Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 20:30:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: solda de estanho  (Lida 37899 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #60 : 17 de Fevereiro de 2018, as 18:41:29 »

Muitos equipamentos eletrônicos que usam solda sem chumbo se tornam descartáveis e com vida útil curta.  O Playstation3 é um bom exemplo. Depois de uns 5 anos a maioria deles começou a dar um defeito chamado de luz vermelha da morte (o led de ligado fica vermelho e não inicializa mais). Isso ocorre por causa da solda sem chumbo que com o calor gerado nos processadores parece que começa a trincar e aí desfaz as conexões.
Quando eu quero jogar, eu desmonto o PS3 (milhões de parafusos, argh) e esquento de novo os cis com a estação de ar quente. Aparentemente refaz as ligações e o videogame funciona por um tempo, até apresentar novamente o defeito.
A solução definitiva seria fazer o "reballing", que seria trocar a solda sem chumbo por solda de estanho e chumbo, mas é coisa difícil de se fazer em casa, já que os cis são do tipo BGA e a solda são bolinhas minúsculas que precisam de um stencil para serem posicionadas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #61 : 17 de Fevereiro de 2018, as 20:13:19 »

A.Sim... Você já experimentou a solda da Soft Metais?
Eu uso ela faz tempo, e não sei mais se ela é boa ou se me acostumei com ela. E acabo de descobrir que a minha é 63/37 (embalagem laranja)...  Roll Eyes



-----
Muitos equipamentos eletrônicos que usam solda sem chumbo se tornam descartáveis e com vida útil curta.  O Playstation3 é um bom exemplo. ...
Teve uma época que os chipsets da nVidia também tinham esse problema...
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2018, as 20:15:04 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #62 : 17 de Fevereiro de 2018, as 20:33:12 »

A.Sim, obrigado pelas respostas.
Eu sempre usei a solda best, mas já tem alguns carretéis que só compro cobix, pois aqui na cidade só vende essa.
Sempre fiz minhas placas e nunca tive problemas com a soldagem, o que mais me incomoda nela realmente é a sujeira e a fumaça (acredito eu que seja pelo fluxo).
Porém, andei comprando umas placas industriais, SEM as ilhas metalizadas. Minha dificuldade para soldar nestas placas é incrivel. Não sei qual o processo de fabricação, mas é bem dificil "caldear a solda" em componentes com terminais mais robustos, como chaves e potenciometros.
Pensei ser problema com a solda, mas peguei um pedaço de placa de fenolite, furei e soldei de boa.
Enfim, vou comprar uma best 60/40 para ver se melhora isso!
Alguém ja passou algum trabalho soldando estas placas? Não sei se é alguma quimica do processo ou algo do tipo, mas o fato é que estou refazendo algumas das placas que comprei (qualidade e aparência ficam bem inferiores as compradas) para poder trabalhar...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #63 : 17 de Fevereiro de 2018, as 21:15:27 »

A.Sim... Você já experimentou a solda da Soft Metais?
Eu uso ela faz tempo, e não sei mais se ela é boa ou se me acostumei com ela. E acabo de descobrir que a minha é 63/37

Essa marca não tem por aqui.

Mas já que tens a 63/37, poderias fazer o teste da bolinha de solda e confirmar as minhas experiências.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #64 : 17 de Fevereiro de 2018, as 22:42:11 »



Mas já que tens a 63/37, poderias fazer o teste da bolinha de solda e confirmar as minhas experiências.
Posso fazer sim... Como procedo?
Já adianto que ela "escoa" bem. Mas como eu disse, posso ter me acostumado com a solda.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2018, as 23:46:48 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #65 : 17 de Fevereiro de 2018, as 23:17:28 »

Muitos equipamentos eletrônicos que usam solda sem chumbo se tornam descartáveis e com vida útil curta.  O Playstation3 é um bom exemplo...

Obrigado pelo esclarecimento, quase comprei um Carretel delas!  Cheesy
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #66 : 18 de Fevereiro de 2018, as 00:11:07 »



Mas já que tens a 63/37, poderias fazer o teste da bolinha de solda e confirmar as minhas experiências.
Posso fazer sim... Como procedo?
Já adianto que ela "escoa" bem. Mas como eu disse, posso ter me acostumado com a solda.

Pega uma placa virgem, com o cobre limpo. Encosta o ferro de solda verticalmente na superfície e vai fazendo devagar uma bola de solda na ponta. Em certo momento, a bolinha encosta na placa e " escoa " pelo cobre.

A 63/37 escoa... mas a 60/40 escoa "muito melhor "...
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2018, as 00:14:22 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #67 : 18 de Fevereiro de 2018, as 01:11:24 »

O ideal seria eu ter as 2 para comparar então...  Embarrassed
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #68 : 19 de Fevereiro de 2018, as 00:01:18 »

Bom, solda 60/40 é fácil de se conseguir em qualquer oficina.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #69 : 19 de Fevereiro de 2018, as 04:18:17 »


A solução definitiva seria fazer o "reballing"


Eu estava afim de aprender a fazer reballing e assistindo muitos vídeos encontrei várias pessoas que fazem esse procedimento em casa com churrasqueira elétrica. Já tentou fazer reballing desta forma ?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #70 : 19 de Fevereiro de 2018, as 19:05:31 »

Eu estava afim de aprender a fazer reballing e assistindo muitos vídeos encontrei várias pessoas que fazem esse procedimento em casa com churrasqueira elétrica. Já tentou fazer reballing desta forma ?

O problema é achar o stencil correto para os processadores do PS3. As bolinhas de solda (que não são baratas) são posicionadas com o stencil no chip depois que a solda antiga é retirada e a placa e o chip limpos. Depois posiciona-se o chip sobre a placa e vai para o aquecimento. Para fazer o check, usam aparelhos de raio-x.
Uma coisa é fazer o reballing (que é trocar a solda), outra coisa é o reaquecimento da placa.  Colocar a placa num forno pode danificar outros componentes como capacitores eletrolíticos e partes plásticas.  Por isso a estação de ar quente é mais viável, pois consegue esquentar apenas uma parte da placa.



Olha a trabalheira que dá pra fazer no PS3:
https://www.deskdecode.com/reballing/

BGA é invenção do demo.   Evil
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2018, as 19:46:42 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #71 : 20 de Fevereiro de 2018, as 15:45:07 »

Poisé, fiquei com esta dúvida também...
Até tem outros carretéis cesbra pra vender, mas na embalagem diz TIN Quimica e Soldas, dai já viu né?!
Quando tua solda chegar, tu avisa a galera se é original (pelo menos se ela é boa)
Segue o endereço da solda que penso ser fake (ou que trocou de nome):

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-948705740-solda-estanho-cesbra-100mm-60x40-embalagem-com-0500-gramas-_JM



Uma pergunta aos entendidos:
Qual a melhor composição? 60/40 ou 63/37?
 (estanho/chumbo)
Estou olhando a best 0.8mm e tem dos dois tipos e é praricamente o mesmo preço.
Este link é de solda falsa.

O anterior é quente.

Chegou em 01 dia. SP-CWB.




Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #72 : 20 de Fevereiro de 2018, as 16:25:32 »

TIN Química e Soldas
Uma nova VISÃO

A TIN Química e Soldas é uma empresa remanescente de uma das maiores indústrias de solda do país, a CESBRA, que teve seu nome presente por décadas, na construção da credibilidade força do mercado de estanho no Brasil ( sic ).

Retirado do site da TIN.

Não é solda falsa, apenas mudou de nome.

-----
Eu lembrei de um fator que o pessoal pode estar esquecendo, e que com certeza afeta a qualidade das soldas : a temperatura do ferro de soldar.

Há ferros no mercado cuja temperatura da ponta atinge facilmente 500 ºC... não vou dizer que é um tal de Toyo... é fácil identificar um ferro quente demais, pois o estanhado da ponta desaparece rapidamente após se ( conseguir ) efetuar um ponto de solda. No caso do citado, leva apenas alguns segundos !

A temperatura ideal de um ferro é aquela que permite derreter a solda e aquecer a junta. Com o ponto de fusão da 60/40 em 187 ºC, não é necessário ir muito além dessa temperatura para se executar uma boa soldagem. Todos nós estamos a par da recomendação dos fabricantes quanto à soldagem de semicondutores, onde os datasheets sempre recomendam cerca de 300 ºC máximos por 10 s por terminal. A natureza não-controlada dos ferros de solda comuns fazem com que a temperatura da ponta em aberto seja até superior a isso, com a temperatura caindo à medida que o ferro é utilizado.

Eu uso há muitos anos os ferros Hikari de 40 W para o uso geral, que têm uma durabilidade excelente ( é só não raspar a ponta ) e permitem ajustar a temperatura posicionando-se a ponta mais para dentro ou mais para fora, conforme o desejado. Novamente, a temperatura correta é a menor temperatura que permite fundir a solda, aquecer a junta e executar o trabalho num mínimo de tempo. Qualquer temperatura acima dessa deve ser evitada.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2018, as 17:07:30 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #73 : 20 de Fevereiro de 2018, as 18:00:32 »

A.Sim, interessante. Eu fiz uma pergunta no link da solda Tin, o vendedor me disse que o fabricante era tin e a marca cesbra. Será que manteve a qualidade?
Outra coisa interessante e o tempo de solda em cada terminal, 10s por terminal é tempo pra caramba (risos), dependendo do CI, aqui eu soldo rápido pra não ter riscos...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #74 : 20 de Fevereiro de 2018, as 19:08:29 »

A.Sim, interessante. Eu fiz uma pergunta no link da solda Tin, o vendedor me disse que o fabricante era tin e a marca cesbra. Será que manteve a qualidade?
Outra coisa interessante e o tempo de solda em cada terminal, 10s por terminal é tempo pra caramba (risos), dependendo do CI, aqui eu soldo rápido pra não ter riscos...

Quanto à qualidade da solda, leia a postagem anterior " o mito da solda ruim ". Observe que fabricar solda não é coisa para fabricante pequeno e pouca escala. Quem fabrica solda mira o mercado industrial, que compra toneladas de solda por mês, e o produto não pode ser ruim... imagina os clientes devolvendo toneladas de solda não-conforme. A fábrica fecha no primeiro mês.

O fabricante recomenda 10 s máximos; claro que é uma eternidade para o montador experiente.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2018, as 19:10:57 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal