Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 12:17:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como adaptar transformadores para pré valvulado  (Lida 43683 vezes)
nezion
Visitante
« Responder #90 : 28 de Dezembro de 2011, as 12:22:50 »

Certo, eu já havia percebido isso ^^
Devo ter feito algum teste e deixei ele assim...

Obrigado =D

Abraço
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #91 : 28 de Dezembro de 2011, as 22:41:29 »

Eu também fiquei pensando nisso. Aqui minha rede é 127, mas se fosse 220? Também fiquei com essa dúvida Eduardo.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #92 : 29 de Dezembro de 2011, as 06:28:36 »

Oi Pessoal

Essa adaptação só é possível para uso em rede 127V. Uma vez que o enrolamento 220 foi desconectado, o transformador perde a possibilidade de ser bivolt.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #93 : 10 de Novembro de 2012, as 11:39:38 »

Eduardo, andei garimpando minha sucata e achei um transformador antigo de aprelho de som, CCE, ele possue 4 enrolamentos, sendo 2 primarios e 2 secundarios
na verdade seria um primario de 4 fios e 2 secundarios , um de 13 e um de 18 volts.

Ligando esse transformador na rede de 110 (nominal) tenho no outro primario 125 volts. liguei nesse uma lampada de 110 x 15 Watts, medi a tensão sobre a lampada, a tensão media foi de 120 volts. uma queda de 5 volts. Se não estiver enganado tenho uma queda de 5 volts sobre uma carga de 150mA correto?

Pregunto : Posso usar esse transformador para a contrução de um pre amp. mesmo tendo um secundario de 13 volts e outro de 18 volts. claro tudo medido em CA.

Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #94 : 10 de Novembro de 2012, as 12:12:48 »

Parabéns pelo achado!

Você pode usar um dos primários para ligar a rede, e o outro para alimentar o HT do circuito (usando um multiplicador de tensão, se for o caso).

Para alimentar os filamentos, você pode usar o de 13V, direto em CA (ligando os filamentos em série, ou seja, usando os pinos 4 e 5 das 12AX... e deixando o pino 9 desligado), ou retificar com uma ponte e usar um regulador de tensão 7812 (acho que vai ter menos ruído assim).

O secundário de 18V você deixa desligado, e isola direitinho.

Só fique atento se o transformador será realmente capaz de suprir as correntes necessária nos "secundários" (inclusive o primário que vai mudar de tensão). O fato de ter segurado a onda quando você ligou a lâmpada (provavelmente por pouco tempo) não é garantia de que vai continuar a fazê-lo quando você estiver alimentando os filamentos, e também não é garantia de que o transformador vai se manter dentro de uma faixa aceitável de temperatura (se começar a esquentar a ponto de você não conseguir ficar com a mão sobre ele, é porque ele está a ponto de abrir o bico). Siga os cálculos que o Eduardo explicou!


Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #95 : 10 de Novembro de 2012, as 12:20:47 »

Muito obrigado pelo retorno

 Finck , vou ligar uma carga no transformador e nonitorar o aquecimento, acho q para a parte de filamentos vai dar conta sim pois o transformador e meio grandinho, chega a pesar 1kg.

Mas nao custa nada seguir os calculos do Eduardo ...


Att daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #96 : 10 de Novembro de 2012, as 12:33:51 »

Se o transformador é grande, as chances de dar certo são muito boas. Eu usei o esquema do Eduardo para alimentar um Baby Wonder, usando um transformador de 12+12V x 3A e funcionou perfeitamente...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #97 : 10 de Novembro de 2012, as 12:43:32 »

 Finck legal a sua montagem, eu vou montar um hibrido, pre valvulado e power com TDA da vida, o transformador do power vai outro transformador independente deste e quem sabe nao sobra espaço para um overdrive valvulado junto de um pre clean e adicionado a um send e return. Meoi Frankenstain... hahhahah

Continuo os teste e caso ocora tudo bem abro um topico.

Att Daniel

-----
Resultados sobre o tafo em teste. deixo aqui os resultados obtidos a titulo de experiência.

Primario V_ent = 126.0

HT V = 117
     I = 128 mA
     P_consumida = 15 Watts (lampada incandecente)

Sec V = 13
      I  =  430 mA
      P_consumida = 5,5 Watts (resistor de fio de 30 Ohms x 20 watts)


O transformador permaneceu ligado por 1 hora sobre essas condições, Aquecimento bem baixo, praticamente frio, sem romcos ,zumbidos ou cheiro de Amaper (leia-se enrolamento queimado) rs

Agora e partir para o projeto final.

Att daniel
 

-----
Segue foto do transformador http://bimg1.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_182541829_5126.jpg

Att daniel
« Última modificação: 11 de Novembro de 2012, as 15:54:06 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Páginas:  1 ... 5 6 [7]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal