Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 04:28:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: duvida sobre potencia de valvulados  (Lida 7825 vezes)
Kakko Crowley Wojtylla
Visitante
« : 08 de Maio de 2011, as 04:06:09 »

Ola, tudo bom com voces?

Estou com uma grande duvida, mas como não sabia onde exatamente perguntar, resolvi perguntar aqui. Se estiver no lugar errado, só me avisar =)

Bom, é o seguinte:

Adquiri recentemente uma pod hd 500, e estava a procura de uma solução para utiliza-la com uma potencia valvulada, e falantes, para ensaios, e possiveis shows.

Então vi a opção de pegar um meteoro scorpion; não sei se voces conhecem, mas é um combo da meteoro, com potencia de 40W valvulada(4xEL84) e dois falantes de 12"

Estava lendo sobre diferença de volume entre potencias diferentes de valvulados, e li que a diferença entre um 100W e um 50W em volume, é de cerca de 5db. Presumi que 40W, não ficasse tão mais baixo assim, estou errado?

Pois bem, ao ler o manual do dito-cujo, vi escrito: 40W stereo, dois canais de 20W

Aí ferrou minha mente...rs

Fiquei sem entender

Aí surgiram algumas duvidas:

Se eu ligar a pod, nos dois canais do scorpion, eu obterei o volume de um amp de 40W, ou vai ser como se tivesse dois amps de 20W, um do lado do outro?

Não tive muito contatos com valvulados até h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) só tive um SS de 100W

Por curiosidade, alguém que tenha mais experiência, saberia me informar, qual seria a diferença media de volume entre um SS 100W, e um valvulado de 40W ou 20W respectivamente?

Digo, minha preocupação, é que com o meu SS, eu conseguia ensaiar e até fazer shows sem me preocupar com o resto da banda(metal) me engolir, até me sobresaía um bocado. No caso, eu conseguiria ensaiar e até fazer shows, sem preocupação, com um amp de 40W ou até mesmo 20W valvulado?


Mil desculpas pelas inumeras perguntas =)
Desde já obrigado

E um grande abraço para todos do forum
« Última modificação: 08 de Maio de 2011, as 07:39:59 por Eduardo » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 08 de Maio de 2011, as 07:38:48 »

Olá Kakko

Bem vindo ao fórum!

Antes de mais nada, peço que preste mais atenção mais atenção ao português. Evite abreviaturas e “internetês”. Nosso fórum é lido por pessoas mundo a fora e temos a preocupação de termos mensagens claras aqui, certo?!

Primeiro a má notícia. Um quarteto de EL84 dá 30W. Com um projeto muito cuidadoso e forçando um pouco as peças dá para chegar nos 35W. A Meteoro está fazendo conta de mentiroso ao dar 40W como potência nominal do aparelho. Não entendi a coisa do canal no Scorpion, mas se ele for estéro, que eu duvido, tem 15W para cada lado.

A diferença que existe entre valvulados e estado sólido é o timbre. Potência é potência não importa sua origem. Um valvulado de 100W fala tão alto quanto um SS de 100W. Seu Scorpion vai falar tão alto quanto um amplificador de 30W.

A queda de volume quando se passa de 100W para 50W de 3dB e isso é um monte! De 100W para 30W a queda é de 5,2dB. A banda vai te comer!

O Scorpion tem um som mais adequado para quem toca blues ou Beatles. Não vai servir para metal em show. Para ensaiar, tudo bem, mas o timbre do aparelho é outro.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 10 de Julho de 2011, as 09:10:24 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
sandro_ventania
Visitante
« Responder #2 : 10 de Julho de 2011, as 07:44:44 »

   Olá Eduardo e demais amigos,

   Sou novo por aqui, estou lendo o fórum e aprendendo muita coisa!
   Mas agora li um dado que voce escreveu acima e me causou dúvida...
   De 50w para 100w é o dobro...o dobro em dB são 3dB, 6dB é 4x...10db é 10x...e assim por diante.
   Foi assim que aprendi, agora vc diz que  o dobro é 6dB.
   Sei que voce é um técnico qualificado e certamente sou eu que estou esquecendo alguma coisa.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 10 de Julho de 2011, as 09:04:13 »

O Eduardo se confundiu, mas a confusão tem motivo, quando calculamos o ganho de tensão em dB, a fórmula é 20 * log (Vout/Vin). Para potência, a mesma fórmula é 10 * log(Pout/Pin).

Assim, na ânsia de responder ele colocou 6dB.

Mas as demais colocações são totalmente próprias. 100W valvulados são iguais a 100W transistorizados.

A lenda de que o valvulado fala mais alto que o transistorizado advém do "mal" comportamento dos valvulados em relação ao potenciômetro de volume. Para encurtar a história, a maioria dos circuitos de potência valvulados para guitarra, comprimem um pouco o sinal, esta compressão faz com que o sinal tenha sua potência elevada na saída.

O problema é que se colocarmos os dois powers lado a lado, vamos observar que quando o pot de volume dos dois estiver no "talo", os dois falarão a mesma coisa. Nas posições intermediárias, por exemplo em 50% do curso, vamos achar que o valvulado fala mais, uma vez que o SS estará "obedecendo" o potenciômetro, mas o valvulado não (ou seja o valvulado rouba a competição).

40 Watts para guitarra (no caso 30Watts, como corretamente falou o Eduardo) é uma bela potência. Mas insuficiente para alguns bateristas mais exaltados.

Se nosso amigo Kakko Crowley Wojtylla vai poder usar o amp com a banda, eu não sei, depende da banda. Mas eu particularmente acho 30 Watts uma bela potência!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 10 de Julho de 2011, as 09:11:22 »

Oi Haroldo

Obrigado pela correção. De fato confundi as relações. Já está corrigido no texto original para não causar confusão.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #5 : 10 de Julho de 2011, as 11:02:01 »

Na prática (lá vou eu de novo) a escolha de um amplificador pela potência não é uma escolha completa.
Os 30w da potência do Scorpion da Meteoro são suficientes pra maior parte das aplicações que você vá fazer, onde precisar de mais volume, um simples microfone na frente do falante resolve seu problema.
O caso é que os falantes que vem com ele são terrivelmente ruins e eles acabam por fazer parecer que seu amplificador tem a metade da capacidade que ele realmente tem. É um som abafado, preso, parece que o som não sai de dentro da caixa.
Agora, o mesmo amp com falantes bons faz parecer que tem até mais potência do que realmente tem.
Então esse amp é uma boa opção se você investir e trocar os falantes.
Registrado

Salto - SP
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 10 de Julho de 2011, as 11:19:08 »

O Scorpion é realmente um valvulado estéreo feito para ser usado com prés à escolha do freguês ou modeladores específicos. Eu achei a idéia boa, principalmente no caso dos modeladores de boa qualidade com possibilidade de desligar a simulação de gabinete. São dois falantes de 12"(não são nem os melhores, nem os piores nacionais, mas são ruins e ineficientes) e a configuração valvulada citada no começo do post. Há quatro 12AU7's além das 4 EL84's.

Ele apresenta entrada de baixa impedância, a sensibilidade da entrada indicada é de 450mV. Achei um produto bem legal, porém penso que o mercado se interessaria por um modelo mais potente, de 60 até 100 watts ("vatis" como costumo ver nos vídeos no iutubis...rs).

Imagino que com a POD HD500 deva ficar muito bom, principalmente a possibilidade de poder ouvir os efeitos estereofônicos relamente separados, mesmo que não da forma ideal, pois os falantes ficam bem juntinhos. Mesmo assim, aqueles que já ouviram um Roland JC120 da vida (excetuando o Gamal. claro...rs) sabem como essa espacialidade pode adicionar dimensão ao som. No entanto não creio que isso seja um grande atrativo para quem toca metal...

O preço, pelo que vi, está na faixa dos R$ 1.200,00, o que é mais ou menos a faixa do Meteoro MGV 7, de 30 watts. É mono, mas tem o pré valvulado também, reverb de molas e send/return e apenas um falante de 12".
« Última modificação: 10 de Julho de 2011, as 11:21:24 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
sandro_ventania
Visitante
« Responder #7 : 10 de Julho de 2011, as 19:23:38 »

    Ok gente...ainda bem que errar é humano...já ia jogar meus livros fora he he he!!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal