Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:58:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 52 53 [54] 55 56 ... 59   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Baby Wonder  (Lida 493990 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #795 : 12 de Agosto de 2014, as 11:13:37 »

Pessoal,
Estou pensando em fazer a montagem do Baby Wonder ponto a ponto em uma placa com turrets.
Vi uma postagem de nosso amigo casacunha onde ele publicou este esquema de ligações ponto a ponto, neste caso ele não usou o sistema de turrets mas já é uma grande ajuda em minha empreitada.

Alguém aqui tem alguma dica? Encontram algum erro neste layout?
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #796 : 12 de Agosto de 2014, as 18:49:31 »

Sim, tem erro. O anodo de D3 e D4 devem ser unidos.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #797 : 12 de Agosto de 2014, as 20:01:54 »

É mesmo! Eduardo. Obrigado, vou repassar o esquemático e montar um layout novo já prevendo o formato dos componentes que tenho aqui. Depois público aqui para o pessoal dar uma avaliada.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #798 : 20 de Agosto de 2014, as 11:32:05 »

Pessoal, tenho uma duvida bem básica.
Como faço para dimensionar o valor de um fusível de proteção para este amp?
Quais valores devo considerar? Posso usar simplesmente P=UxI ou tem algum segredo?
Se for algo muito complexo poderiam me indicar alguma literatura sobre o assunto?
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #799 : 20 de Agosto de 2014, as 13:08:05 »

Pessoal, tenho uma duvida bem básica.
Como faço para dimensionar o valor de um fusível de proteção para este amp?
Quais valores devo considerar? Posso usar simplesmente P=UxI ou tem algum segredo?
Se for algo muito complexo poderiam me indicar alguma literatura sobre o assunto?

Segundo o PDF do BW, o transformador de força tem secundários de 6,3V x 800mA e 127V x 30mA.   Isso exige um transformador de 6,3x0,8+127x0,03=8,85VA. Considerando perdas, o primário deve ter uma potência de uns 10VA (potência nominal do transformador).
Logo para saber a corrente no primário devemos dividir os 10VA pela tensão da rede usada (127Vac ou 220Vac por exemplo).
No caso de 220Vac:   10/220 = 45mA.   Essa seria a corrente em operação normal, então podemos dimensionar um fusível acima desse valor, por exemplo 100mA. 

Ocorre que ao ligar o amplificador, os filamentos estarão frios e eles consumirão uma corrente maior no filamento, assim como os capacitores de filtragem estarão descarregados, exigindo também uma corrente inicial maior.

Dessa forma, é melhor usar um fusível lento (slow) pra que mesmo usando  fusível com corrente de ruptura sendo o dobro da corrente em funcionamento normal, ele não se queime ao ligar o amplificador.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #800 : 20 de Agosto de 2014, as 17:48:06 »

Xformer,
Obrigado novamente! Muito bem explicado com sempre! Legal!
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #801 : 07 de Outubro de 2014, as 15:24:05 »

Pessoal, eu de novo com uma pergunta tola...
Vocês acham que seria viável acrescentar um valvecaster dentro do baby wonder?
Existe algum ponto neste circuito que eu consiga uma tensão entre 9V e 12V para alimentar o valvecaster? Se não, adicionar uma fonte especifica para o valvecaster dentro do mesmo chassi poderia trazer algum ruído ao amp?
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #802 : 07 de Outubro de 2014, as 19:59:30 »

Com o transformador original você não vai ter corrente suficiente para alimentar os filamentos de uma 12AU7. Então não se trata de "arrumar 9 ou 12V".

Usar uma fonte independente pode ou não introduzir ruído, depende de como você a instalar. Se o seu chassis tiver espaço para acomodar mais um trafinho em cima, você pode colocar retificação e filtragem dentro, e as chances de ruído serão baixas (seguindo os "truques" básicos, como trançar os fios de CA e não colocá-los em paralelo com fios/cabos de sinal).

Você pode pensar em usar este trafinho adicional apenas para alimentar os filamentos da válvula do Valvecaster (em CA mesmo, 12V ou 6V, dependendo de como ligar os filamentos), e usar a própria alta tensão do Baby para alimentar o B+ do "pedal", recalculando os resistores de anodo e catodo. Com isso, vais ter mais ganho de volume, mais headroom, e uma distorção mais agradável.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #803 : 08 de Outubro de 2014, as 10:38:24 »

Fink, Obrigado amigo!
Vou por o transformador então em cima do chassi. Você sabe onde posso conseguir mais informações sobre estes truques de como trançar os fios de CA? Tem algum tópico aqui que trata deste assunto?
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #804 : 08 de Outubro de 2014, as 13:20:24 »

Já li algumas dicas adicionais:
- Só precisa trançar se os filamentos forem alimentados com AC, assim o campo eletromagnético (que induz ruído) criado por um fio é cancelado pelo do outro fio. Em DC não há variação no sentido da corrente, há o campo eletromagnético, mas sem variação de sentido, e isso não é audível.
- Usar fio sólido (não flexível) é melhor e ajuda na formatação e dobras dentro do chassis.
- Quanto mais torcidas nos fios melhor (pelo menos 6 a cada polegada, evidentemente isso depende da bitola do fio, que por sua vez depende da corrente que vai passar)
- Tinha um lance de alimentar primeiro as válvulas que consomem mais corrente nos filamentos, com fios mais curtos e grossos (pra perder menos tensão nos fios) e depois levar a corrente para as válvulas com menor consumo (que estariam mais longe e portanto com fios mais longos).
- Use dois fios de cores diferentes, assim consegue perceber melhor o trançamento e se os fios ficam do mesmo tamanho.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #805 : 20 de Outubro de 2014, as 02:13:10 »

Boa noite senhores.

Depois de uns dois anos com os componentes guardados, finalmente montei o meu amplificador.

Por conta do horário, fui obrigado a me conter e só poderei testar o amplificador depois.

Seguem algumas fotos do resultado da montagem:









As fotos não ficaram nítidas, mas precisava compartilhar com os senhores.

Muito obrigado a todos, em especial ao Eduardo pelo projeto do Baby Wonder, além dos componentes da Altana Tubes, e ao Plautz pelo excelente Layout.

Saudações!

Sergio
Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #806 : 20 de Outubro de 2014, as 10:34:03 »

Sergio, parabéns pela montagem, assim que testar comenta aqui para gente o resultado.
Você já pensou em algo para o chassi?
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #807 : 20 de Outubro de 2014, as 12:47:31 »

Sergio, parabéns pela montagem, assim que testar comenta aqui para gente o resultado.
Você já pensou em algo para o chassi?

Muito obrigado Etelvino Costa.

Vou tentar fazer ainda hoje um Speaker Cable novo para testar e darei um feedback aqui.

Acredito que o chassi será feito com chapa de alumínio dobrada.

Abraço.


Os Orange drops deram um charme pra placa! Show!

Obrigado Bossman.

Só encontrei Orange Drops de 600 volts. O C1 (10nF) ficou por cima dos bornes. Vou procurar os de 200 volts no Ebay e talvez eu substitua ao menos o C1.

Abraço.

Sergio
Registrado
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #808 : 23 de Outubro de 2014, as 15:10:33 »

Ontem a noite testei o amplificador em um gabinete de 1 alto falante de 12 polegadas.

Ele tem um timbre bem limpo, muito bonito. Com o volume mais forte, ele tem um drive bem legal.

A potência é impressionante, considerando seu tamanho. Por esse motivo, tive que usar um pedal overdrive regulado com pouco drive e bastante volume para poder distorcer em volumes mais fracos. Também gostei muito da combinação entre amplificador e pedal.

Considerei a opção de embutir um circuito de booster/drive antes da válvula de pré, quando eu providenciar o chassi, pois serão raros os momentos em que poderei abusar do volume.

Ele funcionou de primeira, mas os controles de volume e tom não estavam atuando (ficava com o volume sempre no máximo). Conferi todas as ligações e soldas, e decidi trocar os potenciômetros Alpha por dois comuns que eu tinha. Com a troca, eles passaram a funcionar, embora o controle de tom esteja mais grave com o potenciômetro aberto e mais agudo com ele fechado. Ainda não testei os potenciômetros que retirei, mas acredito que o problema era a solda, já que ultimamente tenho tido dificuldade para soldar, por conta de efeitos colaterais de medicações que causam tremedeira nas mãos.

Assim que possível gravarei algo com o amplificador, para demonstração.

Segue uma foto dele com os filamentos das válvulas acesos:



Abraços.

Sergio
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #809 : 23 de Outubro de 2014, as 17:08:27 »

Ainda não testei os potenciômetros que retirei, mas acredito que o problema era a solda, já que ultimamente tenho tido dificuldade para soldar, por conta de efeitos colaterais de medicações que causam tremedeira nas mãos.

Pela foto da placa antes da troca (presumo), não parece haver algum problema na solda dos terminais dos potenciômetros. Deve ser problema neles mesmo. Pegue o multímetro e veja se a resistência deles (uma das pontas no meio do potenciômetro e a outra em qualquer dos outros terminais - eu tenho duas pontas de prova para multímetro com garras jacaré nas pontas, facilita bastante nesses casos) e veja se ela (a resistência) varia uniformemente com a rotação da haste. Normalmente os potenciômetros se estragam se ficarem muito tempo com os terminais aquecidos durante o processo de soldagem. Se estiver com a rotação mole, às vezes vale a pena abrir a carcaça e apertar (abrir) a molinha que aperta o cursor e verificar se a trilha de carbono está integra. Uma limpeza com limpa contatos também resolve em alguns casos.
Se o seu problema é tremedeira nas mãos, o meu é de enxergar durante a soldagem (e fazer furos nas placas de circuito impresso virou um tormento) ha ha ha.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 52 53 [54] 55 56 ... 59   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal