Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 05:32:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sobre aquecimento de transformador de pré  (Lida 7475 vezes)
Hilton
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2



« : 29 de Março de 2011, as 17:07:15 »

Pessoal, estou finalizando a montagem do meu sonhado amplificador com o TSW + Gainclone da Nabuco eletrônica. Estou nos últimos detalhes. (em breve posto fotos de todo o processo além de samples) e venho notando esse incoveniente aquecimento do transformador do pré-amplificador, um hayonik de 12+12v /400ma.  Cry

Realizei testes com ele sozinho na tomada alimentando o TSW, e no máximo fica um pouquinho morno. Quando ele está ligado com o transformador maior de 22+22/ 3A ele esquenta muito, a ponto de não ser ser possível encostar em sua carcaça além de vibrar como o transformador de 3A.

Estou fazendo as ligações pela correspondência...fios de 127 volts com fios de 127, 220 volts com 220, e 0 volt com 0 volt tudo na chave de seleção de voltagem.Tudo no tradicional esquema de ligação.

Testei outro trafinho junto com o maior e aconteceu a mesma coisa, mas somente ele, sem alimentar nenhum outro circuito. O problema aparece quando algum transformador menor é ligado com o transformador do power.

Existe algum outro tipo de ligação para evitar esse aquecimento?

Gostaria que o pessoal entendido em transformadores se possível, me explicasse esse incoveniente.

PS: Tirando isso, o som está matador, mas fico preocupado com o transformador entrar em curto.


Um abraço à todos.
« Última modificação: 29 de Março de 2011, as 17:11:54 por Hilton » Registrado

Long Live Rock N' Roll!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #1 : 29 de Março de 2011, as 17:19:44 »

Deve ter alguma coisa errada em sua ligação. Experimente ligá-los(os transformadores) separados, cada um com sua chave seletora de voltagem, ou direto na voltagem da rede da sua casa.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Hilton
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2



« Responder #2 : 29 de Março de 2011, as 17:23:27 »

Aí é que está...
Ligando cada um de forma independente, cada um com sua tomada, não aquece nada. Quando ligo os dois juntos na rede, o menor aquece demasiadamente.
Registrado

Long Live Rock N' Roll!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #3 : 29 de Março de 2011, as 17:30:22 »

Ainda acho que o problema está na ligação da chave.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 29 de Março de 2011, as 22:51:57 »

Já testei o TSW com transformadores de 100mA sem problemas. Meça a corrente com um multímetro. Verifique se o consumo exacerbado se encontra no lado positivo ou negativo da fonte. Mas acho que tem um curto em algum lugar!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
dritav
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 56

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 3



« Responder #5 : 29 de Março de 2011, as 23:55:40 »

Concordo com o Espanhol, acho que o problema está na ligação da chave seletora da voltagem. Os primários dos transformadores têm que ficar ligados em paralelo. Será que você não está fazendo com que eles fiquem ligados em série, o que, eu acho que iria causar um superaquecimento no transformador do pré devido ao maior consumo de corrente do transformador do amplificador. Se possível poste fotos da ligação dos fios dos primários dos transformadores na chave seletora de voltagem. Abraço.
« Última modificação: 29 de Março de 2011, as 23:58:54 por dritav » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #6 : 30 de Março de 2011, as 02:24:40 »

Desculpa, mas nao entendi muito bem as ligacoes.
Porque dois transformadores?
Os secundarios de cada um esta ligado como?

Se voce alimenta dois circuitos diferentes, por isso 2 transformadores, apenas o primario de ambos estao ligados juntos, pode estar havendo uma "interligacao" entre os transformadores.

Experimente desligar o fio de 220 de um dos transformadores, caso sua rede local seja 127, ou desligue o fio de 127 de um dos transformador se sua rede for 220.

Se os transformadores estiverem ligados na chave de 127/220 de modo em paralelo, (1 chave de 1 polo, ou ambos transformadores ligado no mesmo polo se a chave for 2 polos), pode ser ai o problema.
Nisto pode estar havendo sobre-tensao no transformador.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 30 de Março de 2011, as 06:40:34 »

Oi Hilton

Posta um esquema da ligação dos transformadores. Da forma como está escrito ficou confuso para mim.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Hilton
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2



« Responder #8 : 30 de Março de 2011, as 13:19:49 »

Pessoal. De fato estava fazendo uma besteira das grandes!! Toma na Cabeça

Tive um problema com minha máquina e a nova que comprei,não esta reconhecendo a câmera.( ainda to sem os drivers), portanto não tenho como colocar fotos.

De qualquer forma, quando cheguei do trabalho ontem a noite, desfiz as ligações.

Eu estava juntando os fios de ambos os transformadores e ligando nos dois terminais correspondentes a chave de seleção.

Ex: Fio de 127 do transformador do pré + fio de 127 do transformador do power...e assim em todos os outros. ( em série)

A chave tem 6 terminais. Quando liguei um transformador em cada lado da chave, o problema desapareceu.

Não sei se dá para entender, mas imaginem a chave nesse "esquema" aqui em baixo. Liguei assim e tudo foi resolvido.


127 pré===|      |===127 power

Fio da rede   |___| soldado no 2 terminais do meio

220 pré===|      |===220 power


Gostaria de entender o que aconteceu aí. Porque a ligação em série ocasionou o aquecimento do transformador "menor"?


Um grande abraço a todos e muito obrigado pelas dicas e a atenção.
Registrado

Long Live Rock N' Roll!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 30 de Março de 2011, as 13:52:09 »

O que aconteceu é o que sugeri em um post acima, foi a sobre tensao.
Explicando um pouco melhor:

Voce precisara de um voltimetro/multimetro, para entender de modo pratico.

Suponha que sua rede local seja 127V, para este exemplo.

Ligue os transformadores na rede eletrica.
Com o voltimetro, coloque uma das pontas no 0v do primario, a outra ponta coloque no fio de entrada de 220V.

O que voce vê?
220V!

O que acontece, é que ambos os 220 estao emitindo saida, essa emissao faz essa sobre-tensao, um transformador jogando para o outro, como um tem mais corrente que o outro, acaba tendo o aquecimento em apenas um deles, geralmente o menor por ser mais fraco.

Supondo que a rede seja 220V, acontece o mesmo, ambas saidas de 127 induz a sobre tensao.
Para este teste com rede de 220 é igual ao primeiro.
Uma ponta do voltimetro em 0V e a outra ponta em 127.
Voce tera 127v.

O primeiro exemplo serve para voce obter 220v, mas com baixa corrente.

A forma atual esta correta.
Mas um pequeno alerta.

127 pré===|      |===127 power

Fio da rede   |___| soldado no 2 terminais do meio  Certifique no transformador se o fio do meio é o 0V, geralmente o 0v é uma das extremidades.

220 pré===|      |===220 power
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal