Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 17:43:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Principiante: Projeto VOX AC30 Replica  (Lida 87124 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #180 : 16 de Maio de 2012, as 21:03:57 »

Como você foi ambiguo sobre qual montagem usou (2 jacks ou 4 jacks) fiquei confuso.  Você escreveu que soldou os resistores de 33k, portanto leva a entender que montou segundo o layout (2 jacks). Mas aí vem a pergunta sobre se precisa aterrar os 4 jacks (sim precisa - o triângulo de cabeça pra baixo no esquema significa terra). Na foto não fica claro qual montagem você usou (mas bem caprichada a sua montagem).  Sobre o resistor de 33k, ele é grid stopper e recomenda-se que fique soldado no soquete da válvula (igual no layout) e não no jack.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #181 : 17 de Maio de 2012, as 01:12:19 »


- No esquema aparecem dois pares de resistores 68K ligados em paralelo onde uma ponta liga ao pino 2 da 12AX7 e a outra ponta liga o positivo do jacks "normal", enquanto que outro par é ligado ao pino 7  e a outra ponta ao positivo dos jacks "brilhante", ok?
Primeiro é que no esquema aparece assim...



E no layout ele aparece com um resistor equivalente de 33K. O certo não seria um de 34K? Isso pode causar algum problema?



Já fica complicado essa representação do layout com apenas dois jacks já que o original é com 4.

- O massa dos 4 jacks vão ligados ao terra?

Eu soldei ambos resistores de 33K direto no soquete e não junto aos jacks como na foto abaixo:
http://www.unet.univie.ac.at/~a9525719/amp/chassis/bau_images/input.jpg

No esquema, você tem 2 entradas para cada triodo, uma HI e outra LOW. No layout, você tem uma entrada só para cada triodo, correspondente a HI. O resistor nesse ultimo caso pode ser qualquer valor entre 10K e 68K. Eu usei 10K no 100Buck.
De uma olhada nessa figura abaixo... Ela explica como funcionam as entradas HI e LOW. Aviso, tem que parar pra pensar (não doi, fique sossegado Smiley ) e muito pra ligar essas entradas quando não se tem experiencia. E tem que usar jacks com contato reversivel (normalmente fechado). Eu teria seguido o layout e colocado só 2 entradas.




- O massa dos 4 jacks vão ligados ao terra?

Eu soldei ambos resistores de 33K direto no soquete...

O "massa" dos jacks vai ligado ao terra, e ao vivo através de um resistor de 1M, isso se você usou 2 jacks como no layout.
Mas se você usou 4 jacks, os resistores são de 68K, e não de 33K. Nesse caso siga o esquema dessa imagem que postei.
« Última modificação: 19 de Maio de 2012, as 01:06:22 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #182 : 17 de Maio de 2012, as 07:12:08 »

Olá Kem

Grato pela ajuda.
Na realidade utilizei as duas fontes de informação (esquema e layout) para me guiar na montagem. Certamente somente o esquema ficaria muito mais difícil por não ter experiência ainda. O problema que no meio da picada percebi que tinham "detalhes" diferentes. Cool

Uma das minhas dúvidas e, com certeza são fundamentais, é identificar os polos dos jacks.

É isso mesmo???

Pra ajudar o cara da loja de componentes não me explicou e me vendeu 2 jacks de contato reversível "estereo" e 2 jacks comuns mono.
Pra ficar esteticamente bonito eu fiz as entradas High com as comuns e as low com as de contato reversível.

Agradeço novamente a paciência de todos.

Um forte abraço

Xandeguarah
 
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #183 : 17 de Maio de 2012, as 08:29:23 »

xandeguarah... não tem como montar as entradas HI e LOW com esses jacks...
O estereo da até pra usar, mas o certo são jacks mono com contato reversivel (todos).
Pode ter certeza de que a ligação esta errada.

Quanto ao B+ que você perguntou na pagina anterior, é o positivo da alimentação do circuito (qualquer circuito, não só valvulados).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #184 : 17 de Maio de 2012, as 10:46:49 »

xandeguarah... não tem como montar as entradas HI e LOW com esses jacks...
O estereo da até pra usar, mas o certo são jacks mono com contato reversivel (todos).
Pode ter certeza de que a ligação esta errada.

Quanto ao B+ que você perguntou na pagina anterior, é o positivo da alimentação do circuito (qualquer circuito, não só valvulados).

Seriam essas com três polos?? Agora começo a entender melhor o que estava errado.


As que estou usando são essas:
   
P10 mono                                                                    P10 estereo

É por aí?

Um forte abraço
xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #185 : 17 de Maio de 2012, as 11:11:34 »

Esse jack P10 estéreo é reversível, observe que ele tem dois contatos para cada polo, e quando insere o plug, ele desconecta um lado.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #186 : 17 de Maio de 2012, as 14:27:21 »

O estereo pode ser usado sem problemas. Você só não conecta os contatos referentes ao outro canal.
Essas com 3 polos também serve. O outro mono com 2 polos não (não vejo uso pra eles na entrada de amplificadores - ao menos o contato reversivel para aterrar a entrada quando o cabo do instrumento não esta plugado eu acho necessario). Quem sabe para conectar falantes...
Você tem erro na entrada do amplificador, então começe resolvendo isso pra depois seguir em frente.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #187 : 01 de Junho de 2012, as 07:06:54 »

Olá pessoal

De fato pensar não dói mas essa ligação do input jack pra alta e baixa impedância está me deixando maluco  Batendo Cabeça
Comprei jacks P10 com contato reversível, daqueles com a caixinha de plástico e refiz a ligação mas acredito que errei em alguma coisa. Talvez tenha confundidos os contatos, enfim.

Pesquisei em inúmeros sites depois que Kem colocou aquela esquemático explicando como é a dinâmica desta ligação e conclui que basicamente quase todos os amps que tem 12ax7 como pré seguem o mesmo esquema. Correto?
 
Encontrei esse layout no site do El34 world e acredito que se eu seguir ele chegarei ao meu propósito:


Só tenho uma dúvida: Como os resistores que vem dos pinos 2 e 7 são de 33K (e não os dois de 68k) eu devo dividir a saída deles para os dois pontos? Acredito que isso modificará o valor dele pois é uma ligação em paralelo, não?

Agradeço novamente a paciência e colaboração dos meus estimados amigos.

Um forte abraço

Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #188 : 01 de Junho de 2012, as 08:54:08 »

xandeguarah... Você precisa escolher o que seguir.
O layout usa resistores de 33K, mas não tem entradas HI e LOW.
Você seguiu o esquema ao fazer 4 entradas (2 HI e 2 LOW), então siga o mesmo. No esquema, são 2 resistores de 68K.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #189 : 04 de Junho de 2012, as 22:27:41 »

xandeguarah... Você precisa escolher o que seguir.
O layout usa resistores de 33K, mas não tem entradas HI e LOW.
Você seguiu o esquema ao fazer 4 entradas (2 HI e 2 LOW), então siga o mesmo. No esquema, são 2 resistores de 68K.


De fato, Kem, desejei fazer uma coisa seguindo outra. Isso me deixou meio doido. Sorry  Embarrassed

Montei o amp utilizando o layout. Fiz o faceplate do amp com duas entradas duplas (hi e low, respectivamente), que é o representado no esquemático. O pior é que gravei o faceplate em eletroerosão, coisa mais linda, mas a ligação no final não corresponde. Uma bela de uma bananada.

Mas vou corrigir o engano. Dando uma bela analisada (friamente) vejo que existem diferenças no que mostram o layout e o esquemático.
Acabei de religar há poucos minutos as entradas dos jacks conforme o layout que postei do EL34world mas piorou o negócio. Fui plugar a guitarra e desta vez nem aquele som fraquinho eu ouvi  Cry
E de fato, pois soldei os dois resistores de 68k (esquemático) com o resto da montagem (layout) e acredito que aí reside o problema.

Vamos aos pontos e peço que os amigos me digam suas impressões:

-  Percebi que no layout o cátodo 8 é levado à ligação em paralelo com o resistor de 1,5 K e capacitor de .68uF. No esquemático o mesmo cátodo 8 é ligado em paralelo com o resistor de 1,5 K e um capacitor de 22 uF.

-   Seguindo a comparação "esquemático x layout" o cátodo 3 no layout é ligado a um resistor 1,5K paralelo a um capacitor 22uF, enquanto que no esquemático o mesmo cátodo é ligado a um resistor 1,5K paralelo a um capacitor polarizado 0,1. Ai jisuis!

Conclusão: Optarei pela ligação dos jacks apresentada no  layout (que deveria ter sido obedecida desdo o início) e pra não deixar o Faceplate com duas entradas inutilizadas vou fazer uma ligação paralela pra mais dois jacks, como um "escravo". Será que isso dá certo?  Huh?

Agora pra não errar mesmo prefiro "desenhar". Está certa a correspondência entre os pinos abaixo?



Novamente agradeço a paciência e ajuda dos amigos.

Um forte abraço

Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #190 : 06 de Junho de 2012, as 00:18:33 »

De uma olhada nesse layout do ceriatone...
Não é exatamente o ampli que você esta montando, mas tem varias partes (entrada por exemplo) nas quais você pode se basear.
Veja com calma e tente entender...

http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/marshallLayout/36WNewCeriatone.jpg
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #191 : 06 de Junho de 2012, as 07:06:17 »

De uma olhada nesse layout do ceriatone...
Não é exatamente o ampli que você esta montando, mas tem varias partes (entrada por exemplo) nas quais você pode se basear.
Veja com calma e tente entender...

http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/marshallLayout/36WNewCeriatone.jpg

Obrigado Kem

De fato, o projeto do ceriatone tem a ligação bem diferente da que eu propus no layout da el34world. Refarei a ligação conforme esse layout e vou ver no que dá.
A propósito, gostei muito da maneira como esse site expõe os layouts. De fácil entendimento.

E quanto as minhas indagações sobre a comparação do layout e esquemático? estão certas? Na minha opinião são projetos distintos e não o mesmo.

Agora a bola está comigo. Devo ter notícias amanhã.

Um forte abraço

Xandeguarah

-----
Então pessoal

Antes de refazer a ligação dos jacks dei mais uma vasculhada no circuito em busca de erros de montagem e senti a falta da ligação entre o resistor de 100k como ilustrado abaixo:


Corrigi este equívoco e fiz um teste ligando a guitarra. O resultado foi que o tal "apito" não existe mais e os controles de volume desta vez respondem aos comandos, ou seja, se percebe que quando se aumenta e diminui o volume se ouve acréscimo e decréscimo de intensidade de sinal.
Mas infelizmente o som da guitarra não foi ouvido.  Bufando

Refiz a ligação como descrito no layout da Ceriatone proposto pelo Kem e também não obtive resultado. Estou afim de comprar jacks de metal, substituindo os de plástico, e fazer a ligação só com duas entradas pra ver se é isso.

Um forte abraço

Xandeguarah 
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, as 07:04:09 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #192 : 10 de Junho de 2012, as 00:07:37 »

EUREKA, EUREKA!  Palmas

Fiz a ligação agora há pouco com as duas entradas simples, como no layout e funcionou perfeitamente!  Grin  Estou radiante, pessoal!! Head Banger
E olha que a bichinha fala alto, faz valer os 30 watts a que ela se destina.
Só preciso corrigir problemas de aterramento porque tem um "humbizinho", mas nada perturbador, pra deixar ela bem silenciosa ao não tocar o instrumento.

Incrível como as entradas Hi e low funcionaram. A high tem uma chave que deixa o som super agudo, como é pra ser o treble booster.
A low tem o som bem mais grave.
Não havia entendido anteriormente a função do potenciometo "cut" mas agora conferi que ele é como um delimitador da função dos pots de grave e agudo. Corrijam-me se estiver errado, por favor.

Como hoje já é tarde e amanhã tenho alguns compromissos fico de nesta semana postar um vídeo com uma apresentação inicial do resultado.

Desde já gostaria de agradecer muitíssimo a todos que me auxiliaram aqui no forum, em especial ao Kem, Xformer, ao Alexandre da Schatz Transformadores, e aos puxões de orelha do mestre Eduardo.

Um mais que forte abraço

Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #193 : 10 de Junho de 2012, as 10:10:05 »

EUREKA, EUREKA!  Palmas

É gostoso quando funciona, não é?! Parabéns, Xande!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #194 : 10 de Junho de 2012, as 15:11:47 »

O fato de algo que montamos não funcionar de primeira (ou de segunda, ou de terceira ...) não deve ser encarado como desanimador, mas como uma oportunidade pra aprendermos mais e aprimorar a experiência. Valeu pela insistência, pois no final além de ter o ampli funcionando, você ganhou algo mais valioso e que nunca vai ser tirado de você. Ao contrário, se ele tivesse funcionado de primeira, perderia a graça e você não teria aprendido tanto, com os erros cometidos (que provavelmente seriam repetidos em próximas montagens) e com a troca de informações entre nós do fórum.  

Abs
« Última modificação: 10 de Junho de 2012, as 15:15:36 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.081 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal