Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 23:59:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: solda de estanho  (Lida 37921 vezes)
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #30 : 26 de Maio de 2011, as 08:17:38 »

Plautz,

eu sempre uso a esponja vegetal para ir limpando a ponta do ferro. Mas essa esponja aí eu nunca usei. Já vi uma na cozinha da minha mãe.   Roll Eyes
« Última modificação: 26 de Maio de 2011, as 08:20:02 por Marcos Câmara » Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #31 : 26 de Maio de 2011, as 08:21:43 »

Hahahahaha!!! Senhora Câmara vai ficar sem esponja!!!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #32 : 26 de Maio de 2011, as 08:23:06 »

Com certeza!  Cheesy Cheesy
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #33 : 26 de Maio de 2011, as 08:25:37 »

Com relação ao armazenamento e vencimento das soldas, para mim isso é novidade.  Meu pai (que também trabalha com eletrônica) comprou duas caixas de carretéis de solda de 500g cada, com algumas dezenas por caixa, da extinta marca Cesbra, Sn60, há mais de 20 anos, e ainda funcionam perfeitamente, sem ficarem opacas ou perderem a fluidez da soldagem, sendo, inclusive, muito superiores às marcas encontradas no mercado, atualmente.  Naquela época, a Best era a pior das soldas.
Registrado

Barech
Visitante
« Responder #34 : 26 de Maio de 2011, as 08:29:48 »

Algo que observei há alguns dias, é que a Best 60/40 (pelo menos o meu tubinho) está soltando muita sujeira.
Alguém notou isso, ou eu fui premiado?

Marcos,

As vezes acontece isso comigo também (a minha atual é cobix). Pode ser pelo próprio fluxo que a solda contém.

Uma coisa que passei a fazer foi o seguinte: usar sempre a esponja vegetal úmida para retirar o excesso de sujeira e depois enfiar a ponta do ferro (com trocadilho, por favor) algumas vezes em uma esponja igual a do anexo.

Fazendo isso a ponta do ferro fica limpíssima.

Nos supermercados aqui do Rio um par destas esponjas custa em torno de dois ou três reais. Lá fora chegam a cobrar três dólares por uma.

Abraços.

Cara na casa da minha sogra tem um monte dessas esponjas. _
Registrado
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #35 : 26 de Maio de 2011, as 08:35:48 »

Adiel, se naquela época a Besta era a pior, será que ela melhorou ou as outras ficaram pior hein?!...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...Apenas pra descontrair, mas realmente das que pude usar a best é a que dá melhores resultados.
Registrado

Long live the King!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #36 : 26 de Maio de 2011, as 10:07:07 »

Nao sei que milagre sao esses com a solda.
Pois a mesma contendo chumbo é obvio que podera sofrer com oxidaçao...
A solda vencida a pouco tempo, como alguns meses ou semanas, nao ficam tao ruins quanto parece.
Se estiverem muito velhas, durante a soldagem ela solta um caldo, ou maior residuo que o normal.
Pode ser o caso que o Marcos mencionou.
Pode ser que no ambito do que a pessoa espera, ou a forma de exigencia, a solda nao apresente irregularidades, mas pelo menos para mim, eu desqualifico a solda nestas condicoes...

Sobre a esponja, costumo usar esponja de aço (popularmente chamado de bombril) para limpar a ponta do ferro de solda.
Sempre antes de qualquer soldagem na placa dou uma passada de bombril.

O que algumas vezes fiz com a solda, foi passar uma esponja de aço em um pedaço que fosse usar, mas mesmo assim eu nao gostava muito do resultado.


Nao tenho tido este tipo de problema a um bom tempo, pois na oficina um carretel dura pouco tempo, em torno de 3 meses, e em casa compro apenas quantias de 5 metros no maximo.
Registrado

Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #37 : 26 de Maio de 2011, as 10:52:19 »

quando usar a esponja vegetal? tipo eu costumo usar sempre que a ponta do ferro fica preta (acho que solda que queima) como que a ponta do ferro deve ficar? estanhada, tipo depois que limpar a ponta estanhar logo em seguida? como funciona?
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #38 : 26 de Maio de 2011, as 10:54:37 »

A esponja vegetal umidecida, você deve usar sempre que a ponta do ferro estiver suja ou com excesso de solda.
Estanhar a ponta do ferro se faz antes de começar a soldar.
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #39 : 26 de Maio de 2011, as 10:56:07 »

eu deixo a esponja umida o tempo todo, vou limpando quando necessário na soldagem
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #40 : 26 de Maio de 2011, as 12:46:07 »

GrAmorim, foram 80 quilos de solda, em carretéis de 500g cada, Sn60, de 1mm e de 1,5mm.  Não há caldo algum nas caixas, e funcionam muito melhor que as soldas da Cobix e Best que tenho encontrado atualmente, que duram pouco na minha oficina, também.  Meu pai usa para construção e manutenção de aparelhos retransmissores de TV, tanto em chassis, pontes de terminais, como em circuitos impressos, de nossa confecção ou comerciais.  De vez em quando eu ainda pego um carretel desses para usar na minha oficina, quando me descuido e fico sem.

Eu realmente não sabia que havia a questão da validade do material, pois nossa experiência comprova o contrário, ao menos com relação a essa marca, que era a melhor que conhecíamos naquela época, e continua superando todas as atuais em quaisquer sentidos.  Não é milagre, talvez a qualidade dos materiais utilizados, que é muito baixa, nas atuais marcas.  A Cesbra era a solda mais cara, fabricada em Volta Redonda RJ, mas devem ter parado de fabricá-la por causa da concorrência, que usa material inferior, podendo ter preços mais acessíveis.
Registrado

Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #41 : 26 de Maio de 2011, as 12:49:40 »

Uso sempre uma esponja ou pano úmido para retirar o excesso de solda que fica na ponta... quando termino de trabalhar sempre estanho a ponta, e passo o pano úmido, para que fique uma com uma camada fina e regular de estanho, serve para protege-la da oxidação.

Estanhar a ponta é recomendação do fabricante.

Quanto o aparecimento de residuos na solda, isto tem sido frequente comigo... creio que o GrAmorin tenha razão quanto a validade... mas isto, pelo mesmo para mim, não condena a solda.

O projeto que fiz para meu colega... tenho certeza que daqui uma semana ele ja estará esquecido em um canto... mas se for um ampli.... aí o controle de qualidade entra em ação...


Mensagem Mesclada
Adiel a Best se comporta como o GrAmorin disse. Deve ser a marca!
« Última modificação: 26 de Maio de 2011, as 12:52:05 por Lamer » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #42 : 26 de Maio de 2011, as 15:03:32 »

Adiel a Best se comporta como o GrAmorin disse. Deve ser a marca!

Pode ser isto mesmo.
A Cobix apresenta a mesma coisa.
Em ambas, tem etiquetas ou carimbo de validade.

O chumbo é oxidavel, novamente repito isso.
Talvez um material de qualidade maior, tenha um tempo maior de validade, mas muitos anos ja nao sei...

Não há caldo algum nas caixas...

O caldo que me refiro, nao sai da solda em seu estado sem uso, e sim solta quando é derretida pelo soldador.
Começa com aumento de residuoss, depois acabam soltando um caldo meio pastoso.

Me parece que soldas de maior diametro duram mais, as dos carreteis verdes (referencia pela Best) duram mais que as azuis. Tenho um resto de solda em um carretel marrom (Best) este carretel ganhei de um amigo, a muitos anos atras, ele aparentea estar bom, fica guardado em uma gaveta, e nao uso esta solda.
Ja os ca rreteis laranja (de 5mm) que tive, se estragaram rapido, mesmo bem armazenado.
Esta solda laranja que tenho, quando vai usar, solta muito residuo, mas a soldagem fica ate boa. Nao sei se da avarias depois.
Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #43 : 26 de Maio de 2011, as 15:15:32 »

Vou fazer testes, e verificar esses detalhes.
Registrado

alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #44 : 12 de Fevereiro de 2018, as 23:34:03 »

Sei que o tópico é antigo, mas queria comentar uma situação que achei estranha aqui utilizando a solda Cobix.

A minha Best acabou e acabei usando a Cobix mesmo, por conta da loja mais próxima de casa só vender Cobix.

A questão é que a solda Best logo após esfriar fica com a aparência brilhante. Agora, a Cobix que comprei recentemente fica opaca, parecendo uma solda fria. Durante a soldagem ela fica brilhante mas imediatamente após esfriar e solidificar no local que estou soldando, da para ver ela mudando de brilhosa para opaca.

Pelo que eu sei essa aparência está relacionada para identificar solda fria de uma solda bem feita.

Alguém já notou isso ?

Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal