Litlle Angel - Chorus + Delay

Started by xandaum, 26 de February de 2011, as 23:25:37

Previous topic - Next topic

Romulo Almeida

Guest

detona

Guest
Romulo, posso estar falando besteira, mas com um jumper no lugar do pot de delay ele fica zerado!
É só comparar este projeto com o outro que o gringo postou la no começo!

xandaum

Handmaker
Quote from: Romulo Almeida on 26 de November de 2013, as 08:32:45
Pessoal tem como aumentar o depht pra ficar mais como o CE2?
Com jumper no delay fica com delay zerado ou máximo?

Romulo, esse projeto não tem nada a ver como o CE-2 da Boss...aumentando ou diminuindo qualquer estagio ou controle (depth e etc...) e se jumpear o delay, aterrando...zera este controle.

markb

Guest
na minha segunda tentativa de montar esse pedal tive um problema meio estranho, so funcionava quando o mix estava no minimo, ou seja so como delay, o chorus não aparecia alguem sabe dizer onde devo começar a procurar o defeito?

xandaum

Handmaker
Quote from: Marcos Kb on 05 de December de 2013, as 16:02:21
na minha segunda tentativa de montar esse pedal tive um problema meio estranho, so funcionava quando o mix estava no minimo, ou seja so como delay, o chorus não aparecia alguem sabe dizer onde devo começar a procurar o defeito?
1º - Potenciômetros...
2º - esquente todas as soldas com o ferro de solda...

Romulo Almeida

Guest
Quote from: xandaum on 05 de December de 2013, as 08:27:43
Quote from: Romulo Almeida on 26 de November de 2013, as 08:32:45
Pessoal tem como aumentar o depht pra ficar mais como o CE2?
Com jumper no delay fica com delay zerado ou máximo?

Romulo, esse projeto não tem nada a ver como o CE-2 da Boss...aumentando ou diminuindo qualquer estagio ou controle (depth e etc...) e se jumpear o delay, aterrando...zera este controle.

Valeu cara!

Etelvino Costa

**
Freqüente
Estou com uns componentes sobrando aqui que da para montar a versão inicial do Little Angel com dois controles:

Minha divida é se no lugar do pot depth que neste esquema esta 470k posso colocar um de 500k, e porque no arquivo com as mod o Depth é de 100k. Alguém que já testou pode me adiantar alguma coisa sobre este pot? Estes valores diferentes influenciariam no som ou apenas na sensibilidade dos controles?
Paciência comigo, estou tentando aprender.

Thomas_h

**
Freqüente
Oi,
eu estou planejando montar esse pedal também, então li todas as páginas do diystompboxes, vamos ver se posso te ajudar...
1- Sim pode usar o de 500k, aparentemente o de 470k é mais comum na Inglaterra, lar do Frequency Central,
2-Se você usar no lugar do opamp ul tl072, ele é diferente do original que é o NE5532, então com o tl072 apenas 20% do pot de 500k fica útil, nesse caso, você pode substituir por um de 100k para que todo o potenciômetro seja "usável".

Então, dessa forma, se você for usar um CI NE5532 fique com o de 500k, se for usar o tl072 use o de 100k, caso você utilize o de 500K ele também irá funcionar, mas após 20% da rotação não haverá mais alteração no som.

Se você for montar aproveite pra implementar a correção do pino 6 abaixo. Se o seu PT for da Tayda, ou produzido nos últimos anos ele pode não funcionar com uma resistência inferior a 1k nos primeiros 400ms quando você liga o pedal na força (isso reseta o PT e ele trava). A correção faz com que a resistência diminua a 47r após tempo suficiente para o CI "iniciar". No lugar do 47r pode usar um resistor de 100r.

Fonte:http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=86297.600
Abraços e boa sorte!
Thomas

Etelvino Costa

**
Freqüente
Thomas,

Obrigado, me ajudou bastante! :tup
Este lance do PT2999 eu não sabia, vi um layout aqui que tinha um 2N3904, mas não sabia a função.
Paciência comigo, estou tentando aprender.

xandaum

Handmaker
Rapaziada....tava lendo pela WEB sobre o assunto e encontrei esse esquema do ARCHANGEL...baseado no Little Angel com MODs, porém com várias melhorias e estabilizações necessárias e por assim dizer, definitivas!
http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=106572.20

Se alguém se propuser a fazer um layout de montagem num PDF no nosso padrão HANDMADES  com base nesse esquema, eu coloco me coloco á disposição para montar e fazer um REVIEW dele aqui neste tópico mesmo!
De repente teremos um projeto com as soluções que precisamos!

Algum LAYOUTEIRO gentil se habilita?

Obrigado e forte abraço !

Thomas_h

**
Freqüente
Oi,
se não me engano dá pra fazer todas essas alterações no próprio layout do little angel, são só alguns potenciômetros a mais no lugar de alguns resistores.
Essa versão tem ainda um delay:[spoiler][/spoiler]

Ou você está se referindo a colocar os potenciômetros e jack's onboard?

Eu fiz uma cópia do little angel no eagle, posso te passar os arquivos, assim você não precisa começar do zero.

Outra coisa, você já viu o chorus do valvewizard com pt2399? http://www.valvewizard.co.uk/jennygreenteeth.html

ele usa o LFO no pino 6 ao invés do pino 2. Colocar o LFO no pino dois, mesmo com aquele esquema do transistor, ainda pode "travar" o PT.
Eu montei com a correção e mesmo assim algumas vezes ele trava na hora que conecto a fonte, e preciso reduzir o depth antes de reconectar. Alias o depth só é útil nos últimos 90º do giro, mas pelo que vi o potenciômetro diminuiu pela metade.

Além disso, o formato da onda do LFO do little angel, que é o mesmo do archangel tem as suas limitações, e a versão do Merlim tem muito mais versatilidade usando o LFO do shoot the moon. Se ainda estiveres interessado nos arquivos do eagle, é só avisar.

Abraços,
Thomas

xandaum

Handmaker
Texto excluído por conter internetês.
So sorry! ???

betoknigth

Handmaker
Engenheiro Eletricista
fiz alguns testes com o meu rebote delay 2.5, coloquei um oscilador do SMALL CLONE DA ELECTRO HARMONIX direto no pino 2 do PT2399 do Rebote 2.5, e bingo! temos um chorus.... obviamente o potenciometro de delay deve ficar no mínimo (0%) para assemelhar-se a um chorus.

Com o potenciometro de delay no mínimo, o delay fica em 30ms aproximandamente.

Este pedal já possui realimentação atraves do potenciometro de regeneração (repeats), se este potenciometro estiver zerado fica mais parecido com o chorus, se abrir (100%) este potenciometro lembra (de longe) um flanger. Para de fato ficar parecido com um flanger o delay deveria ser de 5ms a 15ms... (algo que não se consegue com o PT2399 infelizmente...

Claro, o oscilador do small clone não é o mais recomendado para esta tarefa por nao ser tao sinusoidal. Interessante seria testar com o oscilador do tremulus lune por ser mais versatil....

Fica a dica para quem ja possui o tremulus lune e o rebote 2.5....

Observando este site:  http://www.itimarconinocera.org/sito/menu/dipartimenti/tecnico_scientifico_informatica/corso_musica_elettronica/25.htm

Pode-se ver os diagramas de bloco de echo e chorus:

Echo:

Chorus:

Basicamente é o mesmo "circuito" a unica diferença é a presença do LFO no controle do tempo do delay.....

Agora a análise do Delay com feedback (várias repetições por realimentação) e flanger:

Delay com feedback:

Flager:

Novamente a unica diferença é a presença do LFO no Flanger....

Portanto seria "facil" conseguir um pedal de echo/delay/chorus/flanger através de um único pedal... claro, as mudanças entre os "pedais" são: a presença ou não do LFO, o tempo do delay e a presença ou não de realimentação...acho fácil de implementar...

Ou seja um pedal 4x1 viva o motor AP... monta-se 4 pedais e se tem os 4 efeitos na pedalboard, contudo se necessitar duplo chorus seria possivel, se precisar 4 delay com tempos diferentes estariam a disposição.... então ao total seriam ao todo 30 combinações não repetitivas?  Claro para que um pedal seja tão versátil, há de ser analógico, pois o PT2399 não dá conta do recado...

Flager / chorus já há no mercado, procurem por T-REX twister...

wainer said

Colaborador
Desculpem reabrir o tópico, mas teria como ter mais repetições no pot de Delay?
Troquei o pot por um de 50KB porém o resultado não foi satisfatório;

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Repetições podem ser aumentadas pelo feedback, não pelo delay.  Reduza os resistores do elo de realimentação.