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Autor Tópico: solda de estanho  (Lida 37780 vezes)
raphaelCoelho
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« Responder #75 : 20 de Fevereiro de 2018, as 21:45:12 »

A.Sim, interessante. Eu fiz uma pergunta no link da solda Tin, o vendedor me disse que o fabricante era tin e a marca cesbra. Será que manteve a qualidade?
Outra coisa interessante e o tempo de solda em cada terminal, 10s por terminal é tempo pra caramba (risos), dependendo do CI, aqui eu soldo rápido pra não ter riscos...

Quanto à qualidade da solda, leia a postagem anterior " o mito da solda ruim ". Observe que fabricar solda não é coisa para fabricante pequeno e pouca escala. Quem fabrica solda mira o mercado industrial, que compra toneladas de solda por mês, e o produto não pode ser ruim... imagina os clientes devolvendo toneladas de solda não-conforme. A fábrica fecha no primeiro mês.

O fabricante recomenda 10 s máximos; claro que é uma eternidade para o montador experiente.

Eu lí as postagens, quando disse ruim, disse comparando/igualando com a cobix. Fluxo ruim no caso.
Realmente, tenho usado a cobix, por ser a única nas lojas aqui da cidade, e geralmente não tenho muitos problemas para soldar. Mas a fumaça e sujeira na ponta do ferro e no entorno do ponto de solda é impressionante.
Como disse num post anterior, neste tópico:

"Andei comprando umas placas industriais, SEM as ilhas metalizadas. Minha dificuldade para soldar nestas placas é incrivel. Não sei qual o processo de fabricação, mas é bem dificil "caldear a solda" em componentes com terminais mais robustos, como chaves e potenciometros.
Pensei ser problema com a solda, mas peguei um pedaço de placa de fenolite, furei e soldei de boa.
Enfim, vou comprar uma best 60/40 para ver se melhora isso!
Alguém ja passou algum trabalho soldando estas placas? Não sei se é alguma quimica do processo ou algo do tipo, mas o fato é que estou refazendo algumas das placas que comprei (qualidade e aparência ficam bem inferiores as compradas) para poder trabalhar"

Minha curiosidade em relação as soldas disponíveis é realmente por estes problemas citados acima...
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Finck
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« Responder #76 : 20 de Fevereiro de 2018, as 22:49:26 »

Eu sempre notei que algumas marcas de solda parecem exigir mais temperatura e/ou solidificar mais rápido, e a coisa fica mesmo pior quando se tem componentes robustos, capazes de dissipar melhor o calor do ferro.

Com solda "da boa" (Best 60/40 é a minha referência, mas não vou discutir se disserem que tem coisa melhor no mercado) eu consigo até soldar carcaça de potenciômetro com meu velho Hikari de 30W. Com solda "menos boa" (mesmo sendo 60/40), nem aplicando pasta de soldar eu consigo.

Hoje fui ver que chumbo tem temperatura de fusão superior ao estanho, e custa 8 vezes menos. Tem cara de Fator Pinóquio sendo aplicado.
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Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
A.Sim
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« Responder #77 : 20 de Fevereiro de 2018, as 23:19:01 »

Não há muitos tipos de liga de solda no mercado . Olha aí a tabelinha https://radioamador.files.wordpress.com/2011/02/solda.pdf
:

Liga Sn/Pb    Cor Carretel     Ponto fusão

63/37           Laranja           183 ºC
60/40           Azul                189 ºC
50/50           Amarelo           212 ºC
40/60           Verde              235 ºC
25/75           Marrom           267 ºC

Quem estiver em dúvida com relação à liga da solda de sua preferência ( ou escolha forçada ), é só fazer o teste do forninho. Achando-se o ponto de fusão, determina-se a composição da liga.

Devem ter te vendido solda de rolo verde... afinal, para o vendedor da madeireira, 60/40 e 40/60 é a mesma coisa, idem para 25/75, "qualé o pobrema ? "...
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2018, as 23:22:17 por A.Sim » Registrado

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« Responder #78 : 22 de Fevereiro de 2018, as 16:32:02 »

Oi Pessoal

Eu já sofri muito com solda. Como o A.sim, também venho de uma cidade pequena onde ainda é muito difícil de se encontrar coisas para eletrônica. O que eu pude perceber ao longo dos anos é que o que de fato diferencia uma marca de solda da outra é o fluxo interno, já que a liga é algo difícil de se "errar". Se a liga estiver incorreta, a causa mais provável é má fé do fabricante, já que se errou na doze de um componente, é só colocar mais do outro e fica tudo certo. Meu cunhado trabalha com ligas de cobre especiais (cobre-zircônio, cobre-berílio, etc) e eu vi na prática como se corrigem ligas.

Ao contrário do A.sim, nunca precisei me desfazer de um rolo de solda. O que eu fazia quando a solda que conseguia não era das melhores era comprar fluxo a parte. Existem fluxos pastosos muito bons, como os da WE. Eu deixava um potinho de fluxo perto e ia molhando a ponta da solda na pasta. Por pior que fosse a solda, o fluxo a parte sempre me permitiu fazer soldas de qualidade.

Também prefiro usar solda com chumbo 60/40. Minha impressão sobre a liga eutética bate com o que o A.sim reportou. Ela não flui bem.

Ultimamente tenho usado um pouco de solda sem chumbo em coisas de menor responsabilidade. Protótipos que pretendo desmontar depois ou conexões em ponte de terminais. A única razão para eu usar a solda sem chumbo é para aproveitar os pedaços que sobram depois que eu termino de galvanizar as placas com estanho. A galvanização deve ser feita com solda sem chumbo, pelo perigo do envenenamento com sais de chumbo. Depois de usar na galvanização o fio de solda fica mais fino e quebradiço, o que impede que eu consiga trama-lo na minha grelha de galvanização. Daí só serve como solda mesmo.

Abraços

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« Responder #79 : 27 de Fevereiro de 2018, as 03:33:12 »

Estou montando uma plaquinha hoje a noite e lembrei deste tópico. Como tenho solda Best 60-40 e solda Cobix 60-40, resolvi usar as duas e ver se tem alguma diferença no brilho. Eu tirei as duas fotos seguintes com o celular e virei a mesma placa pra ter mais ou menos a mesma iluminação pra cada solda. Eu soldei uma fileira do soquete (estampado) de ci de 8 pinos com uma solda e a outra fileira com a outra marca.




Não ficou muito bom de se ver, então tirei foto com o microscópio:



Não vi muita diferença.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2018, as 03:35:13 por xformer » Registrado

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« Responder #80 : 27 de Fevereiro de 2018, as 03:52:31 »

Poxa xformer , você tem razão ,não há diferenças, será que melhoraram o produto da época que eu usei até agora ? pode ser esse o motivo de ter ficado com essa aparência, pois as que eu soldei ficaram com cor opaca e parecia suja, detalhe , usei o mesmo ferro de solda.
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« Responder #81 : 27 de Fevereiro de 2018, as 13:21:53 »

Poxa xformer , você tem razão ,não há diferenças, será que melhoraram o produto da época que eu usei até agora ? pode ser esse o motivo de ter ficado com essa aparência, pois as que eu soldei ficaram com cor opaca e parecia suja, detalhe , usei o mesmo ferro de solda.
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Daniel, pode ser que eles tenham melhorado no fluxo interno, pode ter sido um lote ruim na sua solda, ou como os pontos de solda que eu fiz são pequenos não deu pra perceber bem. Eu vou continuar soldando com a Cobix e ver se num ponto de solda maior ela fique ruim.
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« Responder #82 : 27 de Fevereiro de 2018, as 17:23:57 »

A solda Cobix "é" 60/40. O fluxo é que é fedorento e medonho.

Num produto feito com metais caros como estanho e chumbo, o fabricante poupa no fluxo para economizar centavos.

E pensar que os japoneses usavam solda com fluxo "perfumado".

É cada uma...
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2018, as 17:25:34 por A.Sim » Registrado

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« Responder #83 : 27 de Fevereiro de 2018, as 18:33:48 »

A solda Cobix "é" 60/40. O fluxo é que é fedorento e medonho.

De fato. O cheiro do fluxo da Best é menos irritante que o da Cobix, mas em termos de qualidade da solda, faz pouca diferença. Como eu disse, atualmente estou usando um carretel 60/40 Cobix e um 99,5 Best. O Cobix solda melhor, mas o Best cheira melhor.
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