Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 03:48:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com circuito para trabalho de escola  (Lida 10157 vezes)
Felipe144
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2



« : 28 de Outubro de 2011, as 13:20:50 »

Ai pessoal eu tava precisando de um circuito tipo aquilo do programa video game da globo, quem apertar o botão primeiro
acende uma luz.

Alguém me ajuda???
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 28 de Outubro de 2011, as 14:20:01 »

A ajuda que você quer é:

1) Um circuito já pronto e você não precisa pensar nem saber como funciona, nesse caso você não aprende nada.
2) Uma orientação de como estudar algumas opções de circuitos (tem muitas)
3) Você vai ter que montar o circuito e não sabe como.
4) Uma dica de como procurar na internet, porque existem muitos esquemas desse aparelho (mas você não sabe o nome desse circuito).

A luz que vai acender é:
a) Uma lâmpada comum de 127V ou 220V (na verdade duas)
b) Uma lâmpada pequena alimentada (2 também) por pilha ou bateria
c) Um led  (2 leds)
d) Um cluster de leds

Você quer usar:
I) Circuitos digitais, com portas lógicas e flip-flops
II) Circuito analógico (transistores e AOs) e de potência  (tiristores) 
III) Circuito eletromecânico  (relés)
IV) Circuito microcontrolado

Como você não disse qual o seu curso, fica difícil saber qual a sua bagagem de conhecimento.
Se for eletrônica, estude portas lógicas e circuitos flip-flop (RS) que são a base pra isso.
Se for pra procurar na internet, use isso no Google:  "jeopardy circuit"
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Felipe144
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2



« Responder #2 : 28 de Outubro de 2011, as 16:45:05 »

Primeira pergunta: um circuito pronto seria melhor p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu ñ vou tenho muito tempo, e mesmo assim podeiria estudar o circuito depois

segunda pergunta: a x o (moderador, peço que me suspenda do fórum) q acender lampadas 110v ficaria melhor pra montar uma bancada pra receber o circuito.

terceira pergunta: prefiro circuitos anologicos p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) são mais fáceis de montar e de axar os componentes.

eu faço curço de técnico em informática integrado ao ensino médio (nada a ver com o assunto), eh p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu montei um mxr distortion uma vez e mostrei pro meu professor de física e agora ele me pediu pra faz isso pra uma especie de gincana q tem na escola.

« Última modificação: 28 de Outubro de 2011, as 17:17:09 por Felipe144 » Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #3 : 28 de Outubro de 2011, as 17:03:02 »

É MOLE? Roll Eyes
Registrado
Felipe144
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2



« Responder #4 : 28 de Outubro de 2011, as 17:18:39 »

eu axei esses esquemas a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum)
http://members.shaw.ca/roma/twenty-two.html

penssei no de 6 botões mas ele ñ tem o leyout da PCB, vc teria algum meterial (apostilas ou video aulas) ensinando a fazer o layout???
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 29 de Outubro de 2011, as 07:56:03 »

Oi Felipe

Você está bem perdido, não é mesmo! O circuito que colocou no link não tem nada de analógico nem de 110V!

O programa Vídeo Game da Globo deve ter episódios regulares. Em qual deles apareceu a coisa que você quer montar?

Em português não existe K e o referido adverbio de lugar deve ser grafado "AQUI".

A letra N com til só é usada em espanhol para representar o fonema "NH"  português.

Por favor, tente ser mais claro nas suas perguntas! Aula de redação serve para ensinar como se comunica uma ideia por meio de escrita!

Não seja preguiçoso ao escrever. Se não soubermos o que você quer, como podemos ajudar?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Felipe144
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2



« Responder #6 : 29 de Outubro de 2011, as 13:20:54 »

É verdade, eu to bem confuso. Sou iniciante na eletrônica e achava que os circuitos só deixavam de ser analogicos quando tinham comtroladores PIC, memorias ou coisas do tipo.

Sei que o circuito não e 110v mas, esse foi um circuito que eu achei mais simples em relação aos outros que vi pela internet.

A ideia é o seguinte: montar uma bancada com 6 botões e 6 luzes, uma para cada botão, ai uma pessoa faz uma pergunta e quem apertar primeiro o seu botão acenderá uma lampada correspondente ao botão que foi apertado primeiro e a pessoa q apertou primeiro terá o direito de responder a pergunta. Deu pra enteder? Smiley

A escolha do 110v seria porque uma lampada 110v ficaria mais visivel em uma bancada, mas como a alimentação desse circuito 9 - 12vdc eu poderia ligar uma barra de leds?

Quanto a escrita me desculpe, achei que não teria porblema pois nunca ví niguém comentar isso aqui no fórum.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 29 de Outubro de 2011, as 14:03:06 »

Você entra num fórum e não leu as regras dele ?

Citar
4.1.1 - As mensagens devem ser redigidas obedecendo as regras do português.
4.1.2 - Não deve ser utilizado o "internetes", sob nenhuma hipótese, salvo no fórum "Off Topic". Caso o usuário seja iniciante e incorrer neste erro, sua mensagem será editada por um administrador, sem aviso, e o mesmo será notificado sobre a infração.
4.1.3 - De igual sorte, estão proibidos termos com "funcionar", "testano" e correlatos, excetuando-se no fórum "Off Topic".

Se bem que alguém que escreve "curço" e "a x o (moderador, peço que me suspenda do fórum)" precisa fazer uma reciclagem de português... Edita sua mensagem e corrija, porque tá muito feio.

Não sei o que se aprende num curso técnico de informática, mas creio que você deveria usar o seu conhecimento e o que aprendeu na sua área pra resolver seu problema. Por exemplo, você poderia montar uma rede de 6 ou 7 computadores e fazer um aplicativo (em qualquer linguagem ou ambiente que domine) pra ficar monitorando quando alguém apertar primeiro uma tecla (ou botão, até do mouse pode ser) e aparecer na(s) telas dos monitores quem apertou primeiro.
O efeito é o mesmo, e não precisa de eletrônica alguma.  Use a imaginação  !!!!
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Albuquerque
Visitante
« Responder #8 : 29 de Outubro de 2011, as 14:30:27 »

Comédia só no off-topic, please! Cheesy
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 29 de Outubro de 2011, as 15:03:35 »

Dificilmente voce encontrara um circuito que funcione direto em 110V (127V) ou 220V.

Voce tera que usar um circuito que funcione entre 6V ~ 15V, e este circuito aciona as lampadas (110V) atraves de reles ou triacs, como ja citado.

Se fosse com 2 botoes, seria bem facil fazer usando um flip flop que tenha funcao reset, tipo o 4013 ou 4027.

Para mais de 2 botoes, da para fazer usando os circuito da familia CMOS 40xx, ou ate com os proprios 4013- 4027.

Talvez ate da para fazer um  circuito simples apenas usando reles.

Sobre circuitos digitais:
Hoje em dia é comum quando se fala em eletronica digital, achar que se trata de Microcontroladores e afins...
porque isso se popularizopu muito.
Mas eletronica digital é qualquer circuito que trabalhe com niveis logico (0 e 1, ou alto e baixo).
Ate um circuito com transistores pode ser um circuito digital, como por exemplo o flip flop de acionamento de efeito de pedal...

Seria legal fazer o sistema pretendido, usando alguma linguagem de programacao e um sistema em rede.
Mas em minha opiniao, o uso deste sistema pode deixar alguns desconfiados de que pode estar sendo manipulado, algo que é possivel  fazer tambem...

Registrado

Felipe144
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2



« Responder #10 : 29 de Outubro de 2011, as 15:55:51 »

achei que fosse um fórum de eletônica e não de português, por isso digitei de qualquer forma.
a x o (moderador, peço que me suspenda do fórum) q o interesse de ALGUMAS pessoas aqui ñ é realmente ajudar pois até uma primata entedenria oq eu digtei!!!!
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #11 : 29 de Outubro de 2011, as 16:09:02 »

achei que fosse um fórum de eletônica e não de português, por isso digitei de qualquer forma.
a x o (moderador, peço que me suspenda do fórum) q o interesse de ALGUMAS pessoas aqui ñ é realmente ajudar pois até uma primata entedenria oq eu digtei!!!!

O pessoal apenas o alertou para a observância das regras, o que não foi feito por você em seus posts, e repetido nesta última mensagem.

Aqui é um fórum um pouco diferenciado, em que todos estamos prontos a ajudar mas, também, em ensinar a pensar e achar a solução por sí só.

Quanto ao seu pedido, pesquise por SCR, tente maginar um circuito que ative uma lâmpada e assim permaneça até ser resetado. Com um circuito funcionando é só repetí-lo tantas vezes quantas necessárias.

Lembrando, novamente, para ler as regras do site (sim, são extensas, mas isso irá mudar).

Abraços.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #12 : 29 de Outubro de 2011, as 16:13:38 »

Felipe,

O forum é de DIY, com fortes laços com a eletrônica. É um dos melhores do américa latina. Para continuarmos assim, exigimos que as pessoas se expressem em bom português. Não precisa ser um Manoel Bandeira o Camões para escrever aqui, toleramos erros de portruguês também (afinal nossa lingua é bem difícil), o que não toleramos é "internetês".

Se você quiser colaborar ou aprender aqui será muito bem vindo. Mas tem que obedecer as regras.

Quanto ao seu problema: o link que você submeteu parece bem adequado a ele. Dá para ligar ele na tomada com uma fonte de alimentação externa. Eu não recomendaria a você, como um novato, tentar um circuito alimentado "direto" da tomada. Sorte que no link indicado, os circuitos usados são CMOS, bem tolerantes a tensão de alimentação, você pode usar como indicado de 6 a 12 Volts. Fica bem se você alimentá-los com pilhas. O relé consome um pouquinho, mas você pode escolher usar pilhas médias ou grandes. O relé permite ligar uma lâmpadas externas de 110/127/220V,  para indicar quem é o vencedor.

Acho que o link é uma boa fonte inicial para a solução do problema.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
plautz
Visitante
« Responder #13 : 29 de Outubro de 2011, as 16:29:31 »

Só um adendo (só vi o link agora):

Já tentei montar alguns esquemas deste site e nenhum deles funcionou.

Tenha isso em mente. Se fosse eu, tomaria apenas como base, como disse o Gamal.

Abraços.
Registrado
Felipe144
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2



« Responder #14 : 29 de Outubro de 2011, as 16:56:58 »

Obrigado pelo aviso mas acho que vou arriscar nele assim mesmo.
se não funcionar vale a esperiencia!!!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal