Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 17:07:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Power com ECL-82 para audio  (Lida 37095 vezes)
duPrado
Visitante
« Responder #60 : 05 de Janeiro de 2012, as 18:22:26 »

Olá pessoal, todos bem?

Prendi os soquetes das válvulas em uma chapa de alumínio de 200x200mm #5/16", para poder fazer os testes antes da montagem no gabinete (mesmo p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) não sei o tamanho dos transformadores) e estou montando os componentes nas pontes. Mas me bateu uma duvida, para a ligação entre o soquete e as pontes (+- 50mm de distância entre eles) posso utilizar fio 22? Nele indica 300V e 80ºC.

Abraços a todos.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #61 : 06 de Janeiro de 2012, as 06:19:10 »

Claro que pode! É o que eu uso!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #62 : 06 de Janeiro de 2012, as 07:36:37 »

Essa não é a válvula usada nos projetos dos rádios Grunding(escreve assim mesmo)? Será que tem os esquemas deles ai na net? Ele já era pronto para este fim (usar como som de casa)e seria legal estudar por ele o que foi feito e fazer as modificações no Iall e daí só faria mesmo adaptar o que fosse de seu interesse... o que acha?
Registrado
duPrado
Visitante
« Responder #63 : 08 de Janeiro de 2012, as 22:27:20 »

Olá pessoal, todos bem?

Bom aproveitei o final de semana chuvoso aqui em BH pra adiantar a solda dos fios, mas infelizmente por um descuido na hora de aquecer o segundo soquete para fechar o espaguete termo retrátil ele escorregou da bancada e não teve jeito, se quebrou.

Seria uma economia porca tentar colar o pedaço que se soltou? É exatamente entre os pinos 1 e 2 do soquete pelo lado de baixo.
Ele é bem barato, quando tiver que comprar outras coisas pela internet vou incluir mais um no carrinho de compras.
De qualquer forma essa semana termino a montagem dos componentes de um lado do amp e a fonte. Ainda estou levantando recusos ($$) para encomendar os transformadores.

Abraços.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #64 : 09 de Janeiro de 2012, as 17:07:09 »

Eu colaria com Super Bonder sem pensar muito.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #65 : 12 de Janeiro de 2012, as 11:21:22 »

Vai de Bonder como o Eduardo sugeriu, ou durepoxi...
Pelo menos para provisorio... quando comprar os novos soquetes, troque-o, ou nao.  Grin

Agora vou dar uma dica:
Mes passado comprei uns soquetes de plastico, de um camarada aqui do forum,nao vou falar quem é nao, Eduardo, voce sabe de quem foi?  Cheesy
Como era so para testar alguns layouts usei os de plastico mesmo.
Mas esses soquetes sao bem firmes e resistentes, e acabei deixando eles mesmo.
Apresentam a vantagem de que se cair no chão, nao quebra.
Sao tao firmes que dão ate um certo trabalho para retirar a valvula depois de colocada.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #66 : 12 de Janeiro de 2012, as 11:29:41 »

Oi Amorin

Para uma 12AX7 ou outra válvula pequena que opera "fresquinha", o soquete de plástico vai muito bem. Para uma EL84 eu recomendo o de cerâmica.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
duPrado
Visitante
« Responder #67 : 25 de Janeiro de 2012, as 14:12:01 »

Olá pessoal, todos bem?

Bom estou pedindo o orçamento dos transformadores de força e saída e me vieram algumas duvidas.

O primário do transformador de força devo fazer com 127/220V ou 110/220V?
O secundário do filamento deve ser 6,3Vx1800mA? (cada ECL82 consome 780mA no filamento mesmo?) Ou posso ignorar essa tolerância e fazer com os exatos 1560mA?

Ficaria então assim:
Força:
  Primário: 110(127)/220V
  Secundário1: 300+300V - 80mA
  Secundário2: 6.3V 1800mA
Saída:
  5KR x 8-16Ohms 3W
  Nucleo GO / GAP de ar (como do Iall?)?

Está correto Isso?

Pretendo usar canecas em todos, alguma observação necessária?
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, as 14:14:02 por duPrado » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #68 : 25 de Janeiro de 2012, as 15:08:50 »

Oi DuPrado

O padrão de distribuição de energia no Brasil, conforme determinação da AANEL, é 127/220V. Em alguns lugares você encontra tensões menores que 127 na rede por falha na transmissão, mas o correto é 127V.

Nâo adianta especificar para 1560mA. O enrolador vai usar um fio tabelado que atenda a uma corrente imediatamente maior. O melhor é ver qual o fio tabelado que atende a corrente e especificar a corrente máxima do fio.

O resto está correto.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #69 : 25 de Janeiro de 2012, as 15:37:00 »

duPrado, só não se esqueça que são 2 transformadores de saida...
E se for usar falantes de 8 ou 16 Ohms, o resistor de feedback deve ser recalculado.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, as 15:39:47 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
duPrado
Visitante
« Responder #70 : 27 de Janeiro de 2012, as 17:50:43 »

Olá pessoal,

Oi DuPrado

O padrão de distribuição de energia no Brasil, conforme determinação da AANEL, é 127/220V. Em alguns lugares você encontra tensões menores que 127 na rede por falha na transmissão, mas o correto é 127V.

Nâo adianta especificar para 1560mA. O enrolador vai usar um fio tabelado que atenda a uma corrente imediatamente maior. O melhor é ver qual o fio tabelado que atende a corrente e especificar a corrente máxima do fio.
...

Olá Eduardo, tinha pesquisado no site da Cemig mas não achei, não havia lembrado de procurar na Aneel. Achei pelo campo de pesquisa do site deles a tensão nominal de Bh 240/120 ou 220/127. Obrigado pela lembrança.
Pela tabela que tenho, o fio 20 suportaria 1,6A e o 19, 2A.
1,6A não ficaria muito próximo do limite?

duPrado, só não se esqueça que são 2 transformadores de saida...
E se for usar falantes de 8 ou 16 Ohms, o resistor de feedback deve ser recalculado.
Olá Kem, realmente não havia pensado nisso, e acredito que precisarei da ajuda de vocês, pois não sei como calcular esse feedback. Obrigado pela lembrança.

Isso me gerou uma outra dúvida, quais falantes vocês indicariam usar?

Abraços a todos.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #71 : 27 de Janeiro de 2012, as 19:50:00 »

DuPrado, peça secundarios com 6.3V 1.6A e 250~260V 90mA e retifique por ponte o HT.
Se você pedir 300V, vai ter uns 400V depois de retificado. Vai ter que colocar um resistor para queimar 100V, é muito.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, as 19:57:08 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #72 : 28 de Janeiro de 2012, as 09:45:43 »

Citar
Isso me gerou uma outra dúvida, quais falantes vocês indicariam usar?

Você quis dizer caixas acústicas né ?  Usar somente alto-falantes sem estarem na caixa, fica ruim.

Veja qual vai ser a resposta em frequência do seu amplificador e tente comprar uma caixa acústica de acordo. Por exemplo, se a frequência de corte inferior é de 60 a 70Hz,, não adianta comprar caixas mais caras que respondam a partir de 40Hz porque o amplificador não conseguiria fornecer sinais tão graves. O mesmo serve para o limite superior (Agudos). Geralmente caixas de 2 vias dão conta, mas se tiver 3 seria melhor.

Outra coisa, como o amplificador com as ECL82 é de baixa potência (2W/canal), a sensibilidade das caixas deve ser alta (acima de 88dB/W/m) senão o som ficará baixo.

Algumas caixas que casariam bem com esse amplificador são as de formato bookshelf, exemplo a BSA-K6, Lando Prexis 206, Klipsch B-20, Pure Acoustics MAC500.  Se tiver grana sobrando, tem caixas da KEF e B&W muito boas pra isso.  
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2012, as 09:51:10 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
duPrado
Visitante
« Responder #73 : 30 de Janeiro de 2012, as 17:12:53 »

Olá a todos!

DuPrado, peça secundarios com 6.3V 1.6A e 250~260V 90mA e retifique por ponte o HT.
Se você pedir 300V, vai ter uns 400V depois de retificado. Vai ter que colocar um resistor para queimar 100V, é muito.
A intenção é realmente retificar por ponte.
Com o secundário 260V consigo os 300V depois da retificação e do resistor RX?

Como calculo o resistor de feedback para a saida de 8/4 Ohms? Ou é viável enrolar o transformador de saida com uma derivação de 5Ohm e usála?

Você quis dizer caixas acústicas né ?  Usar somente alto-falantes sem estarem na caixa, fica ruim.

Havia pensado em fazer tudo inclusive as caixas, por isso perguntei sobre os falantes. Ou vocês acham melhor compra-las prontas?

Abraços a todos.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #74 : 30 de Janeiro de 2012, as 18:26:27 »

Alguém com mais experiencia pode ter confirmar, mas em geral conte com uns x1.2 a voltagem final depois de retificada, filtrada e com carga (a não ser que o transformador esteja sub-dimensionado).
Com uns 260V depois de retificado você deve ter uns 320~340V. Vai queimar 20~40V (ou mais com Rx).
O resistor de feedback para 8ohms em geral é o dobro que para 4ohms.
Numa regrinha de 3, da que para 8ohms seria 5.28K... use 5.6K.
Sobre as caixas, se for faze-las, copie um projeto reconhecidamente bom e use falantes com as mesmas especificações do projeto original.
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal