Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Junho de 2024, as 16:02:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 46 47 [48] 49 50 ... 59   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Baby Wonder  (Lida 511826 vezes)
vinealonso
Visitante
« Responder #705 : 26 de Julho de 2012, as 14:59:16 »

Certo, só pra que eu entenda melhor, nesse caso, vou ter que inverter as posições dos componentes que tem lado pra soldagem, pois vou estar montando eles de forma "espelhada", e as válvulas vão continuar do mesmo jeito, certo?
Registrado
vinealonso
Visitante
« Responder #706 : 30 de Julho de 2012, as 15:03:13 »

Pessoal, ontem montei meu baby wonder, meu primeiro amp!
Hoje apenas vou colocar uma vávula 6AU6 que caiu e quebrou (nossa isso me partiu o coração, foi triste...  Cry) e o resistor de 270r 5W que comprei na altana mas me mandaram de 1/8w, ligar os jacks de saida, entrada, chave liga/desliga, fusivel e entrada de força.

Montei tudo com muita atenção, liguei os transformadores conforme indicado, comparei tudo com fotos e posts do fórum. Porém como vi que deve-se tomar cuidado com amplificadores valvulados, mesmo que sejam pequenos, gostaria de saber se tem algum procedimento que eu deva fazer antes de ligá-lo pela primeira vez.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #707 : 30 de Julho de 2012, as 15:40:56 »

Rever tudo mais uma vez. Fora isso, só se você for supersticioso...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
vinealonso
Visitante
« Responder #708 : 30 de Julho de 2012, as 15:52:55 »

Ok!

HUhuhuhuh vou ver meu 1o ampzinho falando! Será!?

-----
Montei, pluguei num Celestion de 12" 75W, fala mas beeem baixinho... o que pode ser?

----

Falouuuu! Aaaaltooo! Bonitoooo! Senti falta de agudos, fiz as mods que o Alex Frias falou, mas vou voltar ao original pra ver como fica.

Em breve fotos!

-----
Pessoal, estou trocando o capacitor de 2n2 por de 1nf, pra voltar o projeto ao original.

Encontrei um aqui, porém ele é um desse: http://img.tootoo.com/mytootoo/upload/49/492368/product/492368_a29c5150db62b7d756b4f7145a1a08e5.jpg

No esquema diz que tem que ser de 200v ou mais, esse não é muito alto? Ou pode ser esse mesmo?
« Última modificação: 31 de Julho de 2012, as 17:44:49 por vinealonso » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 179
-Recebido: 169



WWW
« Responder #709 : 01 de Agosto de 2012, as 02:02:10 »

Pessoal, estou trocando o capacitor de 2n2 por de 1nf, pra voltar o projeto ao original.

Encontrei um aqui, porém ele é um desse: http://img.tootoo.com/mytootoo/upload/49/492368/product/492368_a29c5150db62b7d756b4f7145a1a08e5.jpg

No esquema diz que tem que ser de 200v ou mais, esse não é muito alto? Ou pode ser esse mesmo?

Pode usar esse capacitor sim.
O valor de tensão em capacitores é a máxima extrema que eles suportam, e não um valor constante que eles mantém de carga (que parece ser a interpretação que os iniciantes tem).

Sempre se deixa uma margem de segurança entre a tensão máxima dos capacitores e a tensão da fonte (normalmente, a "regra da mão direita" pra capacitores é 2x a tensão da fonte), mas não tem problema nenhum de usar um capacitor que suporte tensões ACIMA dessa margem de segurança (por isso o "200v ou mais" no projeto do Baby Wonder).
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #710 : 01 de Agosto de 2012, as 08:02:54 »

Vinealonso,

As modificações que fiz ficaram interessante, na minha opinião, para quem sente falta de mais graves. Porém não creio que elas só devam ter um resultado positivo se for usado um transformador de saída com uma resposta de graves mais estendida que a do usado no projeto original. Como o próprio Eduaro colocou, se enviar um reforço grande de frequências baixas que o transformador de saída não responda, resultará em algum tipo de saturação desnecessária do próprio.

Eu não sei o resultado desse tipo de coisa, por isso peço para reportarem aqui as opiniões de quem tentou as mods que postei terem sido feitas no meu BW. Ou BMW, Baby Modded Wonder...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
vinealonso
Visitante
« Responder #711 : 01 de Agosto de 2012, as 10:45:58 »

Entendo, realmente não me liguei na questão do transformador de saida... mas ele não ficou com saturação, mas ficou muito sem agudos ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, ai voltei ao original e ficou muito bom pra minha opinião, mas valeu MUITO a experiência, de trocar componentes, e ver a mudança no timbre, também valeu a experiência de caçar o capacitor nas sucadas de eletrônica que tenho aqui, e a felicidade de encontrar! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ o que eu chamava de lixo virou ouro!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #712 : 09 de Agosto de 2012, as 15:03:55 »

O Eduardo escreveu logo no começo do tópico que para usar uma 6V6 na saída do Baby basta trocar o soquete (e obviamente cuidar da pinagem). Só que eu queria experimentar outros sabores...

Seria possível usar uma EL84 sem mudanças na topologia do circuito?

De quais componentes eu teria que trocar valores? Imagino que, no mínimo, o resistor de catodo teria que ser alterado mas, uma vez que eu não faço a mínima idéia de como dimensioná-lo, qual seria um valor "razoável" para começar a testar?.

E o transformador de saída? Estou usando um 5 kohms / 5W da Líder, penso que com a tensão baixa de alimentação usada no Baby não deve haver risco do transformador ficar subdimensionado em termos de potência, mas não custa perguntar...

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #713 : 09 de Agosto de 2012, as 17:43:40 »

Oi Finck

Querer gastar uma EL84 em um circuito como o do Baby Wonder é temerário. É uma válvula muito diferente da EL90. Eu recomendaria que você partisse para um AX84 em lugar de adaptar o BW.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #714 : 09 de Agosto de 2012, as 18:40:04 »

Quando você fala de AX84 você se refere ao P1 ou Hi-Octane, Eduardo?

Se sim, é razoável pensar em alimentar um destes circuitos com a mesma tensão de alimentação do Baby, e usar o mesmo transformador de saída? Neste momento trata-se realmente de uma "experiência" (que apenas eventualmente poderá evoluir para algo, digamos, mais "sério"), então eu não queria investir em  novos transformadores, e sim experimentar com os que eu já tenho (ou seja, os do Baby).

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #715 : 09 de Agosto de 2012, as 19:26:29 »

Quando você fala de AX84 você se refere ao P1 ou Hi-Octane, Eduardo?

Qualquer um deles

Citar
Se sim, é razoável pensar em alimentar um destes circuitos com a mesma tensão de alimentação do Baby, e usar o mesmo transformador de saída?

Nem com reza brava!

Citar
Neste momento trata-se realmente de uma "experiência" (que apenas eventualmente poderá evoluir para algo, digamos, mais "sério"),

EL84 não é válvula para "experiência". É para coisa séria! Quer brincar um pouco mais antes de partir para um projeto grande? Ótimo! Apoio sua iniciativa! Ainda tem o 100buck e dois IALLs pela frente!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1903
-Recebido: 450



« Responder #716 : 23 de Setembro de 2012, as 13:15:50 »

Elton e aqueles dois resistores em série quase fechando curto com o chassi ali ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
fallout
Visitante
« Responder #717 : 23 de Setembro de 2012, as 13:24:42 »

Elton e aqueles dois resistores em série quase fechando curto com o chassi ali ?
É só impressão que a imagem passa, eles estão a uns 3mm do chassi.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.119

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #718 : 23 de Setembro de 2012, as 13:46:54 »

Elton e aqueles dois resistores em série quase fechando curto com o chassi ali ?
É só impressão que a imagem passa, eles estão a uns 3mm do chassi.
Afasta mais... Se ele levar uma pancada de leve, pode movimentar esses componentes e dar um curto.
Seguro morreu de velho... Wink
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #719 : 23 de Setembro de 2012, as 17:48:56 »

Caraca!!! Primeira coisa que reparei foi os resistores quase tocando o chassi, isola eles, acho mais seguro. Abraço!
Registrado
Páginas:  1 ... 46 47 [48] 49 50 ... 59   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.062 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal