Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 19:28:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: LM3886  (Lida 27554 vezes)
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #75 : 07 de Março de 2013, as 23:26:35 »

Galera!! Acabei de explodir 2 LM3886 layout Big, bom tenho um transformador de 24+ 24 5A, fiz a fonte primeiramente com 4 diodos 1n4007 pois não tinha outros aqui (ontem) tudo foi uma beleza funcionando legal !!
Hoje fui em uma loja e pedi Diodos para eu fazer a fonte de 5A, o atendente me deu os 1n5408 (enormes), fiz toda a instalação quando liguei,  Batendo Cabeça
Explodiu tudo até os capacitores de 100uf 50v simplismente explodiram.
Bom ok fiz de errado?? foi mesmo os diodos que eu comprei??



ja ja a galera que entende mais do assunto te dá uma ajuda ai, cara.
não sei se pode ser isso, mas pelo datasheet do 1n5408, ele aguenta NO MAXIMO 3A.
« Última modificação: 07 de Março de 2013, as 23:43:32 por polyvox » Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #76 : 08 de Março de 2013, as 06:51:10 »

Peça por diodos 6A10, que são os certos e tem folga para o transformador

Verifique se você não ligou os diodos incorretamente também, e se o V- não está encostando no GND

e sempre antes de ligar quaisquer circuito eletrônico, deve se fazer os seguintes testes:

Verificar com o multímetro se há curto entre o V+, V- e o GND, e eliminá-lo antes de ligar o amp, caso não tenha, verificar curto entre Sinal de áudio e GND, para não ficar perdido com o amplificador silencioso
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #77 : 08 de Março de 2013, as 08:45:00 »

Use diodos MUR560. Suportam 5A contínuos, mas podem aguentar picos mais altos.

O LM3886, se não me engano, pode trabalhar sem fonte simétrica, mas são necessários componentes adicionais. Tem que ver o datasheet (aliás, para trabalhar com este CI e obter bons resultados, a leitura do datasheet é imprescindível).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
MadeWeslei
Visitante
« Responder #78 : 08 de Março de 2013, as 10:34:18 »

Bom galera brigado pelas respostas! vou comprar novos diodos e fazer os testes.
Mais algumas perguntas:
Qual o valores da saida da fonte? pois medi esta entorno de +36,06v 0 -36,06v e isso?
Quanto o fio esmaltado enrrolado no resitor 10R tenho um aqui bem grosso enrrolei 10 voltas, isso pode causar algum problema?
Pois estas foram as unicas alterações que fiz ao montar, o restante está tudo conforme informado no pdf.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #79 : 08 de Março de 2013, as 11:39:30 »

Para retificação você pode usar desde os diodos 6A10 a uma ponte retificadora KPC1010, como foi dito ler o datasheet é essencial pois você evita surpresas.
Leia o documento do C386, que você entenderá um pouco mais sobre uma montagem correta com este CI.
Quanto ao fio de cobre é usado o 18AWG, pesquise na internet que você encontra a conversão em mm do diâmetro.
Você disse que está usando 2 LM3886... se for em BRIDGE, você tem que usar medir com o multímetro os resistores e usar valores idênticos para ambos lados.
Mas eu adianto a você 5A é pouco, use pelo menos um transformador de 7A,

Abraço!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #80 : 08 de Março de 2013, as 12:26:50 »

Eu diria que a tensão retificada está alta demais para o "gosto" do LM3886, principalmente se o falante for de 4 ohms. Se for em bridge, pior ainda...

Quanto à corrente, 5A dá conta em um uso "residencial", mas o Lamer não deixa de ter razão, prover uma sobra ajuda a segurar os picos, especialmente nos graves. E se for passar de 5A, atenção para os diodos usados (lembrando que sempre é possível combinar diodos em paralelo para ampliar a capacidade de corrente).

Já falei algumas vezes e volto a repetir: baixe a planilha Excel que é fornecida pela própria National para dimensionar os amps baseados na linha Overture, que inclui o LM3886. Ela é extremamente útil para dimensionar os componentes e tensões, e evitar barbeiragens.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #81 : 08 de Março de 2013, as 14:09:19 »

Obrigado Finck, esqueci de mencionar que o diodo em questão é válido apenas para aplicações onde a corrente envolvida chegue perto dos 6A.

Esta tabela eu já vi aqui no fórum...

Uma dica valiosa que dou aos amigos interessados a montar amplificadores é, quando for montar qualquer equipamento verifique no datasheet se o componente é adequado para a aplicação em questão, é obvio que com o tempo você acaba decorando algumas características de certos diodos.... mas sempre que vir a frase "eu acho"... corra para o  Procure e examine o datasheet para que você possa ter certeza do quê está fazendo.

Perder componentes com curtos é o menor dos danos... mas geralmente esses curtos podem causar sérios acidentes, para quem já estourou um capacitor sabe a dimensão do estrago.

Abraço!
Registrado
MadeWeslei
Visitante
« Responder #82 : 18 de Março de 2013, as 08:21:18 »

Galera! depois de algumas medições, cheguei aos resultados
transformador está entregando 27 0 27 5A, (comprei na mult  Embarrassed ele deveria ser de 24 0 24)
Fonte está assim -38.4 0 +38.4
Liguei o lm3886, esta funcionando legal, mais esquentando muito,
Estou fazendo um amp com o TSW e os LM3886, 2 no caso não em ponte e sim um para cada saida do TSW.
Pergunta:
Terei problemas quanto essas tenções?? e com a temperatura?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #83 : 18 de Março de 2013, as 09:42:25 »

Pergunta:
Terei problemas quanto essas tenções?? e com a temperatura?

Acho que não, você vai ter problemas é com os vizinhos!

PS: sem carga, fica difícil dizer se vai aguentar ou não! O problema é que para medir direito, você vai ter que colocar o bicho no talo, onde o consumo máximo de corrente acontece (se fosse um classe A valvulado, isto não é verdade)

Sem carga fantasma, a experiência é bem dolorosa (principalmente para os vizinhos).

Normalmente, usa-se uma carga puramente resistiva como carga fantasma! Tirando a verificação de limites de alimentação, medidas sem carga são quase inúteis!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
MadeWeslei
Visitante
« Responder #84 : 18 de Março de 2013, as 09:58:14 »

Obrigado hgamal!

Fico bem mais aliviado (meus vizinhos? pobre deles _). Metaleiro
Desculpe a ignorancia academica, carga? seria amperagem?
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ serio desculpe mesmo, poderia me explicar melhor ou indicar algo pra ler?
Pra que eu possa entender... Legal!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #85 : 18 de Março de 2013, as 11:22:27 »

As fontes são projetadas para fornecer uma quantidade de energia ao circuito.

Geralmente é desejado uma tensão fixa, com a corrente variando de acordo com o consumo. Quando o amplificador demanda mais energia, para entregar a carga - no caso o alto-falante, a o consumo de corrente aumenta.

O problema é que na prática, as fontes não são tão ideais assim, ou seja, elas variam a tensão (e a corrente) conforme a demanda de energia do amp.

Por isso, eu disse que a mera medida da tensão da fonte com o amp em repouso, não fornece grandes respostas.

Para medir corretamente, costuma-se ligar uma carga fantasma, ou seja, uma carga que substitui o alto-falante. Em seguida injetarmos um sinal de entrada conhecido e de intensidade tal que force o amplificador a entrar em potência máxima. Isto fará com que o amp demande a maior quantidade de energia da fonte, necessária ao funcionamento em carga plena.

Como é muito tortuoso ligar o amp nestas condições em um alto-falante - creia me eu já fiz isso, para que as medidas sejam efetuadas, usa-se um resistor de potência, no lugar do alto-falante.

O procedimento mais comum é o seguinte:

1) ligue uma carga resistiva na saída do amp. Por exemplo um resistor de 8 ohms @ 200Watts;
2) ligue um emissor de sinais com um sinal senoidal a 1000 Hz na entrada do amp;
3) com o osciloscópio, regule a intensidade da entrada de forma que o sinal de saída continue senoidal, mas com a máxima tensão de saída possível, sem distorcer

Agora você pode medir a tensão da fonte, monitorar a temperatura do circuito e saber qual é a potência máxima que seu amp pode fornecer.

Se você quiser fazer um teste de estresse, você pode mantê-lo nestas condições por algumas horas. Sempre monitorando a saída (sem distorção), a temperatura e a tensão de alimentação.

Para fazer um "burn-in", os fabricantes deixam seus amps ligados por pelo menos 24 horas, mas com um sinal de excursão máxima sendo aplicado de forma intermitente, 30 segundos com sinal ligado e 30 segundos sem sinal (tem que usar um emissor de sinais especial para isso). Um computador monitora o processo.

Pessoal, como não há uma receita de amp única, fazer um amp bom depende de muito trabalho e medidas, não dá para dizer a tensão está OK. É necessário muita experimentação e medidas para assegurar um bom resultado!

Obrigado hgamal!

Fico bem mais aliviado (meus vizinhos? pobre deles _). Metaleiro
Desculpe a ignorancia academica, carga? seria amperagem?
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ serio desculpe mesmo, poderia me explicar melhor ou indicar algo pra ler?
Pra que eu possa entender... Legal!
« Última modificação: 18 de Março de 2013, as 11:25:19 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
MadeWeslei
Visitante
« Responder #86 : 18 de Março de 2013, as 11:53:37 »

Novamente muito obrigado hgamal, me tirou muitas duvidas
Testes desse porte não terei coragem de fazer ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, mais ja fico mais confiante em terminar o amp.

OBS: TSW simplesmente maravilhoso, parabens a todos os envolvidos Palmas
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #87 : 18 de Março de 2013, as 12:43:58 »

3) com o osciloscópio, regule a intensidade da entrada de forma que o sinal de saída continue senoidal, mas com a máxima tensão de saída possível, sem distorcer

Agora você pode medir a tensão da fonte, monitorar a temperatura do circuito e saber qual é a potência máxima que seu amp pode fornecer.

É interessante saber que a máxima potência dissipada nos transistores não é conseguida com a máxima tensão senoidal de saída .  O sinal de saída é bem alto, mas não o máximo.  Para dissipar a máxima potência no transistor, muita tensão média deve cair nos transitores também, pois P=V*I.  Se a máxima tensão está na saída, ela não recai sobre os transistores.

Portanto, a máxima temperatura(que é atrelada à máxima potência no transistor) também não é conseguida com a máxima tensão de saída no amplificador.

Isto é facilmente visível em simulações...  está na minha fila de esperas, mas se alguém se dispuser a fazer isso, iria ser interessante.

Abraços, T+
« Última modificação: 18 de Março de 2013, as 12:50:46 por Patines » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #88 : 18 de Março de 2013, as 14:05:10 »

O Patines está certo, porém testar o ponto de máxima dissipação dos transistores é um tanto difícil. Para tanto é necessário criar um sinal cuja função exercite esta região de funcionamento dos transistores: testar o circuito com entradas em tensão contínua (testando um braço do classe B de cada vez - o que é na verdade uma situação pouco real), ou ainda com um sinal quadrado de amplitude calculada para manter os transistores na região de dissipação máxima. Apenas reduzir a amplitude do sinal de entrada senoidal, não produz o resultado esperado.

Os dois testes propostos acima, são um tanto distantes do dia dia de amplificadores de áudio, afinal de contas, não costuma-se usar este tipo de circuito para sinais exclusivamente quadrados.

Quase nunca o amplificador em classe B é submetido a uma média de funcionamento próximo a sua dissipação máxima, e se o circuito não for bem projetado, fatalmente queimará quando a potência instantânea no ponto de máxima dissipação for alcançada.

O que o Patines sabiamente quer abordar nesta questão é: se for mal dimensionado, o esquema de dissipação, a questão da máxima dissipação transforma qualquer bom amplificador, bem projetado, em uma pira olímpica! A pena é: se o dissipador for mal dimensionado, possivelmente ele vai queimar bem antes da máxima dissipação;

Os testes que eu publiquei acima, foram imaginados para testes da fonte e avaliação da potência final do circuito.

Mais uma vez fico orgulhoso de participar desta comunidade!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #89 : 18 de Março de 2013, as 15:24:05 »

transformador está entregando 27 0 27 5A, (comprei na mult  Embarrassed ele deveria ser de 24 0 24)
Acredito. Noutro dia falei aqui do transformador que ia usar no C386... comprei um de "24 0 24", mas ele é 29 0 29.
Esse (e os outro também) é um componente que precisa ser de boa procedência. Agora vou comprar outro, mas em fornecedor onde até a etiqueta é aferida!
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal