Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:29:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte simétrica desbalanceada  (Lida 7287 vezes)
joebolinha
Visitante
« : 27 de Maio de 2011, as 14:06:08 »

Salve, pessoas!

Estou com um problema num ampzinho que meu primo deixou aqui em casa para tentar resolver uma zica. Ele é um guri muito novo que tá aprendendo a tocar guitarra e me perguntou se não podia tentar deixar ele funcionando na boa... eu respondi que sim, claro Smiley

Enfim.. para encurtar a estória.
se trata daqueles atomic drive 20w da meteoro (bem toscos). Ele tem um problema que aparenta ser na fonte de alimentação. A fonte de alimentação deste amp é simétrica,ok? na realidade é para ser 12v//0v//-12v. Porém, o que consta quando meço com multímetro é 14.9//0v//-8.7v.

Esquisito, não? Achei o esquemático do bichinho, porém está muito claro e fica difícil ver... não vi necessidade de postar aqui.

A fonte é retificada através de um ponte retificadora (ponte mesmo, não são diodos separados) e libera dois pólos de +18v e -18v, ok?

Na próxima etapa da fonte existem dois capacitores eletrolíticos de 2200uF (que já foram testados, estão ok) ligados em série. O polo negativo do primeiro vai pro - da fonte e o positivo do segundo vai pro + (naquele velho esquema).Depois destes vês os zeners 12v (que já foram testados também, estão ok) e por conseguinte, mais dois eletrolíticos para terminar a filtragem.

Já testei estes componentes de um por um e todos aparentam estar ok!
o transformador já foi testado e mede igual (14-0-14)... a ponte retificadora tem +18-0-18v após sua saída...

Vocês têm alguma idéia do que possa ser?

é normal, na medição do multímetro digital, as fontes simétricas sairem com essas medidas desbalanceadas?

Obrigado de antemão.
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #1 : 27 de Maio de 2011, as 14:34:55 »

Você tem certeza que a fonte é simétrica? Você tem o esquema eletrônico dele?

Quanto ao multimetro, ele vai marcar a tensão que estiver no circuito, as tensões medidas são as que estão ai.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
joebolinha
Visitante
« Responder #2 : 27 de Maio de 2011, as 14:50:41 »

Olá, grande! é sim, simétrica.

o esquema tá aqui:

http://www.4shared.com/document/lT8YWNr6/meteoro_atomic_drive.htm

abs!!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #3 : 27 de Maio de 2011, as 14:52:13 »

Pode ser que alguma coisa esteja em curto, ou uma resistencia muito baixa, fazendo uma das fazes ter uma tensão mais baixa que a outra... aposto uma maria mole que é esse eletrolítico.
Registrado
joebolinha
Visitante
« Responder #4 : 27 de Maio de 2011, as 15:00:03 »

Pensei nisto também, porém eles foram testados e tão ok.

Acho que seja um curto também.. porém, não na fonte. o +12 e -12v da fonte vão direto alimentar o integrado de pré (TL4560 - amp operacional duplo).. talvez seja ele?

o interessante que essa fonte tem 2 tensoes. um primeira para os 18v simétricos (integrado de saída) e outra para 12v simétricos (integrado do pré).. os 18v estão ok.. porém os 12v estão bem sinistros..

abs!
Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #5 : 27 de Maio de 2011, as 15:02:02 »

isola a fonte e mede os 12v novamente ai você mata a charada.

e aproveita e faz essa mod aqui ó:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1180.0

ajuda teu primo a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum). Guitarrista
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
joebolinha
Visitante
« Responder #6 : 27 de Maio de 2011, as 15:06:06 »

então, mark! é isso que eu tava confanbulando aqui no trabalho. quando chegar em casa vou tentar isso.

o isolamento dos 12v é meramente tirar o integrado de pré do circuito. o negativo vai no pino 8 e o positivo vai no 4.

vou tentar nao tirar o integrado todo.. remover apenas o ponto de solda.

ps: ahahha é isso que eu tô tentando. fazer com que ele continue nessa jornada guitarrística.

valeu!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #7 : 27 de Maio de 2011, as 15:07:49 »

O correto é isolar a fonte como disse o markb. Ela estando ligada existi carga, o que muda a leitura da tensão.
Registrado
joebolinha
Visitante
« Responder #8 : 27 de Maio de 2011, as 15:10:02 »

O correto é isolar a fonte como disse o markb. Ela estando ligada existi carga, o que muda a leitura da tensão.

bem lembrado, Marcos!

 Roll Eyes
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #9 : 27 de Maio de 2011, as 17:57:47 »

Pensei nisto também, porém eles foram testados e tão ok.

Testou como?

Dizer que um capacitor desse tamanho está bom mesmo só com capacímetro, e não tem saída mesmo.

Citar
Acho que seja um curto também.. porém, não na fonte. o +12 e -12v da fonte vão direto alimentar o integrado de pré (TL4560 - amp operacional duplo).. talvez seja ele?

o interessante que essa fonte tem 2 tensoes. um primeira para os 18v simétricos (integrado de saída) e outra para 12v simétricos (integrado do pré).. os 18v estão ok.. porém os 12v estão bem sinistros..

abs!

Se a tensão em vazio, ou seja, com a fonte desligada de tudo o mais, está corrta, então o problema é idepois. O que vai diretamente nos rails da fonte? Começa por ai.

Tira esse integrado e vê se a tensão volta ao normal.

Depurar é uma arte que poucos conhecem. E é chato pacas.

Abraços.
Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #10 : 27 de Maio de 2011, as 18:33:02 »

então, mark! é isso que eu tava confanbulando aqui no trabalho. quando chegar em casa vou tentar isso.

o isolamento dos 12v é meramente tirar o integrado de pré do circuito. o negativo vai no pino 8 e o positivo vai no 4.

vou tentar nao tirar o integrado todo.. remover apenas o ponto de solda.

ps: ahahha é isso que eu tô tentando. fazer com que ele continue nessa jornada guitarrística.

valeu!

Joe, não sei se foi equivoco seu, mas se o positivo vai para o pino 4 e o negativo vai no 8, está errado. Todos os dual-operacionais de audio que conheço são ao contrário (positivo no 8 e negativo no 4). Se estiver do jeito que você falou, invertá-o.
« Última modificação: 27 de Maio de 2011, as 18:35:00 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
joebolinha
Visitante
« Responder #11 : 28 de Maio de 2011, as 11:01:16 »

salve, salve pessoal!

o teste que eu fiz foi pelo método simples.. ehehhe. só pra ver se ele tá em curto ou aberto. acredito que se fosse problema menores no dielétrico, provavelmente eu nao teria problemas mais drásticos em relação a tensão.. talvez com ruído.

talvez eu tenha me equivocado mesmo. ele tá na posição certa.

PROBLEMA RESOLVIDO!!!  Palmas

Foi o que sucedeu, troquei o CI e ele voltou a viver. esse danado vem logo após a regulagem simétrica de 12v.. tava em curto, creio.

ps: alguém aqui pode me dizer se existe alguma diferença significante do 4558 para o 4560. não tinha 4560 em casa e terminei usando o 4558...

muito obrigado pela ajuda, galera!
« Última modificação: 28 de Maio de 2011, as 11:03:24 por joebolinha » Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #12 : 28 de Maio de 2011, as 12:12:27 »

"Quase sempre" que uma fonte apresenta diferentes tensões; deve-se testar a saída AC do transformador e se a mesma estiver correta; o problema estará após a fonte e normalmente é um CI ou Transistor  em curto.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal