Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 16:46:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Parallel Op amps  (Lida 5376 vezes)
fovb
Visitante
« : 19 de Fevereiro de 2011, as 11:00:14 »

Estava procurando possíveis MODs para um Barber Direct Drive (2009) que entrou pra mim, e surgiu essa interessante matéria sobre operacionais soldados em paralelo.

Nunca tinha ouvido falar sobre e muito menos sabia que era possível.

Alguém ja fez?

Segue link

Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #1 : 19 de Fevereiro de 2011, as 11:09:03 »

Eu usava um arranjo parecido para comutar diferentes ROMs nos TK90X...

Com operacionais, isso deve aumentar a corrente de saída, mas pode resultar em instabilidade e/ou oscilação.  Um recurso que pode ajudar na interação dos op amps é usar resistores de uns 10R entre eles, ao invés de soldar diretamente, para tentar equilibrar a interação.  O legal deve ser experimentar, inclusive com operacionais diferentes, para resultados inusitados...
Registrado

Diego Costa
Visitante
« Responder #2 : 19 de Fevereiro de 2011, as 11:14:08 »

Bom, não entendo de operacionais e nunca li/ouvi sobre ligá-los em paralelo, e após sofrer na tradução do Google entendi menos ainda.

Só para eu me localizar no assunto: Quais tipos de operacionais podem ser "empilhados" nesse tipo de configuração? São "especificos" ou isso pode ser feito com qualquer CI?
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #3 : 19 de Fevereiro de 2011, as 11:37:27 »

Isso já foi debatido no fórum antigo e, se bem me lembro, a conclusão foi: isso é papagaiada.

Mas claro, meus neurônios não estão lá essas coisas.....
Registrado
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #4 : 19 de Fevereiro de 2011, as 11:41:49 »

Eu usava um arranjo parecido para comutar diferentes ROMs nos TK90X...

Com operacionais, isso deve aumentar a corrente de saída, mas pode resultar em instabilidade e/ou oscilação.  Um recurso que pode ajudar na interação dos op amps é usar resistores de uns 10R entre eles, ao invés de soldar diretamente, para tentar equilibrar a interação.  O legal deve ser experimentar, inclusive com operacionais diferentes, para resultados inusitados...

Eu tinha lido algo sobre cancelar ruidos randômicos por inversão de fase. Algo como um som ser amplificado pelos dois, quando uma instabilidade ocorre em um, no outro estaria em contrafase e seria anulada, mas isso até ai só faz algum sentido por causa das variações únicas e aleatórias de apenas um deles, não posso afirmar isso como uma verdade pois não sei, não testei nem me lembro onde tinha lido sobre pra postar aqui.

Benefícios comprovados:
- Maior corrente de saida
- Maior "variação de timbre" caso você use mais de um tipo

Até no site da barber ele recomenda "You may also find a carefully soldered iso resistor on the output can help, along with some changes in a resistor value or two" (Você também pode achar que um resistor soldado com cuidado as saidas pode ajudar, assim como mudanças nos valores de um ou dois deles)
Fonte: http://www.barberelectronics.com/parallelopamps.htm

Outros links interessantes sobre o assunto:
http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=51862.0
http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=60569.0
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #5 : 19 de Fevereiro de 2011, as 12:47:51 »

Isso já foi debatido no fórum antigo e, se bem me lembro, a conclusão foi: isso é papagaiada.

Mas claro, meus neurônios não estão lá essas coisas.....

Até concordo com você, Plautz, com relação às aplicações práticas da ideia, mas dessa podem advir mais frutos que outras, como aquela dos TRCs...   Smiley

Você tem o link para o fórum antigo?  Seria útil aqui.

Mensagem Mesclada
Bom, não entendo de operacionais e nunca li/ouvi sobre ligá-los em paralelo, e após sofrer na tradução do Google entendi menos ainda.

Só para eu me localizar no assunto: Quais tipos de operacionais podem ser "empilhados" nesse tipo de configuração? São "especificos" ou isso pode ser feito com qualquer CI?

Diego, seria o caso de se utilizar integrados com pinagem similar, como os TL072, TL082, TL062, 4558. 1458, por exemplo. 
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2011, as 12:54:11 por Adiel » Registrado

Jupterra
Visitante
« Responder #6 : 20 de Fevereiro de 2011, as 06:14:29 »

Interessante essa aplicação... principalmente quando há um ganho expressivo no final.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 20 de Fevereiro de 2011, as 07:41:03 »

Oi Pessoal

Quando se trata de SS, sou peixe fora d'água. No entanto existem certos conceitos que sempre se aplicam, não importa do que se trate. E para não me meter em fria, vou falar de algo que é bem conhecido de todos: Fuscas!

Um fusca transporta “confortavelmente” 4 homens adultos para passar o final de semana na praia. O bagageiro leva bem as 4 mochilas e como homem que vai para a praia com outros barbudos, em geral, não cozinha, não precisa de espaço para mantimentos. Compra-se sanduíches de salmonela na orla!

Se cinco homens forem juntos para a praia no fusquinha, vai ficar meio apertado, mas dá para ir. Alguém vai com uma mochila no colo e de tanto em tanto dá uma parada no posto de gasolina para esticar as pernas.

Se oito homens resolverem ir para a praia juntos, sem problema! Vão em dois fusquinhas! Mas seria melhor se fossem em uma combi! A combi leva confortavelmente 8 homens para a praia com bagagem para um final de semana prolongado! Apertando um pouco cabem 11! E fica mais barato que ir em dois ou três fusquinhas.

Mas tem gente que é muito popular, ou gosta de homem mais que o normal, e resolve ir a praia com 20 amigos. Neste caso pode ir com quatro fuscas, ou duas combis, ou melhor fretar um ônibus!! Daí você já vai com bastante espaço, bebendo enquanto desce a serra, já que o veículo vem com motorista uniformizado! E dá para levar pão, mortadela e uma panela com arroz que a mãe fez na véspera!

O que eu quero dizer é que sempre existe uma saída adequada ao problema. Colocar amp-ops ou válvulas em paralelo para conseguir mais corrente é como colocar fusquinhas em paralelo para descer à praia com amigos. Se você já está fretando dois ônibus, ou usando vários 2N3055, a situação é diferente, mas se você está empilhando fusquinhas, então está fazendo bobagem.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #8 : 20 de Fevereiro de 2011, as 12:30:53 »

Eduardo, nada pessoal, mas o que seria do azul, se todos gostassem do branco?  São questões pessoais, a gente pode dar uma opinião (ou duas, ou três...), semear um pouco e esperar para ver no que dá, não é?    Wink

Meu pai adora fuscas, e eu não consigo caber em um...   Cheesy

Mensagem Mesclada
Interessante essa aplicação... principalmente quando há um ganho expressivo no final.

O ganho no ganho (esquisito) não deve ser expressivo, só vai aumentar a corrente, na verdade.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #9 : 12 de Abril de 2011, as 10:30:12 »

Acho isso que o camarada fez de empilhar amplificadores operacionais, uma GRANDE BOBAGEM.
Os amplificadores operacionais vagabundos (todos esses que se usa nos pedais)  tem offset diferentes entre eles.   O que faz estabilizar a tensão na saída do amplificador operacional é a realimentação.

Mas veja só:  por terem cada um deles uma tensão de offset diferente, e um ganho estúpido de grande, o que vai ocorrer de fato é que somente um deles vai estar funcionando (se tivermos sorte) e os outros vão estar saturados, ou para o positivo ou para o negativo.

Eu diria que é um fusca indo pra praia, um parado e outro voltando, todos querendo passar o findi juntos na praia!

Ou seja:não vão funcionar...  e dependendo do CI, vai até queimar.  No melhor dos caso vai atrapalhar todo o funcionamento.  São tres fuscas, um indo pra cada lado pela mesma estrada e outro parado no meio, querendo ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.

Talvez funcione em casos muito específicos..offset muito baixo ou grande repetibilidade de CI para CI, ou pouco ganho.


Acho melhor esquecer essa coisa...   parece que só vai é atrapalhar.

Abraços, T+
Registrado
anaksun
Visitante
« Responder #10 : 12 de Abril de 2011, as 11:34:05 »

Simples , pega um lm386 faz um booster e testa .... Se queimar vai gastar 2 reais  o que não foi ruim , mas enquanto fica na teoria  não vai para lugar nenhum. Grin
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.064 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal