Power com ECL-82 para audio

Started by duPrado, 16 de November de 2011, as 21:43:13

Previous topic - Next topic

rafammbass

Guest
Quote from: Eduardo on 22 de November de 2011, as 13:06:52
Não. No meu home theater atual uso duas por canal em configuração UL.

Aqui tem um projeto nessa linha bem bacana... Não deve ficar mal não...

http://www.brahms.demon.co.uk/software/electronics/ecl82_1/index.html

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Eduardo on 22 de November de 2011, as 13:51:17
Você diz num Single End?

Não, digo UL = Ultra Linear. Já vi projetos com transformadores com derivação para ligação da segunda grade. Não é eficiente ou útil?

http://www.audiolink.com.br/audiolink/transformadores/janlynx4.htm
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Haroldo

Meu home theater do quarto usa 4 UCL82 com saída Ultra Linear e transformadores Lynx. Os primeiros transformadores UL que o Guilherme fez foram encomenda minha.

No PP convensional as grades auxiliares podem ser ligadas ao B+, fazendo a saída pentodo, ou ligadas a placa, numa saída triodo. O pentodo dá potência, mas distorce bastante. O triodo é linear, mas não tem potência. A configuração UL é algo no meio do caminho.

Para a maioria dos pentodos, a ligação UL faz perder potência. É o caso da EL84, 6L6 e EL34. Por esta razão não se vê muitos UL por aí com essas válvulas. No caso da ECL82, a perda de potência é pequena em relação ao ganho de linearidade. Se você ligar o IALL 10.5 em UL vai ter 8W bem lineares.

Outra aplicação interessante é para ageitar curva de pentodos ruins. Se pegar uma EL509 por exemplo e ligar em PP convensional, fica muito difícil achar um ponto de trabalho descente. Em UL as curvas se afastam na base e se aproximam no topo, facilitando a obtenção de pontos de trabalho de qualidade.

Em válvulas que foram projetadas para operar desta forma, como a KT88, a configuração UL chega a dar até mais potência que a configuração pentodo.

Do que eu tive a chance de testar, não há uma vantagem assim tão grande no UL. O mesmo nível de linearidade pode ser obtido com realimentação, a menos que seja uma válvula muito ruim de linearidade. Um argumento em favor seria a maior eficiência, já que a corrente das G2 passa pela saída. Mas é quase nada o que se ganha.

Minha opinião é que o UL só vale a pena na KT88. Para qualquer outra válvula é apenas uma curiosidade. Uma outra forma de fazer a mesma coisa.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

duPrado

Guest
Olá pessoal...

Muito bacana o projeto...
Certamente montarei esse. Como havia dito as válvulas chegaram segunda, agora tenho que ir para o próximo passo...

Algumas dúvidas:
Como vocês aconselham montar esse esquema, placa ou ponte?

Vou tentar comprar o restante dos componentes essa semana ainda.

Eduardo

Hand MasterMind
Oi duPrado

Em ponte, se der pau, tem como arrumar. Em placa tem que jogar fora e fazer outra!

Você escolhe!

Para quem tiver interesse, resolvi escanear todo o livrinho de onde saiu o esquema acima. Ele tem uma introdução teórica e uma analise interessante sobre algumas topologias. Pode ser baixado no link:

Amperex Audio Designers Handbook

Haroldo, que acha de testarmos o inversor da página 14 no IALL 10.5 2.0?

Abraços

Eduardo

PS Eu só monto em ponte, pois sempre cometo erros!

duPrado

Guest
Olá pessoal...

Quote from: Eduardo
Em ponte, se der pau, tem como arrumar. Em placa tem que jogar fora e fazer outra!
Farei em ponte.  ;D

Quote from: EduardoNa notação bizarra do esquema, 1uuF é 1pF.
Vc quiz dizer que na notação 1uuF quivale a 1pF (logo 100uuF=100pF), ou o capacitor é de 1pF mesmo?

Alguém conhece alguem que enrole transformadores aqui em BH?

Eduardo, excelente apostila, posso tenta traduzir e colocar aqui para quem não tem muita intimidade com inglês (inclusive eu mesmo)?

Abraços a todos.

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: duPrado on 24 de November de 2011, as 09:25:07
Eduardo, excelente apostila, posso tenta traduzir e colocar aqui para quem não tem muita intimidade com inglês (inclusive eu mesmo)?

Claro que pode! Só não vale usar tradutor automático. Eu me disponho a revisar o texto.

Abraços

Eduardo

rafammbass

Guest
Quote from: Eduardo on 22 de November de 2011, as 17:32:02
Meu home theater do quarto usa 4 UCL82 com saída Ultra Linear e transformadores Lynx. Os primeiros transformadores UL que o Guilherme fez foram encomenda minha.

4 por canal?

Mesmo que não seja, esse esquema você compartilha também ou é ultra secreto?

-----

Ops, por acaso é o da página 27 do livrinho?  ???

-----

E outra, simplesmente omitir o controle de loudness é viável, né? Basta deixar o controle de volume atuando?

Não precisa daquele famoso grid stopper na entrada do triodo?

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Rafammbass

Não é segredo não. Começou com o circuito do livrinho e foi sendo modificado. Hoje está na versão 4 e indo para a 5. O esquema é:

São duas UCL82 por canal. O stopper na entrada só é necessário se você não souber que bomba vão ligar. A função é proteger a grade do triodo contra tensões positivas.

Pode deixar sem loudness que faz pouquíssima diferença.

Abraços

Eduardo

rafammbass

Guest
Boa!

Vou tentar, mas com ECL82, que é o que tenho demais aqui.

A tensão de placa da ECL difere muito da UCL?

-----

Pelo que vi aqui, a UCL trabalha até 250V e a ECL até 200V. Acho que está tranquilo deixar o transformador do mesmo jeito, apenas mudando o enrolamento pra todos os filamentos em 6.3V!

Eduardo

Hand MasterMind
A univa diferença entre a UCL e a ECL é o filamento. Todo o resto é idêntico.

rafammbass

Guest
Obrigado, Eduardo!

Só uma dúvida quanto ao feedback pro cátodo do pentodo de entrada, se eu tiver saida para 8 e 4 ohms no meu transformador de saída, como deve ligá-lo?

Abs! :tup

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Rafammbass

Liga SEMPRE na saida de impedância mais alta. Dica: não perca tempo com saída de 4R. Caixa para som doméstico tem que ser de 8 ou 16. As de 4 só servem para som de carro.

Segue a foto da montagem pronta do meu Home Theater:

Abraços

Eduardo

duPrado

Guest
Parabéns Eduardo, linda montagem. Muito bom gosto.

Esses transformadores com as canecas são da Lynx?

Abraços.

rafammbass

Guest
Caramba, Eduardo!

Que bonito! Muito bem montado!, porquê eu tô vendo apenas uma 6CB6?