Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 02:19:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pintura x Revestimento  (Lida 8988 vezes)
Lucas grabauskas
Visitante
« : 24 de Junho de 2011, as 18:08:52 »

Olá pessoal! Estou montando (mais) uma caixa e tenho algumas dúvidas quanto a como revesti-la.

Pelo que vi, explorando os outros tópicos, a maioria parece revestir com courvim ou algo similar... no entanto, não gostaria de mexer com essas coisas de cola e tecido e tudo mais, acho que tem grande chance de não ficar legal.

A minha caixa anterior foi pintada com tinta preta comum (não lembro qual... tenho que procurar nas anotações) e logo encheu de risquinhos, não parece ser muito resistente. A caixa tem uns 6 anos e tá com cara de bem gasta.

No entanto, a caixa mais velha que temos aqui, meu pai montou pouco antes de eu nascer, e parece nova até hoje. Ou seja, pouco mais de 23 anos e a pintura quase não tem sinais de desgaste, como arranhões. O problema é que ele não se lembra mais qual tinta usou, e mesmo com várias pesquisas no google ainda não consegui achar nada parecido. Será que alguém aqui conhece?

Segundo meu pai, a tinta era algum tipo de resina grossa, que vinha numa lata como de tinta mesmo. Aplicada com pincel/rolinho, logo em seguida era necessário aplicar calor na superfície (no nosso caso, com uma lâmpada infravermelha própria para aquecimento). Com isso, a tal resina ia enrugando e endurecendo.

Alguém conhece/já viu/já usou algo parecido? Posso tirar fotos amanhã, pra ajudar a visualizar o efeito...

Valeu!
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #1 : 24 de Junho de 2011, as 18:19:08 »

Cara quando eu ajudava um amigo meu a fazer umas caixas de uma PA ele me mandava numa lojinha comprar um tal de "bate pedra" era meio "acinzentado". ele pintava toda a caixa e ficava bom, mas não tinha esse detalhe do calor. ou ele não sabia.
mas acho que logo alguém pode te ajudar melhor.
Boa sorte
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
flaviobei
Visitante
« Responder #2 : 24 de Junho de 2011, as 19:26:20 »

é a bate pedra mesmo, usada em carros... deixa a pintura meio texturizada..

http://www.maxirubber.com.br/produtos-batida-de-pedra.asp?grupo=8
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #3 : 24 de Junho de 2011, as 19:56:45 »

Quando a gente pintava, ficava texturizado mesmo.
talvez seja por isso que eu tinha que pintar no sol de 1 da tarde.  Huh?
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
diogogranado
Visitante
« Responder #4 : 24 de Junho de 2011, as 21:48:17 »

É essa batida de pedra que o pessoal das caixas de PA usa. É barata (naminha cidade custa em torno de R$8,00 a lata) e é solúvel em água. Ela já vem pronta pro uso e pode ser aplicada com um pincel grosso. ´Se quiser esse efeito enrugado, não aplique o pincel dando pinceladas, vá batendo ele de leve com o corpo erguido pela superfície.

-----
Procura a marca ANJO que é boa.

-----
Os amps Hughes & Kettner série Attax usam esse tipo de revestimento. Alguns Laneys antigos também. O bom é que depois de seca vira uma espécie de borracha e aceita tinta por cima. Se precisar retocar no futuro, é só pintar por cima.
« Última modificação: 24 de Junho de 2011, as 21:52:35 por diogogranado » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #5 : 24 de Junho de 2011, as 22:00:21 »

O acabamente fica texturizado se usado um rolo de pintura também. Aqui na minha cidade custa por volta de 8 dilmas também.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Gilberto Assis
Visitante
« Responder #6 : 24 de Junho de 2011, as 23:54:48 »

olá pessoal,sou novato por aqui.fabrico caixas a alguns anos e uma boa pintura começa com uma boa preparaçao da madeira.para ocultar furos, fendas, riscos etc... devemos usar massa corrida para madeira,lixar bem, aplicar fundo e depois pintar.nas grandes  lojas de tintas, é possivel fazer cursos grátis de pintura.são cursos rápidos (um dia em média) mas são muito bons e não precisa ser pintor profissional pra se inscrever.fica aí a dica...
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #7 : 26 de Junho de 2011, as 23:19:41 »

Mesmo nesse caso, seria interessante passar uma mão de seladora em toda a caixa antes? ou é desnecessário?
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Lucas grabauskas
Visitante
« Responder #8 : 27 de Junho de 2011, as 01:17:17 »

valeu, pessoal, por todas as respostas!

Nesse link que o flaviobei passou, diz que deve ser aplicado sobre uma camada de tinta ou primer... será que faz falta, se não tiver? Bem, tinta comum tem sobrando por aqui, acho que dá pra fazer...

Vou ver se encontro esse negócio de bate pedra por aqui, e passar pro meu pai pra ver se foi isso mesmo que ele usou, vinte anos atrás...

Obrigado pela ajuda!
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #9 : 27 de Junho de 2011, as 12:31:14 »

Quando a gente pintava era sobre uma base preta, mas quando acabava a gente colocava direto na madeira mesmo.
realmente esse acabamento é interessante, eu estava pensando como ficaria se fizer em cases, mas como já revesti o meu, vai ficar pra próxima.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #10 : 27 de Junho de 2011, as 22:21:38 »

O acabamente fica texturizado se usado um rolo de pintura também. Aqui na minha cidade custa por volta de 8 dilmas também.

bossman me acabei de rir com as ''8 dilmas'' Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
Rodrigo Amaral
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 612

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2



« Responder #11 : 02 de Julho de 2011, as 13:27:44 »

Estou terminando a caixa de mais um Fender Princeton.
Dessa vez me arrisquei a fazer o acabamento com tinta branca e verniz, com a intenção de deixá-la semelhante a pintura de guitarra.
E olha, não está sendo fácil.
A caixa é de compensado e mesmo depois de eu passar algumas camadas de massa pra nivelar e ter lixado com diferentes granas de lixa, após a aplicação do fundo branco, várias fissuras eram perceptíveis. Com a aplicação da tinta ficaram ainda mais evidentes.
A maior parte foi corrigida com o lixamento da tinta.

E depois de pronta ainda terá o problema de que qualquer impacto em regiões ásperas, pontiagudas, ou algo do tipo, vai detonar a pintura.
Mas que dá um visual legal, isso dá!
Assim que eu terminar o verniz eu posto fotos.

Abraço.
Registrado

O que a gente faz fala muito mais do que só falar.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #12 : 02 de Julho de 2011, as 13:58:54 »

O bate pedra foi muito usado, e ainda hoje é.
Tem as tintas epoxi, que sao muito resistentes, nao riscam e nem arranham, porem sao caras...
Tem os esmaltes acrilico, que nao arranham tao facil, mas o custo nem sempre compensa... se comparado ao resultado final.
Tem gente que gosta de usar a tinta emborrachada no lugar da bate pedra.
Mas creio que o melhor resultado sera a bate pedra, e pelo custo ...
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal