Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 21:37:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ferramentas elétricas para construção de intrumentos de corpo sólido  (Lida 11896 vezes)
mganzer
Visitante
« : 23 de Outubro de 2011, as 14:08:53 »

Buenas pessoal, gostaria de discutir qual o melhor custo benefício na compra de ferramentas elétricas para construção de instrumentos de corpo sólido...
algumas limitações:
A ferramenta tem que ser durável, ou seja, descarta as hobbys da vida...
Quais ferramentas criar e quais comprar?

Por exemplo, eu posso fazer uma série de detalhes com uma dremel 4000 e acessórios, inclusive o trabalho no corpo para a colagem do binding. Ela irá me servir adequadamente para fazer a cavidade dos captadores e do tensor? Ou a compra de uma tupia de verdade é mais garantida?

Furadeira de bancada: alguma recomendação de quem já usa?

Serra fita ou serra tico tico? O preço não se compara, qual é mais negócio a longo prazo?

Imagino também uma lixadeira combinada de cinta - quais são as melhores soluções? Tem a opção de usar rolos na furadeira de bancada...
Ou seria melhor comprar um motor e fabricar a ferramenta, com uso de polias diferentes para lixar e polir com rodas de tecido?


Valeu pessoal...
Registrado
ADI_V2006
Visitante
« Responder #1 : 26 de Outubro de 2011, as 10:43:48 »

 Olá mganzer, sou luthier hobbista e já passei este mesmo dilema seu  e acabei gastando dinheiro em ferrramentas inadequadas e de má qualidade, então a sua postura de investir em ferramentas de qualidade está totalmente acertada, evitará desperdício de tempo e dinheiro. Quanto as ferramentas para fresar tanto a Dremel quanto a tupia manual são indispensáveis, eu comprei uma tupia manual da marca MAKITA mod.3709 e esta é perfeita para  esculpir cavidades, fazer contornos com uso de gabaritos porque além da excelente qualidade da marca ele é leve o que facilita o manuseio com uma só das mãos, para microrretífica(Dremel) eu comprei na stewmac uma base tipo coluna para fazer trabalhos nas escalas e outros mais leves. Furadeira de bancada é necesssário você considerar o espaço livre de furação da ferramenta(vem especificado no manual) pois a que tenho é a menor furadeira de bancada(13cm de espaço livre para furação) e eu não consigo acessar partes centrais e nem a posição da ponte em corpo de guitarra para fazer furações, tive que fazer uma ferramenta na qual faço estas etapas. Com relação serra fita ou tico-tico acredito que a serra fita seria melhor, eu tenho uma tico-tico mas ja tive que recorrer diversas vezes a uma marcenaria porque o corte excedia a capacidade da tico-tico, vai depender de quanto você utilizará a ferramenta para avaliar qual das duas é mais indicada para o seu caso(custo x benefício). Eu utilizo rolos na furadeira de bancada para lixar e funciona muito bem para os contornos do braço e corpo da guitarra, utilizo também uma lixadeira orbital da marca MAKITA, acredito que esta já seja o suficiente para os trabalhos de acabamentos, nunca utilizei a lixadeira de cinta portanto não posso comparar mas ta aí a dica. Espero ter ajudado.
Até mais
Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #2 : 26 de Outubro de 2011, as 20:40:40 »

http://www.makita.com.br/produtos/produtos.asp?codigo=7          Nos meus ideais de consumo descartei a tico tico e incluí a serra sabre JR3050T . Acho que em 2018 já terei juntado o dinheiro...
« Última modificação: 27 de Outubro de 2011, as 10:41:58 por Rafael O Leite » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 27 de Outubro de 2011, as 12:10:35 »

Uma serra de fita pode ser bem mais cara que uma tico-tico mas também é bem mais útil.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #4 : 27 de Outubro de 2011, as 12:44:17 »

Black & decker é a linha hobby da Dewalt assim como a Skill é a linha hobby da Bosh

Tenho uma tupia da Black & Decker (aquela vermelhinha) uso muito pouco, mas gostei bastante, uma furadeira de bancada da Schulz, ela já veio com jogo no eixo do mandril  Toma na Cabeça (isso me deixou P da vida) sem contar que a distância do apoio do motor em relação ao mandril é pequena como disse o ADI_2006.

... fazer contornos com uso de gabaritos ...

ADI_V2006, você utiliza fresas com rolamento nas pontas ou na haste, pois, procuro fresas com rolamento na haste e não consigo encontrar em lugar nenhum, acho que vou ter levar pra um torneiro colocar.
Registrado

Americana-SP
ADI_V2006
Visitante
« Responder #5 : 28 de Outubro de 2011, as 07:49:25 »

 Bom dia mmagoo, uso fresa com rolamentos na haste. A primeira que tive foi uma fresa de haste de 1/4 e corte de 1/2 pol. eu comprei rolamentos utilizados em carrinhos de controle remoto com o furo central de 1/4 e área externa do rolamento com 1/2 pol(dois rolamentos para cada fresa), assim eu montei a minha primeira fresa. Mas você pode conseguir a fresa com rolamentos prontos na stewmac ou GS custom(esta é no Brasil) nào tem site mas você pode encontrá-lo no Orkut.

www.stewmac.com/

-----
Mmagoo eu acabei postando o link da pagina principal, segue o do produto. Qualquer dúvida estou a disposição. Até mais.


http://www.stewmac.com/shop/Tools/Special_tools_for_Routing/Ball_Bearing_Router_Bits.html
« Última modificação: 28 de Outubro de 2011, as 07:53:38 por ADI_V2006 » Registrado
mganzer
Visitante
« Responder #6 : 07 de Dezembro de 2011, as 17:15:36 »

Desculpe pessoal, por doença na família estive afastado. Foi de grande Ajuda ADI_V2006, especialmente no que diz respeito ao espaço livre de furação para a furadeira de bancada...
Eu tenho um pouco de preconceito com a marca, mas a skill está fabricando uma serra de fita a um preço bacana e é de bancada - penso que não precise ser uma serra de fita muito grande pois a principal utilidade é o shape inicial do corpo e fazer outros cortes... não pretendo cortar madeira bruta nela...

Algumas coisas eu já defini: uma furadeira de bancada vai ser a minha primeira compra e um wagner safe-t-planer o primeiro acessório! - Alguém aí já usa?

Tupia sem dúvida, só não sei qual seria um bom custo benefício, eu sei que a makita é a estrela da novela das oito, quanto as outras.. dwalt, skil, black e decker, talvez ofereçam um bom custo benefício curto prazo.. alguém tem experiência de que marca que não devo comprar sob nenhuma hipótese?

além disso tem a questão do compressor.. eu uso um compressor de ar direto com a pistola que veio junto e sinceramente peguei a manha de usar mas não fico satisfeito com o resultado nunca...
-Uma pistola melhor, hvlp melhora o resultado de um compressor de ar direto ou o negócio é colocar uma hvlp em um compressor com depósito?

Valeu pessoal.. grande abraço!
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #7 : 08 de Dezembro de 2011, as 15:33:09 »

Estou nessa mesma situação, to começando a construir gabinetes, porém to parado por falta de ferramentas. Fuja de ferramentas da linha hobby, todas que eu comprei num durou nada, nem pra hobby elas duram.

Vi uma Dremel que fiquei curioso, é a Dremel Trio, dêem uma pesquisada, só não sei dizer se ela é profissional, serve como tico-tico, tupia e outras coisas mais.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #8 : 08 de Dezembro de 2011, as 15:41:42 »

A marca Skill é da Bosch.  Wink
Registrado
ADI_V2006
Visitante
« Responder #9 : 08 de Dezembro de 2011, as 17:40:45 »

 Tenho uma tupia manual da SKILL e realmente não recomendo, tem muito jogo e os comandos de trava são de plástico muito frágil, o da minha já estragou faz tempo, comprei em seguida uma imitação de MAKITA e é dinheiro jogado fora, comprei em seguida e recomendo comprar uma MAKITA Mod.3709 é muito boa, leve da pra manusear com apenas umas das mãos. Até mais.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 08 de Dezembro de 2011, as 18:09:16 »

A marca Skill é da Bosch.  Wink

Suspeitei desde o princípio... hehehe é aquele lance de fazer uma linha mais baratinha sobre nome de outra marca pra poder ser mais acessível como bem conhecemos.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
mganzer
Visitante
« Responder #11 : 09 de Dezembro de 2011, as 17:02:31 »

Eu sempre fiquei com um pé atrás com skil e b&d t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)... muitíssimo obrigado pelas informações!

« Última modificação: 28 de Dezembro de 2011, as 18:57:42 por mganzer » Registrado
mganzer
Visitante
« Responder #12 : 28 de Dezembro de 2011, as 18:58:00 »

Pessoal, o que vocês me falam da AWT ou DWT - na verdade é bem estranho, o site é DWT, as fotos das ferramentas no próprio site é AWT...
http://novo.dwtbrasil.com.br/pt/
Encontrei aqui "perto" (150km) em sinop à venda e o vendedor me garantiu que tem assistência técnica lá...
tem a lixadeira orbital http://novo.dwtbrasil.com.br/pt/produtos/lixadeiras/orbital/ess-200/
e a tupia de coluna  http://novo.dwtbrasil.com.br/pt/produtos/tupias/de-coluna/f-1200/
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #13 : 29 de Dezembro de 2011, as 09:01:34 »

Outra coisa que ouvi falar da B&D é que quase não se encontra assistências técnicas fora de Sao Paulo.
Eu não compraria mais desta marca se isso for verdade.

Acho que é o que falei em outro tópico, é melhor evitar comprar coisa barata para não ter que comprar duas vezes.

Dê um tempo, junte mais grana, parcele em zilhões de vezes na loja e compre uma coisa melhor.
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
danielrmatos
Visitante
« Responder #14 : 25 de Julho de 2015, as 22:36:36 »

Desculpem desenterrar o tópico, mas não encontrei na busca. Alguém tem algum feedback sobre essa tupia de coluna awt? Vi comentários de compradores a favor em um site, mas fico desconfiado com a diferença de preço.

Outra coisa que ouvi falar da B&D é que quase não se encontra assistências técnicas fora de Sao Paulo.
Eu não compraria mais desta marca se isso for verdade.

Acho que é o que falei em outro tópico, é melhor evitar comprar coisa barata para não ter que comprar duas vezes.

Dê um tempo, junte mais grana, parcele em zilhões de vezes na loja e compre uma coisa melhor.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal