troca potenciômetros guitarra strato

Started by Tmc, 27 de October de 2011, as 10:26:26

Previous topic - Next topic

Tiarlei Crist

Guest
Sinceramente eu nunca ouvir falar nem vi (mesmo tendo aberto umas dezenas de guitarras) esse padrão de log (A) no volume.
Todas que abri usavam linear no volume e não era abrupto. A não ser em algumas situções muito específicas e com níveis absurdos de saturação. E mesmo nesses casos havia pelo menos grade mudança de tonalidade com o giro do botão de volume.

Esse padrão de log (A) no volume é apenas em fender e gibson?

zekkez

Guest
Quote from: Tiarlei Crist on 11 de September de 2012, as 20:21:12
Sinceramente eu nunca ouvir falar nem vi (mesmo tendo aberto umas dezenas de guitarras) esse padrão de log (A) no volume.
Todas que abri usavam linear no volume e não era abrupto.

Em Fenders Strato isso é o corriqueiro. Veja:

http://www.fender.com/community/forums/viewtopic.php?f=18&t=35363

http://store.nexternal.com/tvjones/250k-audio-taper-pot-p92.aspx

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
O comum é isso mesmo.

Interessante é oferecer um pot com eixo sólido como o comum para guitarras Fender...

A discussão continua:

http://www.tdpri.com/forum/archive/index.php/t-309826.html

Lendo alhuns posts uma coisa me chamou a atenção: uma coisa que eu NÃo mencionei foi o uso de capacitor de bleed de agudos com esse pot linear no volume. Talvez aí more a diferença...rs
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Tiarlei Crist

Guest
Esse capacitor muda tudo em algúns casos mesmo.

zekkez

Guest
As Teles usam pots "Solid Shaft" !   E as Stratos usam "Split " ou "Knurled Shaft" .

O anúncio dá a opção: Choose from split or solid shaft pots

Segundo eu li por ai, no "The Secret Life Of Potentiometers", a curva do pot só é afetada quando um resistor é colocado em paralelo com o capacitor do treble bleed.  Se for em série , não há alteração.  É o que dizem...

kem

DIY Freak
Alex, mas você coloca só o capacitor ou capacitor + resistor (treble bleed)?
Se usar o resistor com um pot lin, a curva fica diferente (proxima a um anti-log)...
I don't want to die young...
I want to diode!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Só o capacitor. Pot linear de 250k e um cap de 180-220pF em paralelo com o cursor e o terminal vivo.

-----

Quote from: zekkez on 11 de September de 2012, as 22:48:24
As Teles usam pots "Solid Shaft" !   E as Stratos usam "Split " ou "Knurled Shaft" .

O anúncio dá a opção: Choose from split or solid shaft pots

Você tem razão, Zekkez! Acabei de olhar os knobs da minha Tele Am Special e eles tem parafusos. Diferentes das Squier 51, que são de encaixe em eixo estriado! Sorry!

-----

Vou ver se faço um audio clip usando os dois tipos de volume fazendo swell apenas para comparar diretamente e não ficar parecendo apenas uma impressão.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!