Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 17:02:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Controlador MIDI pra V-amp  (Lida 14641 vezes)
leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« : 21 de Julho de 2011, as 17:44:34 »

Olá amigos Handmakers.
Tenho uma v-amp 3 por aqui e quem conhece sabe que ela não é lá muito de se usar com o pé, o que complica bastante as coisas.
Pela busca de controladores pra ela, a única coisa que achei que talvez fosse útil é isso: http://www.maxmidi.com/diy/foot/index.html
porém não entendo nada em relação a controladores MIDI então não sei se isso me seria tão útil assim
Por enquanto estou só reunindo informações antes de montar alguma coisa, caso alguem tenha um entendimento na área e possa ajudar. Fico muito grato.  Cheesy
Registrado
t2guitarra
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 393

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11



« Responder #1 : 27 de Julho de 2011, as 22:05:22 »

bem legal em!mas p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) vc não monta um tipo o do V-amp2! 2 chaves 1 patola e jack estereo e fio só isso!
abraço espero ter ajudado!
Registrado
leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #2 : 29 de Julho de 2011, as 00:19:59 »

Eu tinha montado um foot desses, só que só passo de um em um banco de cada vez. Pra mim passar do banco A até o banco E posso demorar mais de um segundo até a pedaleira passar de banco em banco. Infelizmente é bastante tempo... Fora que é bom também saber que existe a possibilidade de fazer o controlador, não se acha muita coisa por aí sobre controladores a não ser os feitos de controle de video game que só funciona no computador
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 29 de Julho de 2011, as 13:41:46 »

Na verdade esse "controlador" é apenas para usar um pedal de expressão e acessar controles contínuos de comandos MIDI, sem modificações não serve para enviar  mensagens de "Program Changes" (mudanças de patches ou programas, ou "Bank Changes") sem algumas mudanças, creio eu que no software também.

De qualquer forma necessita um mínimo de entendimento da linguagem MIDI (o que é uma boa pra todos que usam esse tipo de interface) e poder programar um PIC (ou comprar pronto o que o cara do site oferece). Achei bem rústico usar DIP switches para escolher canais e controles MIDI, uma pedaleira boa de controles MIDI necessita, a meu ver, de um display, mesmo que simples, e algum software mais sofisticado para oferecer conforto na configuração.

O legal de construir algo assim como uma pedaleira de controles MIDI (com footswitches para troca de programas e bancos e um ou dois pedais de expressão para alterar parâmetros em tempo real - tipo volume, wahwah ou pitch shifting...) é que, mesmo trocando de equipamento, sendo o novo controlado por MIDI, pode continuar a usá-la. Só acho que você pode achar coisa melhor por aí...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #4 : 29 de Julho de 2011, as 15:52:10 »

Vou continuar a então busca Alex.... No caso um display pra mim não seria tão importante porque eu já ia ver tudo o que faço pela v-amp.
No final do curso que estou fazendo vou ter aulas de programação PIC mas isso leva um ano ainda pra começar essas aulas...
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2014, as 22:12:11 por leehfreire » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 29 de Julho de 2011, as 16:22:56 »

O display até poderia servir para indicação visual de banco e programa enviado. Mas o que mais me atrai nisso é poder ajustar a pedaleira e ter alguma interface visual. Tipo de controller para pedais 1 e 2, poder fazer combinações para cada footswitch para mandar, por exemplo, um "Program Change 67 Bank 04" quando apertar o segundo footswitch, canal MIDI, coisas assim. Não precisaria dessas milhares de DIP switches, apenas algumas chaves momentâneas como essas de mouse de PC.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #6 : 29 de Julho de 2011, as 16:51:46 »

O que você quer é um pouco mais complicado do que o meu ainda. Na verdade pensei nesse esquema como um ponto inicial.
A verdade é que não entendo bulhufas de MIDI.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 29 de Julho de 2011, as 17:52:41 »

Só que mesmo esse nem é tão simples assim... E como está só admite o uso de um pedal de expressão para controlar algum parâmetro contínuo, não serve para trocar programas, por exemplo!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #8 : 29 de Julho de 2011, as 18:52:47 »

Vou aproveitar esses últimos dias antes das aulas de manhã e de noite retornarem pra aprofundar uma busca sobre o assunto e posto os resultados aqui
Registrado
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #9 : 18 de Abril de 2016, as 23:38:26 »

Mais uma pá de ouro para minha pessoa ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
Estou comprando um V amp 3 e me interessei por esse assunto.
Porém vi algo que me deixou com a pulga atrás da orelha. Estudando por cima o circuito do link junto com o manual do v amp3, vi que da para ligar e desligar varias funções dele, regular elas, além de trocar os patches. Para trocar de patche, creio que tem que selecionar s2 pino 8 para aberto, e de acordo com o que for programado nos depswitch de 1 a 7, podemos acessar os 125 bancos mais o afinador que é o banco 127.
Creio que se colocar chaves NA junto com diodos ligados nas mesmas entradas de 1 a 7 podemos acessar os bancos, é claro que não vamos usar 125 botões, ficando a critério de cada um usar o número que convém.
Montando 3 desses circuitos, podemos montar um controlador similar ao FCB1010 ficando assim:
S2-8 Fechada, S2-1a7 = 1 (Pedal de Wha)
S2-8 Fechada, S2-1a7 = 7 (Pedal de volume)
S2-8 Aberta, S2-1a7 = 0-124,127 = (acessar os bancos de 1 a 125 ou afinador no 127 de acordo com o posicionamento dos diodos nas chaves).

Segue link do manual.
https://www.proshows.com.br/app/webroot/uploads/download/filename/V_AMP3.pdf


Se tiver alguém que possa testar o programa do pic, seria legal...
« Última modificação: 18 de Abril de 2016, as 23:46:46 por Biograve » Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #10 : 22 de Janeiro de 2017, as 12:04:58 »

Eu estava engano quando a função da chave S2-8 aberta, ela simplesmente transforma o foot em um chave on/off.
Achei uma lista de implementação midi genérica, nela fala que para mudança de banco, seria a função 0 usando MSB ou a função 32 usando LSD.
Ainda estou tentando traçar um paralelo entre essa lista e a do V-amp, mas esta complicado.... Nem sei ainda na prática o que é MSB e LSD ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
A lista esta neste link?
http://www.electronics.dit.ie/staff/tscarff/Music_technology/midi/control_and_mode_changes.htm
Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal