Boss FA-1

Started by GrAmorin, 06 de November de 2011, as 16:33:10

Previous topic - Next topic

GrAmorin

Hand MasterMind
Este layout foi feito em parceria com o Bossman.
É mais uma opcao para quem procura por boosters vintages.
Na verdade ele é um pre amp, e pode ser ligado diretamente a um power, ja que sua saida atinge acima de 750mV.

Nao apresenta nenhuma dificuldade em sua montagem.
Apenas alerto que este layout usa o HA12017 e nao o HA1457.
Ha pequenas diferenças de layout  em cada versao.
Uma delas é o valor de 2 capacitores ceramicos, que em uma versao é de 220pF e na outra versao é de 100pF.
A segunda diferença, continua nestes capacitores, em um layout sao ligados nos terminais 5 e 1 do CI, e na outra versao é ligado nos terminais 5 e 3.
A terceira diferença, o terminal 3 do HA12017, vai a um resistor e este vai ao GND, no HA1457 o mesmo terminal apenas vai ao capacitor ceramico referido anteriormente.
Estas diferenças se deve pelos CIs serem diferentes, mas ambos tem caracteristicas semelhantes.

O layout aqui apresentado é original.
Tendo duas variações:
Uma nao tem modificacao no desenho.
A outra apenas foi modificado para se usar jacks comuns na propria placa, mas ainda mantem o desenho original.

No arquivo, tambem esta o esquema eletrico da versao apresentada.

Layout.

Roberto Alves

Hand MasterMind
Simples mas muito bom!
(aplaus)
Eclético mas com parcimônia!!!

Bacelete

*
Iniciante
Nossa! meus parabens pelo layout. Faz seculos que eu procuro um bom layout para o fa-1. Sei que foge um pouco da ideia original do pedal mas agora so falta adaptar um bypass. Mais uma vez parabens pelo trabalho.

GrAmorin

Hand MasterMind
Grato pelos comentarios.

Sobre o bypass, esse pedal nao tem originalmente, porque é mais um preamp do que um booster.
Mas a adaptacao é muito facil e simples, usando uma DPDT.

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
O famoso "Booster do The Edge"...

Estou routeando esse projeto a um bom tempo por aqui.

valeu pela contribuição... ta excelente

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Muito Bom!

:tup  (aplaus) (brav) (aplaus2)

off

acho que foi desse circuito que a Xotic pegou a ideia do equalizador pra os AC,RC booster e BB preamp.

Abraço!
Shut Up 'n Play Yer Guitar!

GrAmorin

Hand MasterMind
Big e Chris, agradeço os comentarios.

Big, apresente sua versao tambem, quando terminada.
É muito bom ter outras opcoes de layout. Tenho optado por postar layouts originais, por questao de alguns quererem ter o mesmo layout do pedal original, e tambem para que se der algo errado na montagem, o layout nao levar a culpa...
Apenas observe qual versao voce estara usando, com HA12017 ou HA1457.
Ambos CIs ainda sao encontrados, e sao diferentes em suas pinagem.
Mencionei a diferença no post inicial.
Nao sao diretamente substitutos um do outro, mesmo que suas funcoes sao as mesmas.

É ate possivel fazer um layout "neutro" que seja compativel com as duas versoes.
Nao dou certeza, mas talvez eu faça um layout deste.

levitaju

*
Iniciante
Muito legal!!!  (brav)
To hell with the devill

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Excelente!!! (aplaus)
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

EddieTavares

Guest
GrAmorin

Notou como é parecido com o AC-Booster?
Dei uma olhada no datasheet do HA12017, se entendi direito, esse CI é bem mais parrudo que um opamps, muito legal!

Nos exemplos do datasheet é usado uma fonte de 24v simétrica (48v rail to rail), isso me dá idéias...  >d

GrAmorin

Hand MasterMind
levitaju, Alex, Eddie, agradeço os comentarios.

Sobre o HA12017 e op.amp, é que o HA é um CI pre-amp (especifico para esta finalidade), enquato op.amps sao para uso geral.

Sobre a semelhança com o AC booster, ou RC booster, o setor de EQ e a derivacao de Vref é semelhante.
Observe que no estagio de ganho (primeiro op.amp) tem 3 diodos fazendo clipagem, item que nao tem no FA-1,
mas pode ser que tenha sido baseado um no outro.

EddieTavares

Guest
Como eu disse, semelhantes...

O que eu estava pensando é deixar o circuito mais parecido com o AC, talvez clippando o sinal no primeiro estagio acima dos 5 volts... e usar uma fonte com voltagem próxima dos 48v (o que acredito que nunca foi usado em pedais!).

Tenho que arrumar alguns desses...

GrAmorin

Hand MasterMind
Tambem acho interessante experimentar o uso deste CI com uma voltagem mais alta.
Algo em torno de +18 e -18, deve dar um bom resultado.

bossman

Administrator
DIY Freak
Há alguns dias atrás chegou aqui pra mim o BOSS Book (google it) e claro já fui logo correndo ler as informações do FA-1 e consegui saber que ele foi produzido pra ser utilizado preso a cintura (que brega, hahaha) Juntamente a ele foi lançado o MA-1 nos mesmos moldes.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Bacelete

*
Iniciante
Eu nao sabia que o fa-1 havia sido produzido com o ha12017, eu so conhecia ele com o ha1457. O problema é que esse ha12017 é ainda mais caro e dificil de achar do que o outro. No site ustomp tem uma versao interessante desse pedal que leva apenas um 4558.