Ponte Tune O-Matic Les Paul

Started by xandaum, 01 de November de 2011, as 16:46:26

Previous topic - Next topic

xandaum

Handmaker
Afinal de contas..para que serve esta peça?

Qual a finalidade dela "subir" e "descer"? :-)

evileudo

*
Iniciante
Afinal de contas..para que serve esta peça?

Serve para segurar as cordas.

Qual a finalidade dela "subir" e "descer"?

Bem, diminui a tensão das cordas na ponte com os ajustes de oitava, sonoricamente (essa palavra existe?) dizem que aumenta ou diminui o sustain. Eu sempre deixo a minha toda pra baixo.

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
alem do que o evileudo citou
eu ja ouvi dizer que diminuindo a tensão no cordal a pegada das cordas na escala fica mais macia
tem até gente que usa as corda passando por cima do cordal igual as les paul junior.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Chris,

A ponte a qual você se refere, creio eu, é a "WrapAround", que é feita apenas de uma peça (diferentemente da Tune-O-Matic, que é composta de cordal e ponte) já com as compensações de afinação de cada corda préajustadas, como algumas da PRS. Já existem modelos com os saddles ajustáveis hoje em dia.

Tensão demais na ponte pode não ser tão interessante assim, por isso há a possibilidade de ajuste de altura do cordal ou stoptail de acordo com a altura da ponte. Há alguns que preferem passar as cordas por cima e usar o cordal bem baixo. Eu faço isso em minhas LP's originais. Mas pra ser sincero não saberia dizer se isso melhora alguma coisa...rs
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Há quem diga que um dos segredos do grande sustain dos modelos da Gibson se deve ao ângulo fechado do headstock e das cordas na ponte, daí a possibilidade de ajuste do ponto ideal para cada instrumentista.

Chris

Handmaker
Alex

a ponte que eu me referia é a tradicional mesmo da les paul, se eu não me engano o Zakk Wylde
usa dessa forma que eu falei
se bem que ele usa os bordões muito pesados quase corda de baixo  :D

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Chris on 01 de November de 2011, as 18:37:46
Alex
a ponte que eu me referia é a tradicional mesmo da les paul, se eu não me engano o Zakk Wylde
usa dessa forma que eu falei
se bem que ele usa os bordões muito pesados quase corda de baixo  :D

Já vi guitarras usando a ponte tradicional do modo como o Chris descreveu acima também.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Sim, foi o que eu disse que faço nas LP's da Gibson, mas não sei se realmente ajuda em algo...

-----

http://www.youtube.com/watch?v=Hi_ettgvDio

Pagão e feliz!!

xandaum

Handmaker
Fiz estes testes ontem á tarde e...sinceramente...não percebi diferença alguma na tensão das cordas, nem no sustain (cronometrei o "soar" da corda, inclusive) :-\

Observando que usei cordas com bitola 0.11 na Les Paul Standard usada nos testes.
Deve realmente ser perceptível em encordoamentos mais pesados...sei lá ;)

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Quais testes?

Para guitarra eu considero .011 pesadinhas, uso .010, sustentam muito bem.
Pagão e feliz!!

Roberto Alves

Hand MasterMind
Na boa, a tensão das cordas não deveria mudar.
Se mudasse, as leis da física estariam enterradas.
A tensão delas está ligada à distância, diâmetro e regulagem do tensor do braço.
Se ela apenas passou por trás e saiu por cima do cavalete, não vejo porque mudaria algo.
Sustain....hum...também acho que não vá mudar em nada.
Mas como quem usa isso tem nome....então tá.

Eclético mas com parcimônia!!!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
A tensão total das cordas mesmo não muda, fica dependendo do tipo de corda, calibre,  comprimento e afinação usada.

O que, creio eu, seja diferente é a força exercida sobre cada peça de apoio, já que o ângulo muda, vetorialmente há mudança na divisão de forças. Física, mecânica, Newtoniana, sem necessidade de "quantum".

Mas me refiro a coisas como a altura do cordal em relação à ponte e ao ângulo do headstock. A coisa do "topwraping" pode ser mojismo mesmo.
Pagão e feliz!!

Adiel

DIY Freak
Mojo ou não, vou experimentar um dispositivo que muda a angulação das cordas no cavalete da minha SS, que dizem aumentar o sustain da mesma, que é próximo de nenhum...

Dê uma olhada aqui:

http://www.northcoastmusic.com/buzzstop/

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
O Buzzstop funciona, melhora mesmo! Milagre nào há, mas o sustain passa a ser bem melhor que nada (SIC!).

E, Adiel, consegui fazer a alavanca da SS funcionar!!! E graças ao seu apoio "emocional"....rs
Pagão e feliz!!

Adiel

DIY Freak
 :tup :tup :tup :tup

Grande Alex!   [beer]

Fotos?