Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 17:05:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvida no projeto do Double D  (Lida 4569 vezes)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« : 10 de Agosto de 2014, as 18:46:51 »

Dúvida:

Queria saber qual é a função desse capacitor (marcado com uma elipse vermelha no esquema abaixo) neste esquema? É um filtro?



Ele é fundamental ou pode ser retirado do esquema? Estou perguntando porque vi dois esquemas sobre o mesmo circuito e em um deles aparece este capacitor e em outro não.

Já montei este pedal 2 vezes, cada uma por um dos esquemas e no primeiro (sem o capacitor) fiquei com problema de pouquíssima atuação do pot de ganho GAIN2. Na montagem do segundo (com o capacitor), os dois pots de GAIN - que devem ter atuação independente (como se fossem 2 pedais em um só) - estão interferindo na atuação um do outro. Como conferi o esquema e está correto, imaginei que poderia haver alguma coisa relacionada com esse capacitor de 470uF...
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 10 de Agosto de 2014, as 19:32:10 »

É um filtro... e nada tem a ver com os sintomas que você citou...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #2 : 10 de Agosto de 2014, as 19:55:32 »

Verifique as ligações da chave SWC1. Somente com um erro nas conexões dessa chave é que haveria interação entre os dois volumes dos canais.

Abs
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #3 : 10 de Agosto de 2014, as 20:25:04 »

Sergiodam,

Tanto o kem;
É um filtro... e nada tem a ver com os sintomas que você citou...
Sendo um filtro, consequentemente, se não melhorar, principalmente quando estiver usando com fonte com baixa "filtragem", não vai atrapalhar em nada, assim como em termos de economia, não faria a menor diferença; eu usaria!

Quanto o Matec;
Verifique as ligações da chave SWC1. Somente com um erro nas conexões dessa chave é que haveria interação entre os dois volumes dos canais.

Abs

A ligação correta da chave determina o uso independentes dos dois canais; ou seja, 1 por vez, desta forma não teria como um interferir no outro.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #4 : 10 de Agosto de 2014, as 23:07:19 »

Oi, pessoal. Obrigado pela ajuda.

A ligação da chave que estou usando se refere a esse esquema abaixo, sugerido pelo autor. No desenho do esquema que postei  consta apenas o switch da esquerda.  Ele serve para alternar entre os estágios do 4049 que serão acionados, e os terminais centrais são usados pelo led bicolor de anodo comum. O switch on/off é feito externamente, mas obedeci ao que consta na ilustração.


.

Não reparei nenhum erro na ligação (o que não significa que eu não tenha comido uma mosca - quem sabe uma mariposa... Cheesy).

Abç e seguimos tentando.

A propósito, alguém já montou este projeto, ou sabe quem montou?
« Última modificação: 10 de Agosto de 2014, as 23:09:23 por Sergiodam » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 10 de Agosto de 2014, as 23:45:38 »

Sergiodam

Nem sempre toda a culpa é de erros que agente comete, vários erros na verdade são dos componentes. Essas chaves, ás vezes, quando aquecidas por um tempo, apresentam defeitos. Comigo já aconteceu. Bufando

Mas vamos ao que interessa:
Um potenciômetro só vai interferir no outro se as os terminais do meio estiverem em contato, então  pode haver algum curto na chave. Desligue um dos terminais Volume Lug (1 ou 2) e verifique se o defeito persiste. Se o defeito acabar pode ser mesmo a chave. Se o problema persistir, verifique se o terra dos potenciômetros está bem conectado.

Por enquanto.
Abraço
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 11 de Agosto de 2014, as 00:08:07 »

Sergiodam, tem fotos de como está a montagem, que possa postar?

Outra pergunta bem básica é: A versão do CD4049 que está usando é com sufixo "UB" ou "UBE"?

« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, as 00:18:46 por Alfredo Padrao » Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #7 : 11 de Agosto de 2014, as 00:20:33 »

Alfredo: Não tirei fotos da placa. Mas posso fazer isso amanhã, pois tenho que desmontar da caixa e já está tarde...

Matec: É verdade... Choro lágrimas de $$$ de pensar que pode ser a chave...   Cheesy  Vou fazer essa inspeção e aproveitar tirar a foto.

Abç

 Legal!

-----
Mistério resolvido...

O problema não estava na 3PDT nem em suas ligações. Estava no tone-stack. Ocorre que o projeto original não prevê controle de tonalidade, mas o autor comenta que seria legal colocar um controle em cada estagio. Eu, espertamente  Grin, peguei um esquema de tone aqui do HM e coloquei no projeto, só que encasquetei que ficariam muitos botões no pedal e pus apenas um na saída, ao invés de um para cada estágio. Moral da história, o circuito do tone estava juntando os estágios e simplesmente "comendo" o timbre do pedal.
Quando a cabeça não pensa o corpo paga, já dizia minha vó  Smiley  Mas valeu a experiência; mais uma que eu coloco na minha coleção.

Enfim, arranquei fora o tone e deixei o pedal como era originalmente. Ficou maravilhoso!!! Que pedal! Um estágio deixa o timbre macio e bluseiro, e o outro hiper-animal-heavy-total, mas muito bem definido. Gostei muito dele. O esquema do led bicolor ficou legal, só que troquei para catodo comum.

Ainda não tirei o tone-stack da cabeça e sigo pedindo a ajuda: alguém poderia criticar o esquema que coloquei no início do tópico (o desenho do tone está lá) e me dizer se preciso mudar alguma coisa nele (além, claro, de separar um em cada estágio?)

Obrigado pela força!  Legal! Depois de resolvido isso eu disponibilizo o esquema e o layout para quem quiser se aventurar.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2014, as 00:16:32 por Sergiodam » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #8 : 13 de Agosto de 2014, as 10:55:16 »

Uma questão sobre o tone-stack: seria possível usar os dois circuitos de controles de tonalidade (um para cada estágio), mas controlados por um único pot dual-gang, usando uma fileira de terminais para cada estágio, de modo a ter um único pot no pedal? Roll Eyes
Registrado
Bizzorro
Visitante
« Responder #9 : 13 de Agosto de 2014, as 13:11:53 »

Olá SergioDam, eu já montei esse pedal, há muito tempo atrás e acabei não usando...

E sim, é possível (e mais aconselhavel) usar um pot dual, para controlar a tonalidade dos dois estágios juntos, só se atente em usar o mesmo tone-stack nos dois estágios...

Abraços!
« Última modificação: 13 de Agosto de 2014, as 13:13:45 por Bizzorro » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #10 : 13 de Agosto de 2014, as 13:50:02 »

Sergiodam

Nos primeiros posts você não havia comentado nada de controles de tonalidade. Na próxima não deixe de falar de todos os possíveis Mods no projeto. Fica bem mais fácil assim.

Abraço.
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, as 18:08:32 por Matec » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #11 : 13 de Agosto de 2014, as 15:31:16 »

Sergiodam

Nos primeiros posts você não havia comentado nada de controles de tonalidade. Na próxima não deixe de falar de todos os possíveis Mods no projeto. Fica bem mais fácil assim.

Abraço.

De fato, Matec. Falha minha em não informar tudo. Ficarei mais esperto daqui para a frente. É que eu estava tão interessado em descobrir a função do capacitor que nem atentei que eu tinha outros problemas para me preocupar...  Acabou escapando a informação. Mas a ajuda de vocês foi fundamental para me levar a rever o projeto. Valeu mesmo. Legal!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal