Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 10:08:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alternativa para alimentação dos filamentos 12AU7  (Lida 13146 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #15 : 30 de Julho de 2011, as 16:51:15 »

Ja esta tudo respondido....
So me resta fazer uns breves comentarios.
Usar um diodo entre o terminal do meio do 7806 e GND funciona sim.
Veja que tem pedais que usam isto, observe o BF-2, e alguns chorus e flangers da Ibanez.
Inclusive eu tenho uma fonte onde tenho uma configuracao desta.

Em muitas ocasioes o zener é usado como regulador.
PAra caos de pouco consumo, e alguns casos especificaos, usam os zeners.
Veja como por exemplo o Fender RocPro, a alimentacvao dos filamentos da valvula, vem dos 40V que alimenta o power, usa resistor e zener para baixar a tensao.

Sobre a capacitancia queimar o 78**, pode parecer estranho, mas acontece sim.
O que posso dizer sobre isso, é que frequencia tem seus "misterios" e fatos extraordinarios.

Um tempo atras, fui consertar um filtro de agua, desses "Gas Free", que usa fonte eletronica.
Muito comum neles, é estourar um eletrolitico de 1000uF x16V.
Na ocasiao tambem troco um eletrolitico de 470 que fica logo apos uma bobina de filtro.
Uma vez nao tive na hora o de 470uF, entao coloquei um de 1000uF no lugar.
Resultado:
Funcionou normal, mas depois de um tempo, pifou de novo.
Ao abrir, a trilha e cabos por onde passa a alimentacao de saida, estavam carbonizado em partes.
Tambem acontecia um aquecimento meio alto nas trilhas.
Ao substituir este referido eletrolitico por seu valor original (470uF) este aquecimento desapareceu...

Para quem é iniciante ou leigo em eletronica, pode parecer estranho certos fatores.

Em uma fonte de alimentacao, que use transformador, recomenda o uso de 1uF para cada mA de correte.
Ex. fonte 1000mA (1A), usar 1000uF. Esta recomendacao é dada por Newton Braga, os que estao no campo da eletronica a mais de 15 / 20 anos sabe de quem estou falando.

Este valor é recomendado para usar depois da retificacao, antes de qualquer sistema de regulagem.
Usando reguladores 78**, costumam usar valores ate 470uF, mas o valor mais tipicamente usado é de 100uF.
O capacitor de 100nF, é muito recomendado.


O resistor colocado em paralelo na saida do regulador, sfunciona como carga, quando nao ha consumo.
Registrado

FESTER
Visitante
« Responder #16 : 30 de Julho de 2011, as 17:46:20 »

Olha, terminei minha fonte de 24V, fui testar e nada de funcionar.... verifiquei todas as ligações e nada em curto ou qualquer coisa estranha...
MEu cirquito utiliza: transformador de 18-0V e ponte retificadora w10m (coisa assim) e logo apos, tenho um capacitor eletrolítico de 2200uF e logo após, tenho um capacitor cerâmico de 10kPF, logo em seguida tenho um 7824 com um diodo 1N4007 entre o terceiro e primeiro pino do 7824, e depois tenho um cap eletrolitico de 100uF e um cerÂmico de 10kpF e um resistor e um led... porém, não tenho tensão na saida, será que é porque o tenho pouca tensão na entrada do 7824? ou 25,38V (depois da retificação) são suficientes para pelo menos ter uma tensão qualquer na saida? v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) galera.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #17 : 30 de Julho de 2011, as 17:56:42 »

Ve se tem tensao depois da retificacao.
Se a tensao na entrada do 7824 for menor, ele soltara a tensao que esta entrando.
Tipo, se entrar 20V no 7824, ele soltara algo em torno de 20V.

Confira os a ligacao dos pino do regulador.
Registrado

FESTER
Visitante
« Responder #18 : 30 de Julho de 2011, as 22:17:30 »

Então, assim que chegar em casa vou medir as tensões. Quanto à ligação do regulador, estou ligando assim, olhando para o numero 7824 que está escrito no corpo do regulador, estou considerando o pino 1 como entrada.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #19 : 30 de Julho de 2011, as 22:57:12 »

Da forma que vê o numero escrito (7824), o 1 esta certo, é o pino da esquerda.
O pino 2 obvio, é o do meio. Este deve ir ao GND.
O pino da direita é a saida.
Essas pinagem é para 78**.
Para 79** é diferente.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #20 : 31 de Julho de 2011, as 08:00:01 »

Oi Pessoal

Tem um detalhe que passou batido nessa história. Os integrados da família 78XX precisam de 2V de folga limpa para operar. Isso quere dizer que a tensão mínima do ripple deve ficar 2V acima da tensão de saída. Por conta disso, o circuito do Fester não tem chance de operar direito. Ele começou de uma premissa falsa. Para ter 24V contínuos na saída, precisa de um trandormador capaz de fornecer 24V de tensão efetiva.

Com 18V ele está contando com o hipple como tensão utilizável. O processo de regulagem consiste em cortar o ripple abaixo de sua linha mínima. Pode parar e começar de novo.

Lembrem do princípio de conservação da energia!!! Retificador não cria energia! Se o transformador fornece 18V a 1A, você tem 18W. Não dá para tirar 24V 1A disso!!! Não tem 24W disponível! O transformador deve ser dimensionado para fornecer energia suficiente para o circuito e um extra para ser queimado na regulagem.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #21 : 31 de Julho de 2011, as 13:41:42 »

O que o Eduardo disse é uma verdade.
As vezes consideramos a tensao retificada e filtrada (tensao do transformador x 1,4142) como tensao real.
De fato, isso é um erro.

Em alguns casos, ate funciona usar um 78** que regule uma tensao acima da real gerada pelo transformador, como por exemplo, usar um transformador de 15V e regulador de 18V, mas a eficacia do mesmo ficara duvidosa.
« Última modificação: 31 de Julho de 2011, as 13:44:24 por GrAmorin » Registrado

FESTER
Visitante
« Responder #22 : 01 de Agosto de 2011, as 08:03:20 »

Então no caso Eu teria que utilizar um transformador de 24-0V para poder funcionar direito minha fonte? Bom, então não posso consisderar os 18*1,4142 para utilizar 25,2V na saida da ponde retificadora? De qualquer jeito, para qualquer fonte que queira fazer, tenho que pegar um transformador que me forneca no mínimo a tensão que quero na saida da fonte? Eu dei uma lida no site que o Patines indicou, porem não consegui fazer uma ligação com esta fonte...  Embarrassed
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #23 : 01 de Agosto de 2011, as 11:35:24 »

Bom, então não posso consisderar os 18*1,4142 para utilizar 25,2V na saida da ponde retificadora?

Não pode considerar como tensão útil, mas deve considerar na hora de comprar os capacitores. Numa fonte com um transformador de 18V de saída, os capacitores de filtro devem ter tensão de isolamento no mínimo de 18*1,4*1,2=30V, sendo o 1,4 devido a tensão de pico e o 1,2 devido a margen de segurança por oscilação da rede de força.

Lembre sempre do princípio de conservação de energia! Muita besteira é feita por se ignorar este postulado da física.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
FESTER
Visitante
« Responder #24 : 03 de Agosto de 2011, as 07:32:25 »

Então galera, é o seguinte...

Ontem coloquei um transformador de 12+12V no lugar do 18+0V, no entanto não deu certo, não tenho tensão na saida da fonte, porém tenho tensão na saida da ponte, e o estranho, é que depois que encostei as pontas de prova nela, o led acendeu e depois apagou, e a tensão depois da ponte foi caindo... muito estranho.
Mas o pior é que não tem tensão na saida e nem na entrada ou saida do regulador.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #25 : 03 de Agosto de 2011, as 07:47:25 »

Como você conectou o transformador?  Qual a amperagem?  Verificou se tem algum fio solto, talvez na ponte retificadora?  O transformador ainda está OK?
Registrado

FESTER
Visitante
« Responder #26 : 03 de Agosto de 2011, as 08:32:25 »


O transformador eu liguei os 12+12 e deixei o CT de fora. A amperagem é de 500mA. Não tem nenhum fio solto, porque está tudo soldado, o transformador ainda está ok.
Porém o que pode ter acontecido, é que o fio que coloquei na tomada pode ter soltado na hora que fui fazer medições. Mas como não tive tempo de continuar ontem, deixei para hoje.
Mas quando liguei tinha tensão pelo menos na saida da ponte, depois disso nada tinha tensão. O estranho é que era para ter tensão entre o GND e a entrada do 7824, ou estou errado?

-----
No caso de um pedal qualquer de efeito, por exemplo guv nor, um transformador de 6+6V por 250mA daria conta se eu colocasse um 7809?
« Última modificação: 03 de Agosto de 2011, as 16:57:24 por FESTER » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal