu ja fui a casa das fontes e testei la uma fonte e nada.

se alguem conseguir entender o video que eu deixei no primeiro post ajuda Sad

eu to com essa pedaleira encalhada ai e nem posso fazer nada.



O vídeo mostra uma aplicação onde o equipamento é pré-cambriano e usa frequência da rede como fonte de clock interno ou eletromecânico, por exemplo um brinquedo que use motores. Não há nada mais para se  entender, apenas como ele escolheu fazê-lo.

No caso do V-AMP, o projetista preferiu ter fontes separadas para o circuito digital e outra para os analógicos.

Você NÃO vai achar uma fonte de prateleira que faça isso. TEM QUE SER UMA FONTE PARA O V-AMP!

Você pode fazer o circuito que converta as frequências e, pior, vai até funcionar. Mas ele é inútil! Será melhor usar um transformador que forneça a tensão AC!

Eu comprava no mercado livre uma fonte do VAMP:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-166865280-fonte-v-amp-frete-gratis-_JM
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
darin.veris
Visitante
« Responder #9 : 28 de Fevereiro de 2011, as 09:30:23 »

eu sei como é a fonte da v-amp e a casa das fontes vende umas fontes desse tipo(lá eles chamam de fonte vamp), eu testei e nao ligou.

Eu tenho um fone sem fio europeu. o retificador nao funciona aqui, por conta da freqüência. a diferença de freqüência gera uma pequena diferença de tensão e corrente de saída no estagio final do retificador, que no caso da V-Amp fica dentro da pedaleira. Portanto o ideal é ter uma fonte de com a frequencia de 50Hz na saida, porque o estágio final da fonte é dentro da pedaleira.


Outra saida é trabalhar com uma o circuito interno de retificação da pedaleira.

Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #10 : 28 de Fevereiro de 2011, as 09:48:55 »

essa fonte v-amp tem o mesmo conector das fontes da digitech (rp6 por exemplo) e trabalha com dois transformadores, provavelmente em corrente alternada, você pode montar tranquilamente essa fonte
Registrado
darin.veris
Visitante
« Responder #11 : 28 de Fevereiro de 2011, as 13:34:44 »

Valeu a Todos
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #12 : 28 de Fevereiro de 2011, as 14:28:04 »

eu sei como é a fonte da v-amp e a casa das fontes vende umas fontes desse tipo(lá eles chamam de fonte vamp), eu testei e nao ligou.

Eu tenho um fone sem fio europeu. o retificador nao funciona aqui, por conta da freqüência. a diferença de freqüência gera uma pequena diferença de tensão e corrente de saída no estagio final do retificador, que no caso da V-Amp fica dentro da pedaleira. Portanto o ideal é ter uma fonte de com a frequencia de 50Hz na saida, porque o estágio final da fonte é dentro da pedaleira.


Outra saida é trabalhar com uma o circuito interno de retificação da pedaleira.

 Desculpe! Mais ai tem coisa meio equivocada... Pequena diferença de tensão e corrente?
Bem o retificador com capacitor de filtro tem um outro nome chamado retificador de pico, porque o capacitor se carrega com o pico de tensão da saída do retificador, que independente da frequência é o mesmo para uma dada tensão. O que acontece, e calculei aqui, é que a tensão de ripple - que no fundo é um pequeno ruído que qualquer fonte com apenas capacitores de filtragem possuem - aumenta, pois o período de descarga do capacitor aumenta (f = 1/T) ou seja o período em 50 Hz é maior que em 60 Hz, assim esta tensão de ruído aumenta 1,2 vezes, o seja, 20% maior. Tirando isso, não há diferenças entra uma fonte em 50Hz e outra em 60Hz.
 O que pode influenciar mais que isso é o fato do transformador ser projetado para essa frequência e dai as perdas envolvidas no núcleo causarem uma deficiência na transferência de energia... Vai saber não é?
 
 Resumindo faça como todos falaram! Compre uma fonte e seja feliz! haha

Um abraço!
Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #13 : 28 de Fevereiro de 2011, as 14:35:11 »

acho que você tem que rever se o problema da pedaleira não ligar esta relacionado ao circuito interno de retificação da mesma.
ja que no final das contas ela vai trabalhar com o tensão continua...
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
flaviobei
Visitante
« Responder #14 : 28 de Fevereiro de 2011, as 14:50:37 »

tem coisa errada ae, a fonte original importada:



e a da nodaji tem as mesmas especificações
http://loja.nodaji.com.br/produto.aspx?ProCodigo=102

o que deve ter acontecido é que seu pedal trabalha com corrente AC, pois ela possui um circuito de retificação interno, e você comprou uma fonte DC, dai não vai funcionar direito mesmo...
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal