Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 17:29:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvidas sobre válvulados (planejamento)  (Lida 3000 vezes)
Jorge R
Visitante
« : 07 de Maio de 2011, as 09:10:03 »

Senhores

Estou terminando a fase de planejamento dos meus valvulados e sobraram algumas dúvidas. Pretendo fazer tudo em forma de Rack, junto com os já prontos TSW e power LM3886. Vou colocar numa caixa os prés do Twin Reverb e o JCM800 (só o Hi-gain) e noutra o Iall 10,5. No caso dos prés, eu posso colocar as três 12AX7 dentro da caixa sem ter problemas de aquecimento?
Pretendo também fazer uma fonte única para os dois prés, com retificação e filtragem separadas, mas usando os mesmos transformadores. Isso pode gerar ruídos por compartilhar o terra apesar de não serem usados ao mesmo tempo?

Obrigado pela ajuda
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #1 : 07 de Maio de 2011, as 10:39:19 »

Jorge.
Quanto ao acondicionamento de válvulas em uma caixa, você deve deixar "aberturas para ventilação" além de um  bom "espaço interno".
Quanto à fonte, deixarei o Eduardo ou alguém mais habilitado esclarecer.
Abraços, cara.
Registrado
Jorge R
Visitante
« Responder #2 : 07 de Maio de 2011, as 11:58:04 »

Valeu Jupterra. Quanta á caixa, é uma RK-1U-A da Naoko, com 43x18x4,4cm e já vem com as perfurações de ventilação. Pensei nisso pois existem vários preamps comerciais em forma de rack, com as válvulas dentro da caixa. Com isso não precisaria da blindagem em cada uma. Só vou deixar só os transformadores do  lado de fora.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #3 : 07 de Maio de 2011, as 14:06:11 »

Oi Jorge

A 12AX7 aquece muito pouco. Pode por em caixa pequena e não precisa se preocupar muito com ventilação. Qualquer furinho vai bem. Mesmo depois de horas ligada dá para pegar no vidro sem se queimar. Já as 6BM8 do IALL esquentam bastante e precisam de espaço para ventilação.

Quanto a usar o mesmo transformador para os prés, sem problemas também. Se for bem feito, não vai gerar ruído. Se for mal feito, mesmo sendo fonte única, vai roncar feito louco. O segredo do silêncio é uma montagem limpa e bem planejada. Eu já construí amplificador com retificador de meia onda e sem transformador de força que era muito quieto.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Jorge R
Visitante
« Responder #4 : 07 de Maio de 2011, as 15:43:26 »

Obrigado pela resposta Eduardo. Eu estou ultimamente com uma "neura" em relação a ruídos. Estou lendo e fazendo todo o possível para esse projeto ser bem silencioso. Por isso separei  a fonte da placa dos prés e deixei os transformadores pra fora da caixa.
Só mais uma duvidazinha. Qual seria a melhor forma de alimentar os filamentos das três 12aX7? Vi as opções nos projetos originais de usar 12v DC regulados , ou 12v DC não regulados  com aterramento do pino 9, e o Gamal me sugeriu ainda corrente AC.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 07 de Maio de 2011, as 15:50:59 »

Oi Jorge

A melhor opção é DC regulado. Um integrado 7812 resolve bem o problema.

Se a válvula for boa, pode por AC ou DC sem regular que funciona bem. Mas se não for tão boa assim, melhor dar condições de trabalho facilitadas. Antigamente quando regular tensão era caro, usava-se AC e válvulas com filamento melhor. Hoje é mais barato usar válvula chinesa e reguar o filamento.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Jorge R
Visitante
« Responder #6 : 08 de Maio de 2011, as 13:06:20 »

Eduardo

Só pra fechar o projeto, seria como a ligação abaixo? Lembrando que eu teria que usar dois reguladores pra dar conta de 3 válvulas. Qual seria o valor de C1? 2200uF é suficiente? E sobre a opção de aterrar o pino 9, é útil ou necessário?

P.S.: Não pretendo usar válvulas chinesas  Grin
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 08 de Maio de 2011, as 17:32:19 »

Oi Jorge

A 12AX7 ligada em 12V consome apenas 150mA por válvula no filamento. Apenas um regulador daria conta de todos os filamentos.

Se for ligar conforme o esquema, então o pino 9 deve ficar aberto. Se aterrar um triodo não acende e o outro queima. O aterramento do pino 9 só deve ser feito se você usar uma fonte completamente independente para alimentar os filamentos. Por via das dúvidas, deixe aberto que estará a favor da segurança.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Jorge R
Visitante
« Responder #8 : 08 de Maio de 2011, as 17:50:20 »

Obrigado Eduardo. Minhas dúvidas se foram!!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal