Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 19:02:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com Reverb - Tranquillo Gianinni True Reverber 67`  (Lida 3034 vezes)
pedrocalejon
Visitante
« : 10 de Abril de 2011, as 23:45:54 »

Olá gente!

Sou novo aqui no fórum, estou consertando um True Reverber 67 de um amigo, que estava com alguns problemas de solda fria, e válvulas de pré velhas.

Estou consertando à partir do esquema do True Reverber III, da Fender. à primeira vista, é o mesmo circuito.

Em um teste que eu fiz em casa com as válvulas velhas, o reverb funcionou, à pesar de um tanto de ruido. comprei as válvulas novas (3 12AX7 e 2 12AT7), fechei o ampli, e levei pra oficina de um amigo luthier, onde iria devolver o ampli para o dono.
Troquei as válvulas e nada do reverb funcionar, quando aumento o knob do reverb aparece um ruido estranho e o som do instrumento é atenuado.

Voltei as valvulas antigas... e nada denovo.

Abri o tanque de reverb, pra dar uma olhada, e percebi um fio solto na saída. Soldei ele no lugar e fui testar novamente.... nada!

Abri então o ampli, e comecei a checar por soldas frias... refiz umas 5... quase todas de filamento.

Montei denovo e.... nada!

Como o Tanque do reverb tava aberto, aproveitei pra tirar uma foto do adesivo, é um reverb da Sincro, tem até modelo, mas as impedâncias estão apagadas:




Alguém ja passou por esse problema, e pode me dar uma luz?

Minha oficina é nova, e ainda nao deu tempo ($$) de adquirir geradores de sinal e osciloscópios, então se alguém me der uma luz vai ser bem mais facil do que ter que verificar tudo na marra!


Ah, BTW, meu amigo falou em trocar o tanque.... alguém ja trocou tanque do True Reverber? sabe as impedâncias?


Coloco o link para o PDF do esquema que estou usando:
http://dl.dropbox.com/u/2931461/TrueReverberIII.pdf

Obrigado, galera!








Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 11 de Abril de 2011, as 08:20:16 »

Oi Pedro

Você já verificou se os potenciômetros estão bons? Vejo sempre gente sair trocando válvulas sem antes verificar se são mesmo as responsáveis pelo problema. Na maior parte dos casos, não são.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #2 : 11 de Abril de 2011, as 09:55:57 »

Tenho um amigo que trabalhou um muito tempo na gianini, quando levei o tremendão de um amigo para ele regular o bias e me dar umas dicas, o transformador do reverb estava queimado ele me disse que isso acontecia direto pois não se pode ligar o reverb sem a calha estar ligada ou o transformador queima, esse fio escapado ai não seria o mesmo que ligar o reverb sem a calha?
Registrado
pedrocalejon
Visitante
« Responder #3 : 11 de Abril de 2011, as 10:27:57 »

Citar
Você já verificou se os potenciômetros estão bons? Vejo sempre gente sair trocando válvulas sem antes verificar se são mesmo as responsáveis pelo problema. Na maior parte dos casos, não são.

O ampli veio parar na minha mão pra trocar os potenciometros... Troquei todos e troquei a chave de fase por um bypass de alta tensão pra aumentar a vida útil das valvulas.


Citar
Tenho um amigo que trabalhou um muito tempo na gianini, quando levei o tremendão de um amigo para ele regular o bias e me dar umas dicas, o transformador do reverb estava queimado ele me disse que isso acontecia direto pois não se pode ligar o reverb sem a calha estar ligada ou o transformador queima, esse fio escapado ai não seria o mesmo que ligar o reverb sem a calha?

Não sei, fallout, mas a primeira coisa que vou fazer quando tiver o ampli na minha mão novamente (está com o proprietário) vai ser verificar o transformador do reverb.

Alguém sabe qual a relação de espiras dele?
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #4 : 11 de Abril de 2011, as 19:01:59 »

Alguém sabe qual a relação de espiras dele?


Eu desmontei esse transformador queimado e contei as espirras dele e anotei 2833 espirras no primario e 104 no secundario, mas como não sabia nada de calculos de transformadores contei o primario uma a uma espira mas é certeza que contei errado o primario pois não vejo relação nesses numeros, mandei enrolar um transformador com essas especificações, funcionou mas com uma ruidera que você nem imagina.

Por que fazendo uma conta rapida aqui com esse secundario de 104 espirras o primario daria:
15kohms/8 = 1875 raiz quadrada = 43,3
43,3*104= 4503 espirras no primario  Huh?

Melhor passar as especificações e encomendar o transformador na lider e deixar que eles calculam isso, e o transformador que encomendei pedi com ferro de grão orientado e aida assim ficou baratinho.
« Última modificação: 11 de Abril de 2011, as 19:04:05 por fallout » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 11 de Abril de 2011, as 19:27:14 »

Esses trafinhos de reverb quando queimam são um caso sério mesmo porque são muitas espiras de finíssimo fio.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
pedrocalejon
Visitante
« Responder #6 : 18 de Abril de 2011, as 00:19:04 »


Por que fazendo uma conta rapida aqui com esse secundario de 104 espirras o primario daria:
15kohms/8 = 1875 raiz quadrada = 43,3
43,3*104= 4503 espirras no primario  Huh?

Melhor passar as especificações e encomendar o transformador na lider e deixar que eles calculam isso, e o transformador que encomendei pedi com ferro de grão orientado e aida assim ficou baratinho.

[/quote]



Da onde sairam essas contas??
Alguém tem um artigo decente pra me indicar sobre transformadores?!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #7 : 18 de Abril de 2011, as 10:17:27 »


Por que fazendo uma conta rapida aqui com esse secundario de 104 espirras o primario daria:
15kohms/8 = 1875 raiz quadrada = 43,3
43,3*104= 4503 espirras no primario  Huh?

Melhor passar as especificações e encomendar o transformador na lider e deixar que eles calculam isso, e o transformador que encomendei pedi com ferro de grão orientado e aida assim ficou baratinho.




Da onde sairam essas contas??
Alguém tem um artigo decente pra me indicar sobre transformadores?!
[/quote]

Tem alguns aqui no site mesmo.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
fallout
Visitante
« Responder #8 : 20 de Abril de 2011, as 16:30:17 »

Da onde sairam essas contas??
Daqui  http://www.megaupload.com/?d=APG56D54

Citar
Alguém tem um artigo decente pra me indicar sobre transformadores?!
Um artigo decente? Procure por "pequenos transformadores de franscisco l. singer"
Boa sorte!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal