Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 16:23:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Orange Tiny Terror  (Lida 27527 vezes)
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #15 : 23 de Março de 2013, as 15:03:20 »

Massa Finck, vou dar uma olhada no seu link, muito obrigado!

Marcel, então, o atomic eu estava fazendo pra uma pessoa e ela desistiu na hora de comprar os transformadores, to com a placa montada, faltando só as valvulas e os transformadores!

Saca a idéia, to pensando em pedir o transformador de força numa configuração que de pra testar o tiny terror e o atomic, as tensões são bem parecidas o diferente é que o atomic precisa de mais dois fios no secundario para o bias e o tiny terror precisa de mais um fio da tensão dos 7W, o transformador de saida é o mesmo! Será que da certo?

Abraços

Obs: só consigo observar este tópico quando estou logado, acontece o mesmo com vocês?
« Última modificação: 23 de Março de 2013, as 15:07:12 por nevio » Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #16 : 23 de Março de 2013, as 15:37:49 »

Acho que dá certo, sim, nevio...
É só pegar um transformador que tenha todos os fios das tensões comuns entre os dois, mais um tap pro 7w do tiny e um tap de bias. Acho que dá tranquilo, fala com o a.sim pra ver isso...

Mas válvulas você só vai comprar as EL84, né? É só usar as 12ax7 do SLO ou de outro, pra testar...

Abraço!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #17 : 25 de Março de 2013, as 21:11:25 »

O Nevio me fez uma pergunta por PM sobre a possibilidade de usar o mesmo transformador para o Tiny e o Soldano, e eu respondi, mas acho que a informação passada pode ser útil para mais alguém, então vou transcrevê-la (Névio, se não podia, me desculpe, é que eu sou meio língua solta):

1) Existem "modelos" do Tiny produzidos em locais diferente, com pequenas diferenças de um circuito para outro. A tensão do transformador que eu indiquei foi retirada da etiqueta da unidade que está no meu amplificador (China), mas parece que outras origens (conheço Inglaterra e Coréia, não sei se há outras) apresentam secundários ligeiramente diferentes.

2) Dá para usar o transformador do Soldano no Tiny sem problemas. A tensão ligeiramente mais alta pode ser compensada com um resistor de valor mais alto na filtragem da fonte. De quebra, tem-se uma filtragem mais eficiente.

3) O "tap" com tensão mais baixa no Tiny é opcional, sem tê-lo a única coisa que vai acontecer é que não haverá a "potência reduzida".

4) A tensão no citado "tap" pode ser customizada. Testei uma "gambiarra" para, no modo "potência reduzida", usar a tensão entre o "terminal máximo" e o "tap", o que dá uns 65V no meu transformador. Funcionou, obviamente com bem menos de 7W. O som ficou meio sem vida, mas valeu a experiência. Resumo: quem quiser ter "potência reduzida ainda mais reduzida" pode fazer no transformador um segundo "tap" com tensão menor, ou simplesmente alterar o "valor original".

Adicionalmente:

1) é possível modificar o Tiny para operar com tensões diferentes no "pré" e no "power". Tem gente que deixa o "pré" sempre com a tensão máxima, e varia apenas a tensão do "power" para ter potência reduzida. Ou o contrário, para ter distorção "starved plate". O timbre muda, a flexibilidade pode agradar alguns.

2) o rapaz italiano Michele que vende os kits "Brittish Glory" postou em seu site (gear upgrade) um artigo com detalhes sobre a instalação "DIY" de um choque de filtro no lugar de um dos resistores da fonte. Melhora o timbre e a imunidade a ruídos, diz ele.

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #18 : 25 de Março de 2013, as 21:38:08 »

Opa, com certeza Finck, quanto mais informação compartilhada melhor!! Smiley
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #19 : 25 de Março de 2013, as 23:18:17 »

...

1) é possível modificar o Tiny para operar com tensões diferentes no "pré" e no "power". Tem gente que deixa o "pré" sempre com a tensão máxima, e varia apenas a tensão do "power" para ter potência reduzida. Ou o contrário, para ter distorção "starved plate". O timbre muda, a flexibilidade pode agradar alguns.
Vai ter que mexer bastante na fonte.
Se a alimentação do pré não passar pelo capacitores da placa/grade das EL84, a filtragem vai ser ineficiente...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fovb
Visitante
« Responder #20 : 26 de Março de 2013, as 12:31:13 »

Finck, só achei esse transformador pra comprar em lojas estrangeiras, será que nosso amigo A.sim consegue fabricar um desse pra gente?

Hammond 159P Choke For Tube Amp Projects

10 Henries, 125mA, 155 ohms, 500VDC. Mounts to chassis with two screws. Mounting centers 3.56". Weighs 2.25 pounds.


Na Altana tem esse aqui:

http://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2585

Será que serve?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #21 : 26 de Março de 2013, as 13:42:03 »

Sobre o choque de filtro, acho que o da Altana serve. É a mesma indutância e corrente. O Eduardo deve poder confirmar se o modelo aguenta a tensão e qual é a resistência ôhmica. De qualquer forma, é muito possível que o A.Sim possa fabricar um também.

Kem, sobre seu comentário, não estou certo de como é que os caras fazem o mod, mas tudo indica que "duplicam" o circuito da fonte e trabalham com as duas tensões do transformador ao mesmo tempo, "puxando corrente" do "tap" e do "max" simultaneamente. Não sei se é sábio fazer isso, apenas reportei o fato...

Pessoalmente, acho que para quem está começando o amp "do zero" e quer ter a flexibilidade de alimentar as etapas de pré e power com tensões diferentes, talvez fosse melhor investir num transformador com um secundário adicional de tensão mais baixa. A etapa de pré consome pouco, então talvez o enrolamento de bias do Soldano possa ser usado por aqueles que querem deixar o pré passando fome. Mas é preciso confirmar  qual a corrente que este enrolamento de bias pode suprir!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #22 : 26 de Março de 2013, as 14:11:54 »

...Kem, sobre seu comentário, não estou certo de como é que os caras fazem o mod, mas tudo indica que "duplicam" o circuito da fonte e trabalham com as duas tensões do transformador ao mesmo tempo, "puxando corrente" do "tap" e do "max" simultaneamente. Não sei se é sábio fazer isso, apenas reportei o fato...
É por ai mesmo... teria que duplicar o circuito da fonte...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #23 : 27 de Março de 2013, as 08:27:00 »

A placa original é dupla face e bem complicadinha, porque tudo é montado nela, desde a fonte até o último estágio, incluindo os soquetes das válvulas, os potenciômetros e os jacks.

Penso que bom mesmo é fazer em placa de turrets ou ilhoses, à moda clássica.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #24 : 27 de Março de 2013, as 09:21:53 »

Se precisar eu faço a placa de teste dupla face!
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #25 : 28 de Março de 2013, as 10:13:45 »

Não tenho o link do layout, só sei que ela é dupla face porque eu tenho o amp original...

Mas falei de fazer ponto a ponto porque a versão do Tiny que é considerada "a melhor" é desse jeito. Rara e cara, e feita com componentes de primeira linha (ao contrário do meu chinesinho...)

Olha ela aí:



Só não conseguí descobrir onde, diabos, está a placa de turrets com o resto dos componentes (se é que ela existe...).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
jhogo
Visitante
« Responder #26 : 28 de Março de 2013, as 11:44:43 »

Aparentemente não existe Finck, essa versão é a Hardwired e a montagem é toda feita dessa forma,sem placa nenhuma.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #27 : 28 de Março de 2013, as 16:43:58 »

Pois é, mas não parece que está faltando coisa?
Na versão PCB tem um monte de resistores cerâmicos (aqueles "quadrados", brancos) que eu não enxergo na hard-wired.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
fovb
Visitante
« Responder #28 : 20 de Abril de 2013, as 12:08:49 »

Instalei o transformador de choque, ficou MUITO bom... Mas coloquei por dentro, coube certinho...


Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #29 : 20 de Abril de 2013, as 13:38:15 »

Você seguiu a receita do GearUpgrade?

O que mudou? Onde comprou o choque?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal