Equalizador em Amplificadores Valvulados

Started by bossman, 15 de June de 2011, as 21:30:34

Previous topic - Next topic

bossman

Administrator
DIY Freak
gfr

Oque ocorre se pusermos todos no 10 ? Dá pra você fazer essa simulação por gentileza ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

visioncb

Hand MasterMind
Segundo esse calculator, lembrando de cabeça...

Esses tonestacks eles tiram um bocado das frequencias médias.. acredito porque as guitarras costumam ter esses médios como frequências predominantes..

Nessa curiosidade, jogando o médios no 10, teria que deixar os controles lá pelo 3, 4, ou então como gfr postou.. deixando o médios no 5 e o resto zerado..

O que é engraçado p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) todo mundo espera que os três no 5 seja a configuração flat

gfr

Colaborador
Posso simular daqui a pouco, não estou com o TS Calculator instalado aqui, esta figura eu catei pelo google. Se a memória não me trai, fica um notch nos médios, mesmo com o botão de médios no máximo.

Uma outra opção que dá uma resposta mais plana, seria usar um potenciômetro com chave no botão de médios, você aciona a chave ele desconecta o pot de médias da terra. Aí não tem perda, pelo contrário, tem uns MESA das antigas que usavam este recurso como "boost". No TS Calculator não dá pra mudar a topologia dos circuitos, mas eu posso simular colocando um valor de vários mega no pot de médios.

-----

Um detalhe, o "James" (que a galera faz confusão com o Baxandall) só fica flat com tudo no 5 se a curva dos potenciômetros (log) for certinha, se no meio a percentagem não estiver cravada vai dar uma variação.

-----

Tudo no 5:

photo hosting

Tudo no 10.

image host

Agudos=0, Médios=10, Graves=0,2 (em zero faltava um tiquinho de graves pra ser flat). Note a perda de mais de 20dB!

upload photo

Botando o pot de médios como 1000 mega pra simular uma chave abrindo a conexão pra terra. Não fica flat, tem um pouco de brilho. Quase benhuma perda. Botando os agudos em zero fica mais flat e tem menos perda ainda (é a segunda curva nesta captura).

picture hosting
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer

kem

DIY Freak
É gritante como a perda com tudo no maximo do TS Fender é muito maior que do Marshall...
I don't want to die young...
I want to diode!

bossman

Administrator
DIY Freak
Quem poderia imaginar que pra usar um amp. de guitarra em flat fosse necessário estudar a fundo sobre o assunto ?? Muito obrigado por ter feito as simulações gfr.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

visioncb

Hand MasterMind
Esse programinha é muito útil.. seria muito interessante se dessem continuidade a ele de você modificar os componentes de lugar, ou até mesmo um vst que você injeta um som e ele, em tempo real, modificaria..

Sonhar é bom  :D

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Pra você ver, Bossman, pra timbrar guitarra tem que fazer quase tudo errado...rs (guitar_player
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Finck

Handmaker
Quote from: visioncb on 11 de August de 2012, as 13:54:53
Esse programinha é muito útil.. seria muito interessante se dessem continuidade a ele de você modificar os componentes de lugar, ou até mesmo um vst que você injeta um som e ele, em tempo real, modificaria..

Sonhar é bom  :D

Oras, sempre se pode improvisar...

Você pode usar um programa de tratamento de áudio que tenha equalizador gráfico (como o Sound Forge, por exemplo), e "copiar" a curva de equalização exibida no programinha do tone stack para experimentar os efeitos...

O programinha permite alterar os valores dos componentes. O que se pode fazer é colocar valores que, na prática, representem a eliminação de componentes. Ou seja, alterar absurdamente o valor dos capacitores para que não influenciem em nada dentro do espectro audível,  e usar resistores de 1 ohm (ou menor, não lembro de o programa permite). Já mudá-los de lugar, acho meio desnecessário, entendo que o programinha tem as as várias arquiteturas testadas e aprovadas.

Abraço

Finck

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...