Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 03:44:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Valvecaster - Novo Layout  (Lida 40814 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #45 : 17 de Março de 2014, as 17:36:18 »

A primeira modificação é inócua.  Tanto o capacitor de 100nF (0,1uF) como o de 47nF formam filtros passa altas com o resistor de 1Mohms. Mas a frequência de corte para ambos casos é abaixo de 10Hz (deixa passar tudo o que for acima disso). Então nem tem efeito algum para sinais de áudio. Inutilidade total.

A segunda modificação dos diodos em anti-paralelo é apenas de ceifar (limitar) o sinal se ele passar de aproximadamente 0,7V.  Se o sinal for mais fraco do que isso, também não terá efeito algum.

A terceira modificação é outra inutilidade. O capacitor de 10nF tem reatância alta pra uma boa faixa de frequências e quase não vai atenuar algo (se o potenciômetro em série estiver aterrado e sinais acima de 1kHz).
« Última modificação: 17 de Março de 2014, as 18:03:41 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #46 : 02 de Maio de 2014, as 13:27:36 »

Pelo datasheet do 7812 você mesmo consegue verificar se ele suporta essa tensão de entrada ou não.

Pois é, o 7812 suporta até 19V e como meu transformador é 18 - 0 - 18 ele acaba dando quase 27V depois de retificado a não dá pra usar.

Pelo datasheet vi que a família 78XX vai de 5V até 15V de saída. Vocês conhecem outro regulador que eu pudesse usar para baixar os 27V para 19V ou menos e deles mandar pro 7812?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #47 : 02 de Maio de 2014, as 13:29:48 »

Citar
Pelo datasheet vi que a família 78XX vai de 5V até 15V de saída. Vocês conhecem outro regulador que eu pudesse usar para baixar os 27V para 19V ou menos e deles mandar pro 7812?

LM317T, LM350T.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #48 : 02 de Maio de 2014, as 13:43:09 »

Que tal um resistor de 82R 5W?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #49 : 02 de Maio de 2014, as 15:59:30 »

Pois é, o 7812 suporta até 19V e como meu transformador é 18 - 0 - 18 ele acaba dando quase 27V depois de retificado a não dá pra usar.

Pelo datasheet vi que a família 78XX vai de 5V até 15V de saída. Vocês conhecem outro regulador que eu pudesse usar para baixar os 27V para 19V ou menos e deles mandar pro 7812?

 Onde é que ele suporta só 19v? Pelo datasheet é 35v !

 http://www.ti.com.cn/cn/lit/ds/symlink/lm7805c.pdf

 Só precisa ter atenção quanto a dissipação máxima de potência, dependendo do caso, vai precisar de um dissipador razoável.

 Um abraço,

 Eduardo
Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #50 : 02 de Maio de 2014, as 16:45:19 »

Já perdi um desses em uma fonte com transformador de 2A, mesmo usando um dissipador legalzinho.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #51 : 02 de Maio de 2014, as 17:02:43 »

 O regulador é para máximo absoluto de 1A. Se você colocar uma carga que necessite de corrente maior, ele vai queimar, mesmo com dissipador!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #52 : 02 de Maio de 2014, as 18:59:08 »

Mas esses reguladores 78XX tem proteção térmica e contra curto circuito. Pra pifar um desses, tem que abusar muito mesmo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #53 : 15 de Dezembro de 2014, as 22:26:01 »

Boa noite pessoal,

Construí um ValveCaster, pelo layout a seguir:



Peguei este layout no tagboardeffects.

O que acontece é que ele funcionou perfeitamente na primeira vez que liguei. Fiquei praticamente o dia inteiro fazendo um som com ele, fui ligar no outro dia e notei que ele havia parado de funcionar. Notei que o potenciômetro do "Tone" não respondia. Daí surgiu a dúvida se este realmente estava ligado corretamente ( O tone 1 deve ser ligado no capacitor de 10nF e  o Tone 2 e 3 ao terra ou seria o tone 3 ligado ao capacitor de 10nF e o tone 1 e 2 ao terra? )

Esta dúvida surgiu também ao analisar outros layouts que também divergem nessa informação.

Enfim, se alguém já montou este pedal e puder me auxiliar ficaria muito agradecido!




-----
Fiz um teste aqui, desconectei o potenciômetro do Tone do circuito e o pedal voltou a funcionar.

Troquei o Potenciômetro e o problema voltou, o pedal fica "mudo".

Alguém tem alguma sugestão ?
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2014, as 17:02:34 por alambike » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #54 : 16 de Janeiro de 2015, as 14:47:01 »

Ressucitando esse tópico... Grin
Consegui algumas válvulas 12AV6 por um preço baixo, e estou estudando a possibilidade de usar duas delas (já que há um triodo nelas) no lugar de uma 12AU7 ou de uma 12AT7. Comparei rapidamente os datasheets e constatei que  a maioria das características são bem semelhantes, e estou pensando em testar essa possibilidade em um valvecaster, já que é um circuito que trabalha em baixas tensões e torna os testes mais seguros. Há inclusive um overdrive que usa uma delas nesse link:http://www.ax84.com/bbs/dm.php?thread=331345 (é só clicar nos links do primeiro post da página), o que indica que essa válvula, apesar de ser usada para RF, possa também ser usada para audio. Acham que pode funcionar?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #55 : 18 de Fevereiro de 2015, as 11:45:20 »

A primeira modificação é inócua.  Tanto o capacitor de 100nF (0,1uF) como o de 47nF formam filtros passa altas com o resistor de 1Mohms. Mas a frequência de corte para ambos casos é abaixo de 10Hz (deixa passar tudo o que for acima disso). Então nem tem efeito algum para sinais de áudio. Inutilidade total.

A segunda modificação dos diodos em anti-paralelo é apenas de ceifar (limitar) o sinal se ele passar de aproximadamente 0,7V.  Se o sinal for mais fraco do que isso, também não terá efeito algum.

A terceira modificação é outra inutilidade. O capacitor de 10nF tem reatância alta pra uma boa faixa de frequências e quase não vai atenuar algo (se o potenciômetro em série estiver aterrado e sinais acima de 1kHz).

Boa tarde,

Sobre a segunda modificação, que utiliza diodos para clipar o sinal, mesmo utilizando diodos de uma forma diferente não seria possível distorcer o sinal ?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #56 : 18 de Fevereiro de 2015, as 13:46:05 »

Boa tarde,

Sobre a segunda modificação, que utiliza diodos para clipar o sinal, mesmo utilizando diodos de uma forma diferente não seria possível distorcer o sinal ?

Com os diodos, o sinal é ceifado (e por tabela, distorcido), mas num nível tão baixo que ao fechar a chave, o som também vai ficar baixo (0,7V de amplitude). Não tem sentido fazer isso já na saída do pré amplificador, o certo seria ter sempre um estágio de amplificador depois disso.  Se quiser mudar o nível de corte, então o jeito é usar vários diodos em série ou usar diodos zener.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #57 : 18 de Fevereiro de 2015, as 13:57:30 »

Boa tarde,

Sobre a segunda modificação, que utiliza diodos para clipar o sinal, mesmo utilizando diodos de uma forma diferente não seria possível distorcer o sinal ?

Com os diodos, o sinal é ceifado (e por tabela, distorcido), mas num nível tão baixo que ao fechar a chave, o som também vai ficar baixo (0,7V de amplitude). Não tem sentido fazer isso já na saída do pré amplificador, o certo seria ter sempre um estágio de amplificador depois disso.  Se quiser mudar o nível de corte, então o jeito é usar vários diodos em série ou usar diodos zener.

Obrigado.

Vou tentar colocar vários diodos em série e também uns diodos zener. Isso utilizando uma chave pra selecionar um ou outro.

Sobre o estágio de amplificação, teria que amplificar o sinal depois da saída ou durante a clipagem (antes da saída).

-----
Pensei em alguma coisa nesse caminho:

Com a chave na posição 1 o circuito permanece normal. Na posição 2 aciona os diodos (pensei em combinar um led vermelho e um diodo de germânio). Em relação à amplificação ainda não sei se seria o caso de acoplar um LPB junto ao clipping (nem sei se isso é possível).

Usei uma chave como esta porque era a única que tinha aqui em casa.

« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2015, as 15:21:01 por alambike » Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #58 : 02 de Março de 2015, as 13:33:06 »

Refiz todas as soldas do Valvecaster e do circuito adicional que queria acoplar para adicionar distorção com a chave SPDT (6polos) e tudo ocorreu bem. Sem ruído, interferência de rádio, etc...

Porém, ao introduzir os circuitos na caixa de alumínio (Hammond 1590BB), o efeito de distorção,  ao acioná-lo, faz surgir microfonia.

Ou seja, se o sinal passa somente pelo valvecaster (Entrada - Valvecaster - Saída), o pedal funciona perfeitamente. Agora, ligando a chave (Entrada - Valvecaster - Distorção - Saída) surge uma microfonia incontrolável.

Por ter funcionado tudo perfeitamente fora da caixa e agora aparece essa microfonia, pensei que fosse pelo fato dos dois circuitos estarem bem próximos.

Alguém teria alguma outra ideia do porque essa microfonia surge nesse caso ?

PS - a distorção é o dam meathead com dois transistores 2N3904


Obrigado
Registrado
morgoth2006
Visitante
« Responder #59 : 26 de Junho de 2015, as 06:16:19 »

Boas.
O meu servidor web avariou recentemente e perdi muito do conteúdo que tinha online, inclusive os ficheiros que estavam mencionados neste forum  Cry
Estou a tentar recuperar tudo e deixei noutro servidor. Quem quiser pode consultar aqui http://ricmor.info/blog/valvecaster/.
Bons trabalhos!
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal