Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 21:37:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: JCM 2000 - Ajuste de bias - Dúvidas  (Lida 7055 vezes)
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« : 18 de Outubro de 2011, as 11:58:53 »

Eae moçada, eu aqui com problemas novamente.

Ajustei o bias desse amp de acordo com um documento que achei na net que aparentava ser um manual da própria marshall. De cara achei estranho porque o ajuste parecia estar muito "quente" pra esse amp. A tensão B+ dele é em torno de 440vdc e o documento dizia pra ajustar em 90mv, de acordo com o que o gamal me ensinou, isso torraria a válvula rapidinho. Ate ai tudo bem (ou quase). O problema é que com 10 min tocando, esse ajuste não segurava (esqueci de mencionar que eu ajustei no minimo só pra testar - estava em 44mv), ele ia subindo gradativamente, eu desliguei porque não dava pra ter certeza ate onde isso ia, e eu não queria queimar um quarteto de válvulas novas. Quando eu desliguei já estava marcando 110mv nos pinos de teste do amp, e olha que isso começou com 44mv né? Como eu estou com dois JCM 2000 pra manutenção, fui testar o outro pra ver o que dava, a mesma coisa, parece ser um problema de fábrica.

Buscando na net achei este site que informa algo parecido http://www.lynx.bc.ca/~jc/TSL122.html
o problema é que meu inglês é péssimo, busquei ajuda do google tradutor e ficou confuso muita coisa pra mim. Se alguém puder ajuda eu agradeceria muito. Tanto na tradução quanto no problema do amp.

 
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 18 de Outubro de 2011, as 13:49:19 »

Voce que dizer milivolts (mv) ou miliamperes (ma)?
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #2 : 18 de Outubro de 2011, as 14:03:22 »

Então Eduardo, de acordo com o mestre Haroldo Gamal, medindo a tensão em uma resistência de 1ohm do catodo pro aterramento, a tensão medida em milivolts é equivalente aos miliamperes. E este marshall JCM 2000 TSL 100 é dessa forma, ele tem uma resistência de 1R do catodo pro aterramento, de acordo com meus cálculos isso ta forçando demais a válvula.

Eu estava aqui lendo a pagina do link que eu coloquei, o cara diz que algumas resistências da parte do bias quando esquentam diminuem a resistência. Vou tentar troca-las pra ver.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, as 14:06:50 por evileudo » Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #3 : 18 de Outubro de 2011, as 14:26:34 »

Sim.. mas é bem difícil medir exatos 1ohms, a não ser que sejam de 1%.. e isso é um problema.. pois se for por exemplo, 1,2ohms... já dá uma diferença boa! faça os calculos!

Parece que o que ele mais reclama ali são resistores de 220k no lugar de 5k6 no circuito, na grade? (R7, R10, R66, R70)


Nos comentários tem gente que fala mesmo.. pra usar esses 1% do qual comentei... também provavelmente com a "potencia" maior.. mas uma dica.. dizem que resistores metalfilm seguram bem mais seus valores quando "esquentam" etc etc

Também ele diz para mudar todos os resistores da parte do bias, por 1watt (R68=33k, R77=10k, R67=220k, R69=220k) eu usaria metalfilm também, pois o tamanho de 1 watt é menor comparado ao de 1 watt comum
e também diz para soldar o potenciometro de regulagem direto na placa mãe
Registrado
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #4 : 18 de Outubro de 2011, as 15:26:18 »

o problema não é nem medir, ate mesmo porque eles são de 1%. O problema é que ta aumentando muito e parece que não vai parar de aumentar, subiu de 45mV para 110mV. Chego a sentir o cheiro da válvula fritando. O que será que ta causando isso?? Troquei os resistores e nada.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 18 de Outubro de 2011, as 15:45:31 »

Ele deve estar oscilando em alta frequência.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #6 : 18 de Outubro de 2011, as 15:51:58 »

To no  Procure e parece que esse problema é comum e muitas outras pessoas sofrem com o mesmo problema. Parece um erro da marshall que foi corrigido nos modelos mais novos.

Eduardo, isso tem como ser sanado?? Como eu vou entregar esse amp pro cliente desse jeito, se ele tocar por duas horas direto é capas de trincar todas as válvulas. O engraçado é que eu li um comentário num fórum da marshall que dizia isso, pra tocar por umas duas horas e depois parar pra esfriar o amp hahahahahahahaha. Já pensou??? hehehehehe

-----
Agora li esse ultimo comentário aqui num fórum da marshall

I work as the amp tech for a Marshall main dealer here in the UK, Marshalls recommended Fix for the problem is to replace the complete board assembly. The board is not too expensive in the UK, less than a set of good EL34’s.

If you continue to run the amp I’ve had a few cases where the fault cooks the power transformer so get the board replaced ASAP.

The PCB starts to act like a NTC thermistor as it ages, the replacement PCB is made of a different material.


Alan


O cara diz pra substituir toda a pcb
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, as 15:55:58 por evileudo » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #7 : 18 de Outubro de 2011, as 16:26:24 »

A teoria do Eduardo só poderá ser comprovada com um osciloscópio, medindo-se o sinal de saída nos anodos.

Verifique se os resistores não estão variando seus valores com a temperatura. Deixe ele esquentar e em seguida, desligue tudo, descarrege os capacitores e meça os valores das resistência. Mas tem que ser rápido para que a temperatura dos mesmos não diminua.

Outra forma é esquentar o circuito, enquanto você mede, com um soprador de ar quente.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #8 : 18 de Outubro de 2011, as 17:28:03 »

então... ele realmente diz isso, de mudar o valor da resistencia e tal..

e disse para trocar todos os resistores da parte do bias.. como eu tinha postado aqui antes... mesmo esses de 1ohm..
disse também para trocar esses de 220k para 5k6 como no circuito original.. como estava descrito lá..

mas no fim ele diz para insistir da assistencia tecnica da marshall vender outra placa, pela mais nova claro.. p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) assim fica mais "fácil"
acredito que seja por causa do potenciometro que ele soldou direto na placa mãe..

sobre a oscilação como foi dito aqui.. tem um capacitor de ceramico de 500v que dizem que costuma dar curto, problema, e que sem ele dá oscilação no circuito.. falou pra trocar por um de 1000v pra mais
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #9 : 18 de Outubro de 2011, as 17:28:53 »

Um colega meu passou por um problema semelhante a esse...
Parece que a trilha da alta tensão passa perto da de bias e começa a vazar corrente de uma trilha pra outra quando a placa esquenta.
Ele resolveu eliminando a trilha do HT e substituindo por fios.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #10 : 18 de Outubro de 2011, as 19:15:41 »

... dizem que resistores metalfilm seguram bem mais seus valores quando "esquentam" ...

Realmente eles sao mais estaveis do que os de carbono (carvao) quando esquentam.

O caso de trocar a PCB, é que quando a placa esquenta, com o tempo ela passa a ficar um pouco "condutiva".
Desta forma, duas trilhas proximas, ficam vulneraveis ao "vazamento".

O ideal seria usar placas de fibra, ao inves de fenolite.

Experimente tirar algumas fotos da placa e ver se alguem se dispoe a re-desenha-la, assim ate pode nascer alguns clones  Grin

PS. Notem a observacao feita pelo tecnico da Marshall:
... If you continue to run the amp I’ve had a few cases where the fault cooks the power transformer so get the board replaced ASAP.

...The PCB starts to act like a NTC thermistor as it ages, the replacement PCB is made of a different material.

Notem que ele ainda resalva que pode "queimar" o transformador...
Registrado

evileudo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 125

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #11 : 18 de Outubro de 2011, as 22:01:56 »

O dono levou. Expliquei a situação tintim por tintim, ele insistiu em levar assim mesmo, disse que o amp era daquele jeito mesmo. Ainda estou com outro JCM 2000, um DSL 100 dual lead. Esse o dono parece que não quer mais, vou fazer os testes nele.

GrAmorin, clonar esse bixo seria uma tarefa tão difícil quanto clonar um mesa. Mas se quiser posso sim tirar fotos da placa, ela é dupla face. 
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #12 : 19 de Outubro de 2011, as 02:22:14 »

Essa série de amplificadores da Marshall é problemática mesmo to cansado de ler comentários de pessoas dizendo que deram problemas. Uma pena porque acho que eles produzem um bom som.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
alfredo
Visitante
« Responder #13 : 19 de Outubro de 2011, as 11:06:07 »

Já "arrumei" um DSL 100 com esse problema, ele é critico nestes amps. O problema é a placa mesmo que depois que esquenta torna-se condutiva... os amps feitos acho que a partir de 2004 não tem mais esse problema.
Digo que já "arrumei" entre aspas, porque o que eu fiz foi modificar o circuito de bias para vc conseguir um bias mais frio e ai depois que ele esquenta bastante vc consegue estabilizar nos 90mA, o amp é do meu professor e ele está usando (até comprou um multimetro para regular ele mesmo o bias ehehe) e não tem problemas.
Mas para resolver de vez, vc deve trocar a placa principal, na autorizada marshall vende, ela já vem completa com todos os componentes, menos as valvulas, é tirar uma e por a outra... só que da ultima vez que cotei tava R$800 +-

[]'s
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #14 : 20 de Outubro de 2011, as 00:57:16 »

Ja tive um DSL100.
Gostava muito dele, principalmente dar umas paletadas com captadores single...  Guitarrista Evil
O que eu tinha é desse grupo problematico (ja que comprei entre 99 - 2001), mas enquanto tive ele, nunca deu problema.  Smiley

Mas para resolver de vez, vc deve trocar a placa principal, na autorizada marshall vende, ela já vem completa com todos os componentes, menos as valvulas, é tirar uma e por a outra... só que da ultima vez que cotei tava R$800 +-
Huh?
Fazer o que né?...
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal