Ajuda em montar amp para guitarra

Started by Frusciante, 27 de July de 2011, as 09:08:59

Previous topic - Next topic

Rikrdo

Guest
Frusciante
Você usou fonte de PC? Pegou a linha +12, GND e -12 da fonte?
Descreva como foi a ligação pois esse CI exige alimentação simetrica geralmente obtida de um transformador com CT.

Frusciante

Guest
Quote from: Rikrdo on 01 de August de 2011, as 18:10:49
Frusciante
Você usou fonte de PC? Pegou a linha +12, GND e -12 da fonte?
Descreva como foi a ligação pois esse CI exige alimentação simetrica geralmente obtida de um transformador com CT.

liguei os +12 no power+ e -12 no power -, GND no terra.
mais fonte de pc da certo? o +12 = 9A || -12 = 0.3A, pode ser esse o problema?

dritav

*
Iniciante
-12v x 0.3A = 3,6W, ou seja, não dá para alimentar o circuito com esta fonte. Melhor montar uma fonte simétrica com transformador de 2A, conforme está no esquema. Outra coisa, os falantes de 8W não vão aguentar a potência do TDA2040. Ou vc usa alto falantes de maior potência, ou se quiser usar estes alto falantes, construa um amplificador de menor potência.

Frusciante

Guest
Muito obrigado a todos.

Vou procurar por falante maior para esse projeto e tentarei fazer o TDA2003 com o falante de 8w.
Qual o falante minino para este projeto TDA2040?

Mais uma vez obrigado, assim que terminar posto fotos.

Tmc

Colaborador
Se Deus é por nós quem será contra nós!

Rikrdo

Guest
Frusciante
Dá uma conferida na mensagem que te mandei sobre o falante.

Abraço!

Frusciante

Guest
vi sim, valeu Rikrdo.

Pessoal, aproveitando o tópico queria saber sobre esse amp de 10w
http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/35

Alimentação:
    * V max: simple 18V DC
    * I  max: 2A

Perguntei ao meu brother que esta mais avaçado que eu na eletronica (eu não sei nada :P) porem como ele meche com pcs ficou apreensivo sobre este projeto que é audio  :-\
Mostra a alimentação de max 18V DC e max 2A, minha duvida é: para funcionar bem o amp tem que ter esses requisitos? Pois eu estava pensando em ultilizar fonte de pc para ligar o amp (se não tivesse pro claro), pois ela tem saida de 12V e 9A..
Será que funciona ou não me recomendam? que fonte posso usar para ligar este amp?

Espanhol

Hand MasterMind
Fonte de PC é chaveada, dizem que não é bom pra projetos de áudio. Eu nunca testei e não sei te dizer se procede. Não custa tentar, se não ficar bom é só fazer uma fonte, afinal com a do pc (se você já tiver uma) você não vai ter nenhum gasto.
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

Frusciante

Guest
Ai vai o layout que fiz deste amp de 10W, meu primeiro  :-) se houver algum erro por favor me digam..
ainda não testei, irei testar esse fds e posto os resultados.  :tup

Abraço.

GrAmorin

Hand MasterMind
Frusciante, o Marshall indicado acima deve ficar em media  uns R$50,00, dificilmente passara disso.
Sobre o falante, recomenda-se usar um falante com 30% de potencia a mais que o amplificador.
Particularmente, eu prefiro usar um falante com o dobro da potencia do amp, ou proximo.
Um falante de 8W, suportara um amp de 5W no maximo.

Patines

Handmaker
Fontes chaveadas, além de ruído audível, pode gerar ruídos inaudíveis ou oscilações que podem queimar o amplificador, ou o falante, ou os dois.

Não se assuste se sair fumacinha!!

T+

rafammbass

Guest
Cara, nao é por nada, mas temos tantos circuitos aqui já manjados, não vejo necessidade de se reinventar a roda. Veja o construyasuvideorockola.com, tantos circuitos estáveis e potentes, além de baratos...

Frusciante

Guest
Obrigado à todos, sou muito grato por tudo que me explicaram aqui, de verdade.

GrAmorin
cara 50 reais com placa? Moro cidade do interior é dificil achar componentes.
Não encontrei nenhum site que tivesse todos os componentes ou seja comprar em sites diferentes sai caro por conta do frete.

Novamanete obrigado, vou ver o que posso fazer..

Valeu abraço.

Jupterra

Guest
Frusciante, se você tiver placas de aparelhos desmontados (TV - Som - etc) poderá utilizar os componentes mais comuns, tipo resistores e capacitores.
Nos meus experimentos, gasto o mínimo possível e só compro s componentes novos, depois de aprovar os projetos.
É uma opção... pode ajudar no custo inicial.

Boa sorte.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Jupterra on 07 de August de 2011, as 07:39:58
Frusciante, se você tiver placas de aparelhos desmontados (TV - Som - etc) poderá utilizar os componentes mais comuns, tipo resistores e capacitores.
Nos meus experimentos, gasto o mínimo possível e só compro s componentes novos, depois de aprovar os projetos.
É uma opção... pode ajudar no custo inicial.

Boa sorte.

Isso é uma boa pra quem tem como testar todos os componententes reutilizados. Por que quem sabe se você não estará reutilizando o mesmo componente responsável por não deixar funcionar o aparelho de que ele veio ? Daqui a pouco chega o Eduardo ai dizendo "projeto novo, componentes novos" ahhahaa brincadeira hein Eduardo! Abraços
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof