Ajuda com acabamento para telecaster

Started by mganzer, 28 de July de 2011, as 10:01:29

Previous topic - Next topic

mganzer

Guest
Tu vai colocar o 59 em formato stack (ou humbucker em formato single) ou humbucker mesmo? tá ligado que se for humbucker pela foto vai dar um trabalhinho na tupia...

evenme

Guest
Quote from: mganzer on 15 de August de 2011, as 15:02:47
Tu vai colocar o 59 em formato stack (ou humbucker em formato single) ou humbucker mesmo? tá ligado que se for humbucker pela foto vai dar um trabalhinho na tupia...

O Little59 é humbucker em formato de single. Eu queria um humbucker, mas também não queria uma pegada muito forte, então, fui de mini-humbucker. Veja como fica:

Já o do braço é um stack, humbucker empilhado. Sabe o que eu queria? Algo mais noiseless. Tenho uma AM STD com 3 singles, blindada, mas que apitada demais pro meu gosto. A tele vai dar um tempero diferente nos timbres (tenho uma Les Paul Vintage também).

mganzer

Guest
Quando eu estava começando o planejamento eu cheguei a pensar em usar um humbucker fender no braço(aquele esplitado 3+3 parafusos em cada bobina da tele custom)... Agora vou colocar essa pra funcionar e vou usar ela pra sovar mesmo... meu proximo projeto é uma les paul com características da 59, mas com p90 no braço...

-----

Quote from: Alex Frias on 15 de August de 2011, as 10:53:23
Se o sujeito for um handmaker fanático irá usinar os saddles ele mesmo. Eu não sou bom com esses trabalhos manuais nem tenho as ferramentas específicas, daí recorrer a soluções mais formais.

-----

O problema é maior nas 3a e 4a cordas, mas a imprecisão nas outras é perceptível, com esses saddles, que eu sempre vi como "compensated" não "intonated", afinal ainda precisamos ajustá-los quando colocados na guitarra. Consegui uma Tele com o som que aprecio (latão "rules" em Teles) e com afinação precisa ao longo de todo o braço. A solução do vídeo é mais fácil no sentido "handmades", mas nem tão elegante, concorda?

http://www.youtube.com/watch?v=oexD_aqJ2jI&feature=related

-----

Só mais uma coisa, na minha Tele, como a ponte Willkinson não encaixa 100% nas USA, creio que seja feita para as "imports", usei apenas os saddles e os parafusos.
Não tinha visto que você tinha editado... A minha é original p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) quando contratei o luthier pra fazer as peças eu comprei e enviei a ponte para ele fazer as furações com ela. A solução do video não é nada elegante, mas é funcional em um tempo em que só tinha essa possibilidade. Acho que a coisa toda tem a ver com a possibilidade, lembrando que a telecaster é o primeiro projeto do Léo Fender. O segundo projeto já veio com saddles individualizados justamente por conta da intonação. Aind aestou esperando o nut - cara isso tá me deixando louco. Quero colocar ela pra funcionar logo, ajustar, a corda 011 já tá na mão, quero ver como tá o som dela, ver se preciso reduzir o capacitor do treble bleeding ou arrancar e to pendurado p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o camarada "esqueceu" de colocar na caixa o nut de osso. >;(

-----

Me revoltei e fiz um nut provisório com o chassi de um hd sansumg. ferramentas usadas: lima velha, serra cega, lixa 400 e morsa suja de graxa.
As vezes me dá uma vontade desgraçada de comprar os kits de ferramentas de set up da stewmac! >;(
Claro que é só provisório, pretendo comprar um graphtech black tusq.

evenme

Guest
Tempo já hein... uma desenterrada básica.

Por aqui ainda falta chegar o captador da ponte, que enviaram em 11/7 e nada ainda, já até desisti de receber e vou comprar outro.
Até o momento apenas foi tributado o braço, em R$ 55, mas é lindo pra caramba! Assim que for montar ela irei fazer um passo a passo e posto por aqui também.

mganzer

Guest
rapaz.. a minha já tá funcionando... e já to arrependido...hauhauhauha
talvez se o corpo fosse de freijó - ah se eu pudesse testar. o som fica muito no grave, mesmo com sangra de agudos, o amplificador tem que ficar 10 no treble , 3 no grave e 3 no médio pra cortar bem...
http://www.youtube.com/watch?v=5uwGsR_OQiA
ainda tive que dar uma ajustada nos trastes.
http://badcaster.blogspot.com/2011/08/finalmente.html

Comprou os captadores na gfs? tenta um sergio rosar se tiver disponibilidade de grana....

evenme

Guest
Não, comprei no eBay, Seymour Duncan Little 59 for Tele. Vou ver se pego no BR mesmo, achei por R$ 200, vamos ver se ainda tem.

Cara, tenta ver se com um equalizer o som fica melhor, sei lá.

mganzer

Guest
eu to dando um jeito por hora, o duro é que todas as soluções atuam fora da fonte. E aí eu vejo um fator limitador: não importa o que eu faça, se a madeira corta determinada frequência eu posso realçar ela, mas tudo que é amplificado gera ruído, tudo que é filtrado gera perdas. Estou pensando em um novo projeto para janeiro, fazer a minha própria stratocaster, do zero, desta vez utilizando o freijó, que pelos estudos que lí, trabalha mais próximo do alder.

evenme

Guest
Porque não compra Ash/Alder mesmo? O corpo pronto como eu fiz (o meu é Swamp Ash)? Não saiu tão caro e tem uma qualidade muito .