O que é Headroom?

Started by bec2010, 25 de July de 2011, as 21:39:08

Previous topic - Next topic

bec2010

Guest
O que é HEADROOM? Diz no datashet dos captadores EMG ativos que podem ser alimentados com 18V para mais headroom, mostra até a maneira de ligar duas baterias de 9V em série, e o meu só está com uma bateria de 9V...  >d

GrAmorin

Hand MasterMind

fovb

Guest
BEC, no seu captador você utiliza expander também?

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Pelo que entendo, "headroom" refere-se à diferença entre o volume do sinal original e o volume máximo sem distorção harmônica.

bec2010

Guest
O que é expander? Se forem aqueles controles de tom com uma plaquinha de circuito, não tenho não mas estou atrás dos esquemas eletrônicos...  >d

Adiel

DIY Freak
O Expander faz o oposto do Compressor, basicamente, ele acentua a dinâmica dos instrumentos.

bec2010

Guest
Acho que headroom é isso que o Adiel disse mesmo:

Headroom is a term used in signal processing referring to the
maximum allowable signal level before compression or distortion.
- Wikipédia

Headroom is defined as the ability of the pickup to deliver a clean, undistorted waveform.
- Datasheet EMG

Agora expander eu nunca tinha ouvido falar... É em forma de pedal o negócio?

Adiel

DIY Freak
Não conheço Expanders em pedal, só em racks, para gravações, mesmo.

bec2010

Guest
Expander em pedal da ElectroHarmonix, deve ser muito louco o negócio:

http://www.ehx.com/products/steel-leather

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Expander é um tipo de circuito processador de sinal analógico, a princípio, como o compressor. De certa forma podemos dizer que ele é o oposto do compressor. Ambos são amplificadores nào lineares, ou seja, não aplicam a mesma taxa de ganho para diferentes níveis de sinal (a distorção também é um amp não linear). O compressor amplifica mais os sinais mais baixos e amplifica menos os mais altos, achatando a resposta dinâmica, ou seja: comprimindo! Por isso, quando aplicado de forma correta ao sinal da guitarra, dá a impressão de se conseguir mais sustentação das cordas.

O expander faz o inverso, acentua as diferenças entre os níveis do sinal, aumentando a resposta dinâmica de um sinal. É comum o uso de integrados (ou mais "antigamente" em circuitos discretos mesmo) com expander e compressor juntos, os famosos companders, em pedais analógicos de delay (nos primeiros delays digitais também se usou esse truque para simular mais de 8 bits de resolução) para se comprimir o sinal que entra na linha de retardo analógica (BBD's) e depois o expander para tentar voltar o mais próximo da dinâmica original. Nessa brincadeira o ruído do próprio BBD acaba sendo atenuado também.

Headroom É praticamente o que o nosso colega Adiel colocou de forma simples e direta.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

FRED

Guest
 Vejamos se eu entendi:

Um amplificador diferencial seria, então, uma espécie de expander. Um amplificador logarítmico funcionaria como um compressor. É isso?

fovb

Guest
BEC, o expander em caps ativos é o que dá dinâmica à guitarra, sim, são as plaquinhas que vem nos pots...

Um erro muito comum, é o cara colocar o kit ativo do Zakk nas epiphones e ficar de bode que não a mesma resposta, tem um BAITA peso, mas falta alguma coisa, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ... Os expander de médio e grave (médio-grave) que dão uma timbrada legal no instrumento.

Vou ver se descolo um kit desse com meu luthier e copio a plaquinha  ;)

Adiel

DIY Freak
Fernando, não se esqueça do tapa-olho e do periquito no ombro!!    :D :D :D :D

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
É bom lembrar que na hora do marketing palavras que tem um significado específico científico são usadas ao bel prazer... O que importa é que o discurso pareça eloquente e convença o consumidor!

Mas no caso dos EMG (argh!) pode ser que esteja correto, pois seria interessante ter um expander depois deles, principalmente se for multibanda. Eu tenho uma Dean com dois EMG's (81 & 89), funciona muito bem com distorção massiva, bem articulada, mas tem um dos sons limpos mais feios e antinaturias (no mal sentido) que já ouvi! Mas a articulação deles é impressionante! Além, é claro, de nào terem ruído praticamente nenhum, nem "Buzzzz", nem "Shhhhh".
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

bec2010

Guest
Fovb, pena que os EMG que estou falando são PJ, não me servem as plaquinhas de expansão dos guitarra, vou catar as de baixo, tipo essas:

http://www.emgpickups.com/products/index/140/146/4