TBP-1 Pré Amplificador para contrabaixos

Started by bossman, 12 de August de 2011, as 20:24:36

Previous topic - Next topic

hgamal

Hand MasterMind
Pessoal,

"ok... vocês venceram". Aproveitando que temos outros administradores agora, posso voltar a fazer coisas legais.

Vamos tentar prestigiar os baixistas desta vez. Abaixo a versão 0.1 do TBP1.

http://www.gamal.com.br/TBP1/TBP1-0.1.pdf

Vamos aos fatos:

0) NÃO ESTÁ TESTADO

1) centrei os graves em 60 Hz, +/- 18 dB;

2) agudos em 5 kHz, +/- 18 dB;

3) paramétrico de 150 a 4 kHz, +/- 20 dB;

4) Tem ganho de entrada mas não coloquei ainda o de saída. Para testes, coloquem um de 100 k log na saída;

5) não ultrapassa os +/- 15V de alimentação. Comecem com 12V! 20V de excursão é bastante coisa!  (12+12=24, tira uns 4 para os op amps funcionarem linear)

Para os testes:

1) por favor meçam a saída de cada operacional. Deveriam estar por volta de 0;

2) Quem tiver um emissor de sinais e osciloscópio, ajuda muito medir a resposta de frequências;

3) se puder "osciloscopar" as saídas de cada op amp, para reportes de erro, seria bom;

4) Vamos tomar cuidado nos reports de problemas. Anotar os valores usados e etc.

Notas aos invejosos de plantão:

1) este circuito é baseado em alguns anos de experiência, olhando circuitos por ai. Está longe de ser original. Certamente tem um monte de equipamentos idênticos por ai. Mas fazer o quê?!? Ainda não aperfeiçoei o capacitor de lapso temporal, nem o krypto fet quadripolar multimensional que estou desenvolvendo. Quando acabar, publico algo original (na minha tese de doutorado).

2) Não pretendo montar ele por enquanto, estou apenas dando vazão aos desejos da galera. Quem sabe podemos fazer outros projetos assim. Não gosto de publicar coisas sem testes, mas meu tempo para isso está muito escasso.

Aos corajosos aventureiros: BOA SORTE NA MONTAGEM!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Acha que é valido fazer um layout pra galera que não tem protoboard poder testar?

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: biglouis on 27 de October de 2012, as 13:59:50
Acha que é valido fazer um layout pra galera que não tem protoboard poder testar?

Minha opinião é a mesma, acho que deveria ser feito em placa padrão, mas não vejo mais problema neste aspecto. Daqui a pouco disponibilizo o projeto no Kicad para o pessoal que quiser fazer o layout.

Vamos fazer este projeto juntos. Neste sentido, dou preferência ao Kicad!

-----

Como prometido:

http://www.gamal.com.br/TBP1/TBP1-0.1.zip

Qualquer alteração, mandem-me os arquivos!

Epron

Guest
Olha, achei diferente! E adorei a iniciativa! =D
Gostaria de monta-lo para testar, mas não disponho de vários recursos, tais como um bom amplificador de baixo (ainda ta em construção) e osciloscópio ou gerador de sinais. Mas estou muito curioso para saber como é. gostei das filtragens na entrada do préamp.

Só não entendi a parte do potenciometro dos médios partindo para outros opamps, e um potenciometro ou trimpot de freq. O que seria isso ?

Abçs!

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: biglouis on 27 de October de 2012, as 13:59:50

Eu acho totalmente válido Big!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Haroldo. eu estou ciente que a galera do fórum adotou o Kicad, mas eu não sei fazer nada nesse programa. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...

Tem problema se eu fizer no Eagle mesmo?

-----

Estou baixando o Kicad aqui, vamos ver qualé desse carinha. >d

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Epron on 27 de October de 2012, as 15:04:20
Só não entendi a parte do potenciometro dos médios partindo para outros opamps, e um potenciometro ou trimpot de freq. O que seria isso ?

Um equalizador paramétrico. Um pot ajusta a frequencia, no caso entre 150 e 4000 Hz. O outro ajusta a ampitude, entre -20 e +20 dB.

-----

Quote from: biglouis on 27 de October de 2012, as 15:33:49
Estou baixando o Kicad aqui, vamos ver qualé desse carinha. >d

Cara no início, você vai me xingar muito. Depois, vai até me agradecer! São conceitos diferentes, mas não será tratado como ladrão, e ainda pode fazer a placa com quantas camadas e do tamanho que você quiser!

Marcus Vinícius

Colaborador
Também não sei nada do kicad ia perguntar a mesma coisa, mas prefiro muito que você faça o layout,
pergunta... o Kicad é gratuito?

Abraço
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Quote from: hgamal on 27 de October de 2012, as 17:07:12
Cara no início, você vai me xingar muito. Depois, vai até me agradecer! São conceitos diferentes, mas não será tratado como ladrão, e ainda pode fazer a placa com quantas camadas e do tamanho que você quiser!

Acabei de chegar aqui pronto pra xingar. _

Rapaz, to a quase uma hora tentando fazer uma simples fontezinha 9v pra testar o programa.

Desisti agora, pois estava quase jogando o computador na parede.
>>(:

Marcus Vinícius

Colaborador
Big você vai reproduzir o esquema no Eagle para fazer o layout?
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!

hgamal

Hand MasterMind
Pessoal, me entristece muito não continuar o projeto no Kicad, mas como já disse antes, o projeto é livre... :(

Só não alterem a numeração dos compomentes! Se nao eu vou pirar na hora de procurar problemas!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
O equalizador de médios na verdade é o que se acostumou apelidar de "semiparamétrico", pois não apresenta controle de largura de banda, ou "Q". Creio que um desses preencha muitas necessidades já! Quanto ao controle de agudos, pareceu para mim que 5kHz seria meio alto pensando-se em contrabaixo, mas melhor testar primeiro e depois verificar se isso precisa de ajustes ou não.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Marcus Vinícius

Colaborador
Eu to tentando abrir o projeto no kicad (baixei ele aqui) mas da erro de biblioteca,
não sei se pode ter algum problema com o arquivo, mas eu pesquisei na net como importar
e não está resolvendo!

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: marcusbass on 27 de October de 2012, as 18:32:42
Eu to tentando abrir o projeto no kicad (baixei ele aqui) mas da erro de biblioteca,
não sei se pode ter algum problema com o arquivo, mas eu pesquisei na net como importar
e não está resolvendo!

Junto com o esquema há uma biblioteca. Vá em "preferences->library" e faça com que ele use a biblioteca LPB1.lib!

ghustavus

*
Iniciante
Boas novas no tópico rss!
Vou baixar o Kicad novamente pra ver o arquivo, em breve vou querer montar esse pré =)