Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 11:57:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Vantagem transformadores com derivação central  (Lida 11394 vezes)
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« : 06 de Abril de 2011, as 11:03:43 »

 Bom dia pessoal, venho aqui perguntar uma dúvida que me surgiu após pensar muito sobre o assunto.

 Como o título do tópico indica, quais seriam as vantagens em usar um retificador de onda completa com derivação central, em vez de uma retificação por ponte de diodos, pelo menos no que se refere a parte do B+ em circuitos valvulados?

 No livro sobre eletrônica que estou estudando o autor coloca que o uso de 4 diodos é mais eficiente, sendo seu custo menor que um transformador com o dobro de espiras no secundário, a menos que a tensão a ser retificada seja próxima a queda de tensão de condução dos diodos (já que na configuração em ponte a queda de tensão é maior, pois temos dois diodos em condução).
 Alguns gianinis possuem retificação em ponte, mas na maioria dos casos em amplificadores valvulados ainda temos apenas 2 diodos e a derivação central, e mesmo projetos mais modernos ainda temos essa configuração...

Sobre isso levantei as hipóteses sobre as vantagens:

-Tradicionalismo: Antigamente se usava no lugar dos diodos uma válvula retificadora e com o passar do tempo apenas retiraram a válvula e manteram o mesmo projeto só que com o uso de diodos.
-Há um melhor balanceamento das tensões, já que o transformador tem um terra "limpo" e portanto uma referência precisa para a tensão de B+

Sobre as desvantagens: