Descobrir valor de resistores.

Started by eduguitarhacker, 06 de March de 2011, as 14:40:20

Previous topic - Next topic

eduguitarhacker

**
Freqüente
  1. edu_guitarhacker@hotmail.com
Achei esse site bem legal, entao estou disponibilizando ele aqui para quem ainda nao decorou toda a tabela de cores e valores de resistores (como eu, por exemplo)
http://www.dannyg.com/examples/res2/resistor.htm

Ivanletronic

*
Iniciante
Bem talvez isso também possa ser útil pra consulta.

eduguitarhacker

**
Freqüente

Cleiton Carvalho

Colaborador
  1. guitarcleiton@hotmail.com
Concordo com o Ivam, aquela tabela é bem mais util.

Essa calculadora do edu parece ser boa, mas torna o aprendizado mais lento e voce vai ficar um dependente de calculadora.

Voce pesquizando na tabela em poucos dias voce terá um aprendizado melhor e dependendo o valor do componente só de bater o olho já sabera o valor do componente.

A calculadora eu recomendo apenas como um tira teima, esta na duvida? corre pra calculadora e tenha a certeza da resposta.

fallout

Guest
Eu sempre organizo meus resistores e na hora de usar ainda testo eles com o multimetro.

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Essa tabela é bem útil com esses resistores chineses de 5 ou 6 cores.

eduguitarhacker

**
Freqüente
Cleitom, sei que essa calculadora nao é o melhor meio para decorar as cores... mas como vc m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum) disse, é pra tirar aquela dúvida.
Outro inconveniente é que ela só serve para resistores de 4 cores

Jupterra

Guest
Se você ficar uma semana sem "manusear" resistores, acaba batendo a dúvida dos valores e a melhor opção é a tal tabela de cores.

xandaum

Handmaker

DARKSEK

Guest
Quote from: xandaum on 08 de March de 2011, as 22:58:51
Uso esse software..e não preciso ficar on-line :D

http://www.superdownloads.com.br/download/29/resistor-color-code-calculator/

Esse programa é bem legal pois você digita o valor que procura e ele diz a seqüencia de cores então é só gravar e procurar. ;D ;D ;D

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Decorar é sempre chato, mas no meio de uma montagem, ficar consultando tabela, computador, nào sei... vai de cada um mesmo...rs
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Jones

Handmaker
  1. jonesxavier@hotmail.com
Eu uso o eletronics assistant, nele a gente pode colocar as cores e ele dá, ou colocar o valor que ele dá as cores. e vale pra resistor de 5 cores t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), e tem várias outras opções como calcular tempo de 555, ligações de LED e capacitores em série ou paralelo, muito bom, recomendo, só não fiquem dependentes feito eu.
"O essencial é invisível aos olhos"

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Pessoal

Meu maior problema com os resistores é descobrir as cores. Não que eu seja daltônico, mas tem uns fabricantes que usam umas tintas ruins e o marrom fica parecido com o vermelho ou com o laranja. O amarelo parece com o laranja também. O verde e o azul ficam parecidos. Quando se tem certeza que a peça é da série E12, as combinações de cores ficam limitadas, mas mesmo assim dá para confundir um 2K2 com um 33K

Sei a tabela de cores de cor e salteado, mas na dúvida o que salva é o multimetro mesmo.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

flaviobei

Guest
comigo também eduardo, eu não identifico grande parte das cores, sou meio cego...haha

comprei recentemente um lote chinês de metalfilm, mas as cores são meio ruins mesmo...

Mensagem Mesclada

Quote from: Jones on 16 de March de 2011, as 21:31:45
Eu uso o eletronics assistant, nele a gente pode colocar as cores e ele dá, ou colocar o valor que ele dá as cores. e vale pra resistor de 5 cores t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), e tem várias outras opções como calcular tempo de 555, ligações de LED e capacitores em série ou paralelo, muito bom, recomendo, só não fiquem dependentes feito eu.

jones, como é freeware, de distribuição livre, acho que é legal postar o link aqui, vai ajudar o pessoal que está procurando algum programa!!!

http://www.electronics2000.co.uk/download.php