Entendendo um valvulado

Started by FESTER, 04 de July de 2011, as 07:54:36

Previous topic - Next topic

FESTER

Guest
Logged
Bom dia galera.

Estava tentando entender o esquema do iall, para onde a corrente vai, para que serve cada item no esquema (de acordo com o que foi falado no tutorial do iall).

E comparando com os outros valvulados mais potentes, percebi que sempre se usa um triodo e um pêntodo, um triodo no estágio de pré e um pêntodo no estágio de power.

Até mesmo no iall se usa uma válvula com um triodo e um pêntodo na mesma válvula.

É sempre assim?


Agora mudando um pouco a pergunta:

Quando uma pessoa está projetando um amplificador valvulado, ele sempre leva em consideração o datasheet da válvula? Ou seja, ele tenta aproximar ao máximo os valores que estão no datasheet, por exemplo, voltagem no ânodo do triodo (no datasheet) é de no máximo 100V, então ele vai tentar aproximar este valor no ânodo do tríodo? E assim sucessivamente com o  triodo e com pêntodo?

Galera, muito obrigado pelo apoio e pelos puxões de orelha.

xD



emaniox

Guest
Logged
Pelo meu entendmiento é algo assim:

O triodo é o elemento mais simples que realiza a amplificação. O pentodo é mais eficiente no sentido de que, pelas suas características de construção, permite uma amplificação maior do que um triodo. Mesmo assim, pelo menos um triodo seria necessário para fornecer um sinal com amplitude grande o suficiente para fazer com que o pentodo gere toda a sua potencia possível. Há amplificadores com triodos e tetrodos e somente com triodos.

Sobre o projeto de amplificadores: deve-se sempre levar em conta o datasheet. Os valores máximos são isso: máximos. Não devem ser ultrapassados. Deve-se manter uma margem de seguraça destes valores. Quanto é esta margem depende da aplicação, do projeto, entre outras coisas.

Flw.

Eduardo

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,672
Paricipe da World Community Grid!
Logged
Oi Fester

O uso de um triodo ou um pentodo depende do que você está buscando. É comum ver triodos nos pré-amplificadores por serem componentes simples de se usar e produzirem pouco ruído. No Baby Wonder eu optei por usar apenas pentodos, tento no pré quanto no power. O Fire-fly usa apenas triodos.

As folhas de dados das válvulas devem ser lidas da mesma forma que você lê uma folha de um transistor. Máximo é máximo e ponto final. Se uma válvula não suporta a tensão que você vai usar, procure outra! Existem mais de trinta mil códigos reconhecidos pela ANSI. Uma deve atender!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

FESTER

Guest
Logged
E por exemplo, utilizando o IALL como exemplo, para que possamos ter 3,5w na saída, temos que utilizar os valores máximos que estão descritos no datasheet, e com isto temos que fazer arranjos entre resistores e capacitores para chemarmos à estes valores em cada pino da válvula?


Eduardo

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,672
Paricipe da World Community Grid!
Logged
Oi Fester

A idéia é por aí. Projetar um amplificador valvulado, ou transistorisado, não requer muito mais que a lei de Ohm e um pouco de entendimento sobre reatâncias capaciticas e indutivas.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

yuri1

**
Freqüente
Posts: 285
Hey..Mother Foca.
Logged
Eduardo, eu entendo um pouco sobre esses assuntos e nao tenho minima ideia como funciona um valvulado, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...

Tem entender de circuito bem...ler sobre valvulados, to fazendo isso, e ainda assim nao sei quase nada, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...mas eu chego la.

Mas me diga voce trabalha com valvulas e equipamento, to afim de montar um vox ac3o como ja conversei com voce antes, mas ai to precisando levantar custos, isso é parte do projeto n e h (moderador, peço que me suspenda do fórum), se souber onde posso fazer isso, acho quetbm é pertinente levantar custos para um projeto de valvulado, por isso coloquei isso neste post.

Enfim abraços.

Eduardo

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,672
Paricipe da World Community Grid!
Logged
Oi Yuri

Sem dúvida o levantamento do custo de construção faz parte de um projeto bem desenvolvido.

Onde você pode levantar este custo? Internet!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

FESTER

Guest
Logged
Quote from: Eduardo on 04 de July de 2011, as 11:23:10
Oi Fester

A idéia é por aí. Projetar um amplificador valvulado, ou transistorisado, não requer muito mais que a lei de Ohm e um pouco de entendimento sobre reatâncias capaciticas e indutivas.

Abraços

Eduardo

Dahora!!!

Eduardo, estou quase pronto para montar o Iall, estou fazendo uma doidera... estou para enrolar os transformadores do iall.

Achei uma fonte de fio de cobre aqui na empresa onde trabalho, aqui possui um monte de relê e contatoras jogados no nosso ferro velho, que tem umas bobinas legais, onde posso utilizá-los para enrolar um transformador de teste... (loucura).
Agora estou vendo qual bitola devo utilizar para atender às correntes do iall.

Tem um técnico aqui na empresa, e ele disse que cada 0,1mm de diâmetro no fio aguenta 1 amper de corrente. Isso procede?

Se procede, então consigo enrolar o meu transformador com o fio da bobina dos relês e contatoras, já que o fio é de 0,1mm de diâmetro e a corrente máxima é de 1 amper nos filamentos da válvula. E é claro, farei 2 em paralelo para ter uma segurança, ou colocar um fusível. Bom, é só para aprender e ganhar experiência, depois faço um com fios mais espessos, e com um acabamento melhor.

Aproveitando o post, aquelas correntes nos transformadores que tem especificado no pdf do iall, são as máximas ou são para dar segurança aos transformadores?

Lamer

****
Handmaker
Posts: 1,629
Logged
Creio que não é bem assim... com todo respeito aos técnicos, pois existem noções que os técnicos usam que são ótimas, mas o melhor caminho para enrrolar um transformador, seja de saída ou entrada, é efetuar os cálculos... existem inúmeros artigos na internet que podem te auxiliar.. é só pedir pro "tio" (google_it).
Após os cálculos é só consultar uma tabela AWG se for necessário.
Com os cálculos em mãos você só precisará de um paquímetro ou micrômetro para medir a bitola do fio de cobre.

Abraços

FESTER

Guest
Logged
#9
Quote from: Lamer on 06 de July de 2011, as 08:56:47
Creio que não é bem assim... com todo respeito aos técnicos, pois existem noções que os técnicos usam que são ótimas, mas o melhor caminho para enrrolar um transformador, seja de saída ou entrada, é efetuar os cálculos... existem inúmeros artigos na internet que podem te auxiliar.. é só pedir pro "tio" (google_it).
Após os cálculos é só consultar uma tabela AWG se for necessário.
Com os cálculos em mãos você só precisará de um paquímetro ou micrômetro para medir a bitola do fio de cobre.

Abraços

Lamer, você sabe me informar se esta tabela de excel é confiável?

POis peguei não lembro aonde, mas creio que alguem aqui deve conhecer esta tabela ou até mesmo o autor.

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)...


-----

Esqueci do arquivo...

fallout

Guest
Logged
 Fester você pode usar esse programa aqui http://www.813am.qsl.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24:programa-para-calculo-de-transformadores&catid=17:transformadores&Itemid=77
em comparação com essa tabela do excel o programa parece dar uma margem de segurança maior na montagem, mas os transformadores vão ficar maiores.
Não faça essa besteira de enrolar transformadores com material usado, no caso do ferro usado tudo bem, agora fios usados nem pensar! Enrolar transformadores parece facil mas da uma trabalheira danada, faça um orçamento na Lider la o preço deles é muito bom.

FESTER

Guest
Logged
#11
Fallout

Cara, esse programa é dahora, tem muita coisa para brincar nele!!!

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Fallout.

Abração manow!

-----

Fuçando no programa, vi que tem uma opção de "MODULADOR VALVULADO", isto seria o transformador de saida?

bossman

Administrator
******
DIY Freak
Posts: 6,368
Logged
Fester

Não use fio usado pra enrolar transformadores novos! Poder acontecer desde não funcionar a você tomar um choque por que o esmalte do fio está descascando e deixando ele entrar em contato direto com as chapas. Vai por mim...
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

FESTER

Guest
Logged
Bossman,

Mas é o que vou fazer, tenho um monte de bobina usada aqui, estão em perfeitas condições. Mas....

Estou querendo dar uma passada na lider para comprar fios de cobre, carretel e chapas...

xD

Lamer

****
Handmaker
Posts: 1,629
Logged
Será que não compensa comprar pronto... eles trabalham com transformadores sob encomenda!