Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 12:49:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diodo SR2873 do Peavey Classic 30  (Lida 3779 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 19 de Novembro de 2022, as 09:32:51 »

Fala pessoal, eu estou com dificuldades de encontrar informações sobre esse diodo SR2873, então creio (dedução) que seja um diodo de proteção de "pico de tensão" caso o equipamento seja ligado sem alto falante conectado. Meu palpite é que seja uma peça remarcada com um novo código pela Peavey, igual fazem a Marshall ao renomear as válvulas com sua logomarca.

Ao entrar no site abaixo, me veio a ideia de colocar dois diodos UF4007 em série para um isolamento de 2kV (palpite)

Em um reparo eu quase condenei um transformador de saída de um peavey classic 30, porém resolvi desmontar para limpeza e vi oxidação junto a carbonização no diodo.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

OBS: o amplificador funciona normalmente sem os diodos, porém eu não quero devolver um equipamento com peças retiradas. Se os diodos estavam ali, provavelmente é proteção de pico de tensão, então quero colocar novos diodos ali.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 19 de Novembro de 2022, as 12:31:11 »

Esquema ou fotos do aparelho ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 19 de Novembro de 2022, as 12:53:08 »

Esquema ou fotos do aparelho ?

Diodos CR4 e CR6 com catodos ligados ao transformador de saída

https://www.bustedgear.com/images/schematics/Peavey_classic-30.pdf
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 19 de Novembro de 2022, as 12:58:07 »

Apesar de não precisar ser desse tipo eu acho que 2 ou 3 UF4007 em série pra cada lugar desse fazem o serviço. Em tempo segue o datasheet da possível peça original:

https://www.vishay.com/docs/88699/rgp02.pdf
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 19 de Novembro de 2022, as 13:29:33 »

Não adianta usar diodos retificadores simulando o componente original. Ele provavelmente é um "TVS (transient voltage supression) diode", que se comporta como um limitador de tensão (conduz quando a tensão atinge um certo valor).  O comportamento é de dois diodos zener ligados em série e invertidos.  Diodos retificadores não vão fazer a limitação de tensão.

Tente achar um TVS em alguma fonte de PC ou outra chaveada, que eles são comuns como proteção na entrada.   Em último caso, ache diodos zeners rápidos e de alta tensão e ligue-os em série e invertidos (inclusive o símbolo do TVS é como se fosse dois zeners ligados um contra o outro).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 19 de Novembro de 2022, as 14:10:33 »

(inclusive o símbolo do TVS é como se fosse dois zeners ligados um contra o outro).

Então depois dessas afirmações eu concluo que a representação deles no esquema só pode estar errada...
« Última modificação: 19 de Novembro de 2022, as 14:11:08 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #6 : 19 de Novembro de 2022, as 14:50:20 »

O site retroamplis cita RGP02-20E como equivalente

https://www.retroamplis.com/RGP02-20E
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 19 de Novembro de 2022, as 18:24:45 »

O site retroamplis cita RGP02-20E como equivalente

https://www.retroamplis.com/RGP02-20E

Esse diodo é um retificador.  Não pode confundir um diodo que aguenta tensão reversa de 2 kV com um diodo que atua como clamp para 2 kV.

Usar diodo(s) retificadores para essa proteção do transformador de saída é inútil.  Se a tensão reversa no diodo retificador for excessiva, o diodo é destruído. Se a destruição for ele ficar aberto, então ele nada atuou e continua como se não houvesse sido colocado e o processo de dano ao transformador por tensão excessiva continuará.  Se a destruição do diodo significar um curto circuito (ao terra) então a corrente de curto pode destruir a fiação do transformador (se a fonte aguentar e não estragar também).
Nessa proteção, o diodo supressor precisa ser disparado pela sobretensão e conduzir de forma controlada, sem se estragar, apenas não deixando que a tensão não fique excessiva.

Para dar uma proteção adicional ao transformador de saída caso o alto-falante seja desconectado, ligue um resistor permanente de 330 ohms no secundário, de forma a nunca deixar o secundário sem carga.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2022, as 18:30:09 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #8 : 19 de Novembro de 2022, as 19:37:22 »

São diodos retificadores de alta velocidade ( por isso a recomendação do RGP02-20E ). Servem para amortecer o transformador de saída em caso de falta de carga no secundário.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #9 : 19 de Novembro de 2022, as 21:48:40 »

emanuelneto

Os dois diodos estragaram ? Você tem megometro pra fazer testes com o possivel diodo bom ?
« Última modificação: 19 de Novembro de 2022, as 22:56:56 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #10 : 19 de Novembro de 2022, as 23:45:39 »

emanuelneto

Os dois diodos estragaram ? Você tem megometro pra fazer testes com o possivel diodo bom ?

Apenas um, o outro está normal. Não tenho megometro

-----
Achei esse material a quem interessar ler

Página 7
Citar
A more common technique was a 'catch diode' placed from plate to ground, also known as a suppressor, flyback or free-wheeling diode. For older amps this meant using valve diodes, such as the two 6AL3 TV damper diodes shown in Figure 7 under the chassis in a circa 1960 Australian Sound and Television 100W Aseries PA amp. Modern ss diodes are more robust, and this technique is by far the most commonly used in guitar amplifiers, for example Ampeg used two 1.4kV diodes in series from 1971, from 1980 Fender’s use an R3000 diode (3kV 0.25A), Peavey use a SR2873, and Bugera use an R2000.

Página 17
Citar
Over-current due to failed valve diodes Adding a silicon diode (one or more 1N4007 in series depending on the HT level – see 'Power supply issues for tube amps') in series with each anode of a diode valve (as shown in Figure 4) can avoid shorting out the power transformer HT secondary winding if the valve diode starts to conduct continuously, or arcs between anode and cathode (eg. gassy tube). When using protection solid-state diodes, a valve diode fault could go unnoticed, unless it is observed as an increase in hum, or as a B+ level when B+ AC and DC voltage is next checked, in which case it should be fixed as soon as possible. Using an insulation resistance tester at 1kVdc is also a practical maintenance action to check for valve diode performance.

Aqui é os diodos mais comuns que usavam antigamente
MR250-2
RGP02-20E
GP02-40
R2000
R3000
BY509

OBS: eu não li o material na íntegra, apenas usei "Ctrl + F" e pesquisei pela palavra diode e li algumas coisas r Cheesy, mas prometo ler em breve
« Última modificação: 20 de Novembro de 2022, as 08:46:15 por emanuelneto » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal