Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 11:30:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: componentes e acessórios "homemade"  (Lida 2665 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 13 de Janeiro de 2012, as 09:17:47 »

Num outro tópico sobre teste de transformadores, foi citado o uso de resistência de chuveiro como carga pra testar transformadores.  Às vezes não temos componentes adequados pra um teste ou na hora de uma montagem de protótipo falta um componente bem simples, mas que sem ele não funciona.  Aí vale a improvisação e a criatividade.
Recentemente eu achei um site onde o pessoal fazia resistores não indutivos usando grafite de lapiseira e resolvi testar e fazer um.  Funciona, mas tem um coeficiente de variação de resistência com a temperatura negativo (se esquentar, a resistência diminui) e a resistência é baixa (máx de 10 ohm).  Veja o link:

http://www.troelsgravesen.dk/graphite.htm

Outro componente que pode ser perfeitamente "fabricável" em casa são capacitores de pequeno valor (até 2 a 3nF). Eu já fiz capacitor de 1nF usando simplesmente papel alumínio e fita adesiva de poliéster (depois eu posto fotos).  Eu tinha comprado fita pra isolar enrolamentos de transformadores e pensei em usar a fita de mylar (poliéster)  pra fazer o capacitor, já que ela tem espessura muito pequena e grande isolação.  Basta recortar duas fitas compridas de papel alumínio de largura menor do que a fita de mylar e com cuidado colar sobre duas fitas de mylar. depois dá um jeito de prender um pedaço de fio de cobre que vai servir de terminal em cada fita de alumínio. Depois é só enrolar em forma de rocambole, de forma que fique bem apertado (na verdade o capacitor é formado pelas camadas de papel alumínio separadas pela camada de mylar). Pronto, um capacitor de poliéster feito em casa !!  Dá pra fazer axial e coaxial.  Quanto mais comprido, maior a capacitãncia.  Uma fita de 10 cm x 12mm dá mais ou menos 1nF.
Outro "clássico" é o capacitor feito de dois fios isolados torcidos, para baixas capacitâncias (na casa dos pF).

Para resistores, já vi pessoas fazerem cargas de potência desenrolando resistências de fio nicromo e enrolando e prendendo em tijolos de cerãmica ou gesso, pra teste de fontes e amplificadores.
Experimentalmente, até um rabisco bem forte feito com lápis de grafite num papel serve de potenciômetro, com terminais de clipe de papel.  Numa hora de aperto ...

Se o pessoal puder compartilhar essas idéias, acho que muita coisa interessante e criativa pode aparecer.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 13 de Janeiro de 2012, as 09:25:46 »

Essas ideias sao legais.  Legal!
Mas aprovo apenas para fins didatico.
Registrado

fallout
Visitante
« Responder #2 : 13 de Janeiro de 2012, as 09:31:46 »

Para resistores, já vi pessoas fazerem cargas de potência desenrolando resistências de fio nicromo e enrolando e prendendo em tijolos de cerãmica ou gesso, pra teste de fontes e amplificadores.
Não sei bem ao certo a composição dos materiais, mas... Um amigo meu tec. eletronica ele usa uma resistencia de carga pra testar potencias automotivas, me pareceu ser um fio de cobre em espiral dentro de um pote de agua, não sei afirmar ao certo se é agua, ele colocou 2 enrolamentos dentro do pote cada uma da 4 ohms. Quando fizer uma visita pra ele eu pergunto certinho o que ele usou.
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #3 : 13 de Janeiro de 2012, as 09:44:23 »

 A primeira vez que eu consertei meu Meteoro Nitrous foi usando lápis. Eu não tinha resistor de 1M. Ficou bastante tempo funcionando.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal