Valvecaster - Novo Layout

Started by biglouis, 01 de August de 2011, as 13:34:17

Previous topic - Next topic

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
A primeira modificação é inócua.  Tanto o capacitor de 100nF (0,1uF) como o de 47nF formam filtros passa altas com o resistor de 1Mohms. Mas a frequência de corte para ambos casos é abaixo de 10Hz (deixa passar tudo o que for acima disso). Então nem tem efeito algum para sinais de áudio. Inutilidade total.

A segunda modificação dos diodos em anti-paralelo é apenas de ceifar (limitar) o sinal se ele passar de aproximadamente 0,7V.  Se o sinal for mais fraco do que isso, também não terá efeito algum.

A terceira modificação é outra inutilidade. O capacitor de 10nF tem reatância alta pra uma boa faixa de frequências e quase não vai atenuar algo (se o potenciômetro em série estiver aterrado e sinais acima de 1kHz).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

RicardoVasconcelos

**
Freqüente
Quote from: bossman on 27 de February de 2014, as 13:19:29
Pelo datasheet do 7812 você mesmo consegue verificar se ele suporta essa tensão de entrada ou não.

Pois é, o 7812 suporta até 19V e como meu transformador é 18 - 0 - 18 ele acaba dando quase 27V depois de retificado a não dá pra usar.

Pelo datasheet vi que a família 78XX vai de 5V até 15V de saída. Vocês conhecem outro regulador que eu pudesse usar para baixar os 27V para 19V ou menos e deles mandar pro 7812?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
QuotePelo datasheet vi que a família 78XX vai de 5V até 15V de saída. Vocês conhecem outro regulador que eu pudesse usar para baixar os 27V para 19V ou menos e deles mandar pro 7812?

LM317T, LM350T.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

kem

DIY Freak
Que tal um resistor de 82R 5W?
I don't want to die young...
I want to diode!

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
Quote from: RicardoVasconcelos on 02 de May de 2014, as 13:27:36
Pois é, o 7812 suporta até 19V e como meu transformador é 18 - 0 - 18 ele acaba dando quase 27V depois de retificado a não dá pra usar.

Pelo datasheet vi que a família 78XX vai de 5V até 15V de saída. Vocês conhecem outro regulador que eu pudesse usar para baixar os 27V para 19V ou menos e deles mandar pro 7812?

Onde é que ele suporta só 19v? Pelo datasheet é 35v !

http://www.ti.com.cn/cn/lit/ds/symlink/lm7805c.pdf

Só precisa ter atenção quanto a dissipação máxima de potência, dependendo do caso, vai precisar de um dissipador razoável.

Um abraço,

Eduardo

Etelvino Costa

**
Freqüente
Já perdi um desses em uma fonte com transformador de 2A, mesmo usando um dissipador legalzinho.
Paciência comigo, estou tentando aprender.

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
 O regulador é para máximo absoluto de 1A. Se você colocar uma carga que necessite de corrente maior, ele vai queimar, mesmo com dissipador!

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Mas esses reguladores 78XX tem proteção térmica e contra curto circuito. Pra pifar um desses, tem que abusar muito mesmo.

alambike

**
Freqüente
Saravah !
Boa noite pessoal,

Construí um ValveCaster, pelo layout a seguir:

Peguei este layout no tagboardeffects.

O que acontece é que ele funcionou perfeitamente na primeira vez que liguei. Fiquei praticamente o dia inteiro fazendo um som com ele, fui ligar no outro dia e notei que ele havia parado de funcionar. Notei que o potenciômetro do "Tone" não respondia. Daí surgiu a dúvida se este realmente estava ligado corretamente ( O tone 1 deve ser ligado no capacitor de 10nF e  o Tone 2 e 3 ao terra ou seria o tone 3 ligado ao capacitor de 10nF e o tone 1 e 2 ao terra? )

Esta dúvida surgiu também ao analisar outros layouts que também divergem nessa informação.

Enfim, se alguém já montou este pedal e puder me auxiliar ficaria muito agradecido!

-----

Fiz um teste aqui, desconectei o potenciômetro do Tone do circuito e o pedal voltou a funcionar.

Troquei o Potenciômetro e o problema voltou, o pedal fica "mudo".

Alguém tem alguma sugestão ?

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Ressucitando esse tópico... ;D
Consegui algumas válvulas 12AV6 por um preço baixo, e estou estudando a possibilidade de usar duas delas (já que há um triodo nelas) no lugar de uma 12AU7 ou de uma 12AT7. Comparei rapidamente os datasheets e constatei que  a maioria das características são bem semelhantes, e estou pensando em testar essa possibilidade em um valvecaster, já que é um circuito que trabalha em baixas tensões e torna os testes mais seguros. Há inclusive um overdrive que usa uma delas nesse link:http://www.ax84.com/bbs/dm.php?thread=331345 (é só clicar nos links do primeiro post da página), o que indica que essa válvula, apesar de ser usada para RF, possa também ser usada para audio. Acham que pode funcionar?
AI = data laundering

alambike

**
Freqüente
Saravah !
Quote from: xformer on 17 de March de 2014, as 17:36:18
A primeira modificação é inócua.  Tanto o capacitor de 100nF (0,1uF) como o de 47nF formam filtros passa altas com o resistor de 1Mohms. Mas a frequência de corte para ambos casos é abaixo de 10Hz (deixa passar tudo o que for acima disso). Então nem tem efeito algum para sinais de áudio. Inutilidade total.

A segunda modificação dos diodos em anti-paralelo é apenas de ceifar (limitar) o sinal se ele passar de aproximadamente 0,7V.  Se o sinal for mais fraco do que isso, também não terá efeito algum.

A terceira modificação é outra inutilidade. O capacitor de 10nF tem reatância alta pra uma boa faixa de frequências e quase não vai atenuar algo (se o potenciômetro em série estiver aterrado e sinais acima de 1kHz).

Boa tarde,

Sobre a segunda modificação, que utiliza diodos para clipar o sinal, mesmo utilizando diodos de uma forma diferente não seria possível distorcer o sinal ?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: alambike on 18 de February de 2015, as 12:45:20
Boa tarde,

Sobre a segunda modificação, que utiliza diodos para clipar o sinal, mesmo utilizando diodos de uma forma diferente não seria possível distorcer o sinal ?

Com os diodos, o sinal é ceifado (e por tabela, distorcido), mas num nível tão baixo que ao fechar a chave, o som também vai ficar baixo (0,7V de amplitude). Não tem sentido fazer isso já na saída do pré amplificador, o certo seria ter sempre um estágio de amplificador depois disso.  Se quiser mudar o nível de corte, então o jeito é usar vários diodos em série ou usar diodos zener.

alambike

**
Freqüente
Saravah !
Quote from: xformer on 18 de February de 2015, as 14:46:05
Quote from: alambike on 18 de February de 2015, as 12:45:20
Boa tarde,

Com os diodos, o sinal é ceifado (e por tabela, distorcido), mas num nível tão baixo que ao fechar a chave, o som também vai ficar baixo (0,7V de amplitude). Não tem sentido fazer isso já na saída do pré amplificador, o certo seria ter sempre um estágio de amplificador depois disso.  Se quiser mudar o nível de corte, então o jeito é usar vários diodos em série ou usar diodos zener.

Obrigado.

Vou tentar colocar vários diodos em série e também uns diodos zener. Isso utilizando uma chave pra selecionar um ou outro.

Sobre o estágio de amplificação, teria que amplificar o sinal depois da saída ou durante a clipagem (antes da saída).

-----

Pensei em alguma coisa nesse caminho:

Com a chave na posição 1 o circuito permanece normal. Na posição 2 aciona os diodos (pensei em combinar um led vermelho e um diodo de germânio). Em relação à amplificação ainda não sei se seria o caso de acoplar um LPB junto ao clipping (nem sei se isso é possível).

Usei uma chave como esta porque era a única que tinha aqui em casa.

alambike

**
Freqüente
Saravah !
Refiz todas as soldas do Valvecaster e do circuito adicional que queria acoplar para adicionar distorção com a chave SPDT (6polos) e tudo ocorreu bem. Sem ruído, interferência de rádio, etc...

Porém, ao introduzir os circuitos na caixa de alumínio (Hammond 1590BB), o efeito de distorção,  ao acioná-lo, faz surgir microfonia.

Ou seja, se o sinal passa somente pelo valvecaster (Entrada - Valvecaster - Saída), o pedal funciona perfeitamente. Agora, ligando a chave (Entrada - Valvecaster - Distorção - Saída) surge uma microfonia incontrolável.

Por ter funcionado tudo perfeitamente fora da caixa e agora aparece essa microfonia, pensei que fosse pelo fato dos dois circuitos estarem bem próximos.

Alguém teria alguma outra ideia do porque essa microfonia surge nesse caso ?

PS - a distorção é o dam meathead com dois transistores 2N3904

Obrigado

morgoth2006

Guest
Boas.
O meu servidor web avariou recentemente e perdi muito do conteúdo que tinha online, inclusive os ficheiros que estavam mencionados neste forum  :'(
Estou a tentar recuperar tudo e deixei noutro servidor. Quem quiser pode consultar aqui http://ricmor.info/blog/valvecaster/.
Bons trabalhos!