Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 03:01:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Comutação de relés com chave de contato momentâneo.  (Lida 15402 vezes)
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #30 : 17 de Março de 2012, as 14:43:34 »

Não seria interessante usar um resistor entre o integrado e a base do transistor, de uns 10K, ou 4K7?
Registrado

michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #31 : 17 de Março de 2012, as 14:53:53 »

Não seria interessante usar um resistor entre o integrado e a base do transistor, de uns 10K, ou 4K7?

Adiel, qual seria o proposito deste resistor? rebaixar a tensão na base do transistor? vou testar depois com a fonte que vou usar, porque meus relés são de 6V, botei 12V no exemplo que eu postei porque são os mais comuns de serem encontrados.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #32 : 17 de Março de 2012, as 15:03:58 »

Se o circuito já foi testado e funcionou, deixe quieto.  Se não testou, eu colocaria um resistor para que a tensão na base não passe de 0,7V, o que iria danificá-lo.
Registrado

michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #33 : 17 de Março de 2012, as 16:32:47 »

Se o circuito já foi testado e funcionou, deixe quieto.  Se não testou, eu colocaria um resistor para que a tensão na base não passe de 0,7V, o que iria danificá-lo.

Eu testei este mesmo circuito sem o resistor uns meses atraz, funcionou, mas ficou com um pouco de interferencia, as vezes o relé desarmava sozinho, talvez por isto, desta vez eu testei só o circuito de acionamento, com um CD4053 sendo acionado, eu tava testando um chaveamento na protoboard, e resolvi deixar ele ali só pra ver se dava pra acionar com fios muito longos, mas vou tentar essa do resistor aqui, muito obrigado.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #34 : 17 de Março de 2012, as 17:31:01 »

Se você utilizar fios longos com o 4049, pode haver instabilidades, dada a alta sensibilidade do CMOS.  Talvez transistores bipolares sejam opção mais interessante, com nos pedais Boss e afins.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #35 : 17 de Março de 2012, as 22:23:15 »

Se você utilizar fios longos com o 4049, pode haver instabilidades, dada a alta sensibilidade do CMOS.  Talvez transistores bipolares sejam opção mais interessante, com nos pedais Boss e afins.

Tive que colocar o circuito que recomendei., RC na entrada das portas, porque as portas queimavam nos dias de tempestade...  Mas pensando melhor, creio que não se aplica ao circuito do camarada.

T+
Registrado
michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #36 : 18 de Março de 2012, as 13:09:58 »

Tive que colocar o circuito que recomendei., RC na entrada das portas, porque as portas queimavam nos dias de tempestade...  Mas pensando melhor, creio que não se aplica ao circuito do camarada.

T+

Então devo usar transistores bipolares como o adiel sugeriu? e outra, provavelmente vou ter que deixar o circuito uns dias sendo testado com uma lampada aqui, sem trocar a fiação das minhas lampadas, fiquei preocupado com essa, vai que da um temporal e eu tenho que subir la pra puxar fio porque queimou o circuito hahaha
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #37 : 18 de Março de 2012, as 13:44:27 »

Tive que colocar o circuito que recomendei., RC na entrada das portas, porque as portas queimavam nos dias de tempestade...  Mas pensando melhor, creio que não se aplica ao circuito do camarada.

T+

Então devo usar transistores bipolares como o adiel sugeriu? e outra, provavelmente vou ter que deixar o circuito uns dias sendo testado com uma lampada aqui, sem trocar a fiação das minhas lampadas, fiquei preocupado com essa, vai que da um temporal e eu tenho que subir la pra puxar fio porque queimou o circuito hahaha

No meu caso era bem pior.  O técnico que fez a instalação tinha que viajar 400km pra trocar placas...  muitas vezes, até que foi elaborado e colocado o circuito de proteção, pára-raios e esquema correto de aterramento.

Se você utilizar fios longos com o 4049, pode haver instabilidades, dada a alta sensibilidade do CMOS.  Talvez transistores bipolares sejam opção mais interessante, com nos pedais Boss e afins.
Transistores bipolares também queimam quando interfaceados com fios longos.  para diminuir essa quima, se pode colocar um diodo com polaridade invertida entre base e emissor, além de um resistor de pequeno valor do fio até a base do transistore, não excluindo ainda capacitores e diodos  para a fonte.

Na faculdade meus colegas enchiam bastante o meu saco por causa dos circuitos de proteção que eu colocava nos projetos.  Mas o tempo de técnico antes de entrar na universidade me curtiu bastante com esses problemas que as pessoas acham que nunca vão acontecer.

Minha avó falava assim:  igual a São Tomé, tem que ver pra crer.  Cada um que chegue as suas conclusões, veja e creia.

T+
« Última modificação: 18 de Março de 2012, as 13:48:46 por Patines » Registrado
michelterres
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 476

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 18


« Responder #38 : 18 de Março de 2012, as 13:54:36 »

Quanto a fonte vou ser charope tambem, não vou improvisar nada, ja pretendia fazer uma fonte dedicada só pra isso, mas muito obrigado pelas dicas, vou implementar aqui, muito obrigado.
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal